• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Vocação profissional: veja como identificar e escolher a profissão ideal para você!

Sabe aquele papo de que a gente tem uma vocação profissional capaz de garantir o sucesso na carreira? É uma verdade!

Você precisa entender que, é muito importante se preocupar em saber qual é a sua vocação profissional pra poder desenvolvê-la da melhor forma. A vocação da qual falamos, se refere às suas características pessoais que podem ser traduzidas em carreiras de sucesso no mercado.

Dessa forma, é possível ter uma maior satisfação com o seu trabalho ao fazer o que tem a ver com você. Tem coisa melhor do que isso? Mas, pra chegar a essa resposta, você precisa pesquisar bastante.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, fique de olho neste post supercompleto que a gente criou pra ajudar você a entender o valor da vocação profissional.

vocação profissional – pessoa pensativa

O que é vocação profissional?

A vocação profissional de uma pessoa é aquela pré-disposição natural pra realizar certas atividades, ou seja, é ter habilidades e preferências voltadas pra essa ou aquela área de atuação e mercado.

Por exemplo, alguém pode ter muita facilidade pra ensinar e interagir com crianças. Então, é possível que a vocação profissional leve essa pessoa a se tornar professora de ensino infantil. Essa decisão fará com que ela tenha mais sucesso e consiga trabalhar com o que gosta.

Como você já pôde imaginar, isso ajuda e muito a definir o futuro profissional de uma pessoa. Quem costuma ficar em dúvida sobre qual carreira seguir pode se voltar pro autoconhecimento pra saber sua vocação profissional.

Isso não significa que esse processo precisa ser feito sozinho. Afinal, existem várias ferramentas que ajudam a descobrir a sua vocação profissional a partir de análises e da realização de testes. Assim, é possível enxergar qual caminho seguir com maior nitidez.

vocação profissional – pessoa feliz ao telefone

Por que é importante saber a sua vocação profissional?

A melhor forma de entender o valor de uma ferramenta é conhecendo os benefícios que ela traz. Quando a gente fala sobre vocação profissional, talvez não seja claro pra todo mundo o quanto a análise dela é importante.

Você está em dúvida se vale a pena buscar a sua vocação profissional? Então, fique de olho nos pontos a seguir!

Definição dos rumos profissionais

O principal ponto de analisar sua vocação profissional é saber quais rumos de carreira você pode seguir. Nem sempre essa decisão é óbvia pra as pessoas, sem contar que se trata de uma escolha muito importante.

Voltar a sua atenção pra vocação profissional é algo que ajuda a acertar na sua decisão, ou seja, você não terá dificuldades com esse processo que costuma ser bem complexo sem a ajuda desse recurso.

Satisfação com a escolha da profissão

Vamos combinar, ninguém quer ser infeliz com a própria profissão, certo? No entanto, não é sempre que conseguimos tomar a melhor decisão sozinhos. Em muitos casos, é preciso receber ajuda de quem entende do assunto.

É nesse contexto que entra a busca pela vocação profissional. Como geralmente envolve a consultoria de profissionais qualificados, você tem a certeza de que terá um resultado totalmente alinhado com os seus interesses e preferências.

Conhecimento prévio sobre o mercado

Uma pesquisa voltada pra vocação profissional não envolve apenas o autoconhecimento, além disso, requer um aprofundamento sobre possíveis mercados que podem se tornar seus no futuro.

Então, esse processo ajuda você a saber um pouco mais sobre o seu possível meio de atuação antes mesmo de ingressar. Essa é uma ótima forma de aprender mais sobre a profissão sem despender tempo e energia.

Melhores chances de sucesso na carreira

Não é difícil de entender que escolher a profissão ideal pra você é algo que aumenta as suas chances de êxito. Afinal, você terá maior satisfação ao realizar suas atividades, o que contribui pro seu sucesso.

E isso tem consequências ótimas pro seu desenvolvimento, ou seja, você poderá aproveitar oportunidades cada vez melhores enquanto tem uma relação saudável com o seu trabalho.

vocação profissional – profissional da engenharia de capacete sorrindo

Quais os critérios mais importantes para vocação profissional?

Quando a gente fala de vocação profissional, estamos nos referindo a vários atributos que ajudam a definir possíveis carreiras. Então, no seu exercício de análise, existem vários critérios internos e externos que identificam quais são as suas aspirações.

Critérios internos são todos aqueles relacionados a você, ou seja, são as suas afinidades pessoais, que causam um efeito direto na sua satisfação com determinadas atividades e profissões. Então, é impossível falar de vocação profissional sem considerar suas particularidades pessoais.

No entanto, você também precisa olhar pra fora. Os critérios externos são aqueles relacionados ao que é independente de você. Ou seja, são fatores referentes a possíveis carreiras que você está considerando seguir em sua vida.

Quer saber o que levar em conta ao pensar na sua vocação profissional? Então, basta se basear nos critérios abaixo.

Interesses

Cada pessoa se interessa por algo diferente. Isso é algo básico que diferencia um do outro. No entanto, isso também pode servir como critério pra escolher uma profissão.

Afinal, é algo que ajudará você a ter mais prazer e satisfação naquilo que faz todos os dias. Não se interessar pelo seu trabalho acaba tornando tudo mais difícil de suportar, em outras palavras, é algo que devemos tentar evitar ao máximo.

Hobbies

Existe uma categoria ainda mais especializada de interesses: são os hobbies. São aquelas atividades que você realiza no seu tempo livre e que tornam a sua vida muito melhor, como viajar, assistir filmes, jogar videogame, entre outros.

Em muitos casos, é possível transformar hobbies em carreira. Esse é um dos critérios que você pode levar em consideração ao fazer planos sobre a sua vocação profissional.

Afinal, você pode ter afinidades com profissões relacionadas a esses hobbies que nem sequer imaginar identificou. Se atente pra isso, viu?!

Estudos

Toda profissão requer um bom volume de estudos. Então, é importante que a área de atuação escolhida seja aquela que você mais goste de estudar.

Atenção! A gente não está falando só de estudos acadêmicos, viu?! Isso também envolve toda e qualquer atualização que você deverá fazer como parte do seu dia a dia no futuro trabalho.

Mercado

O mercado de trabalho tem influência direta nas oportunidades de novos profissionais que escolhem determinadas carreiras, isso significa que, é possível considerar como ele funciona, seus principais entraves e maiores benefícios.

Pra isso, é sempre importante avaliar os contextos da profissão e em quais situações você, possivelmente, vai trabalhar. Individualmente, se pergunte: esses cenários são atrativos?

Foque muito bem nas respostas, afinal, esse é um dos critérios externos que você não pode ignorar.

Renda

Agora, papo sério, será que dá pra se sustentar com a renda obtida com as profissões que você pensa em seguir? Nem sempre aquela opção que parece mais atrativa é a que conseguirá atender o padrão de vida que você deseja. Pense nisso!

Então, é preciso encontrar um equilíbrio entre a sua satisfação e a rentabilidade. Em outras palavras, não se limite à uma profissão só porque ela paga bem, mas também não abra mão desse critério totalmente.

vocação profissional – palestrante orientando um grupo de pessoas

Como funciona um teste de vocação profissional?

Um teste de vocação profissional é uma ferramenta bastante útil pra determinar os rumos de carreira que você pode seguir, ou seja, é um instrumento que avalia as suas aspirações e inclinações pessoais pra apontar possíveis profissões com as quais você tem maior afinidade.

Também costuma ser chamado apenas de teste vocacional. Existem diversas formas de acessar esse recurso, desde meios gratuitos via internet até a contratação de um que seja conduzido por profissionais de orientação vocacional.

No entanto, o funcionamento desses testes costuma ser baseado nos mesmos pilares, o que significa que, o perfil profissional serve pra apontar as áreas de atuação com as quais você teria maior afinidade. A partir daí, são apresentadas possíveis opções de carreira.

Veja a seguir como cada um desses pilares funciona e quais os critérios que eles utilizam no processo de um teste de vocação profissional.

Avaliação pessoal

As questões de um teste de vocação profissional estão na esfera pessoal, ou seja, você precisará responder perguntas sobre as suas preferências e interesses. É a partir daí que será possível chegar aos resultados mais prováveis pra sua carreira.

Vale lembrar que esse é um dos aspectos do teste de vocação profissional que costumam fazer uso dos conhecimentos de um profissional de psicologia ou de outro profissional de conhecimento equivalente. Afinal, é preciso traduzir os traços pessoais detectados nessa etapa em aspectos objetivos.

Múltiplas inteligências

Uma das metodologias mais usadas em testes pra saber sua vocação profissional é a teoria das múltiplas inteligências que se baseia nas várias capacidades que as pessoas podem ter e qual o seu nível de afinidade com cada uma delas.

No total, são 8 inteligências, a saber:

  • linguística;
  • lógico-matemática;
  • espacial;
  • corporal-cinestésica;
  • musical;
  • interpessoal;
  • intrapessoal;
  • naturalista.

Apresentação de resultados

A partir das respostas do teste de vocação profissional, é possível determinar os melhores rumos de carreira. Isso acontece a partir da combinação do aspecto pessoal com a avaliação de cada uma das múltiplas inteligências detectadas.

É importante que a apresentação dos resultados do teste seja conduzida por um profissional qualificado e, pra isso, não basta ter acesso às informações, já que também é preciso compreender o significado delas.

vocação profissional – pessoa fazendo anotações durante uma reunião

Como descobrir qual é a sua vocação profissional?

Saber qual é a sua vocação profissional é essencial pra decidir o rumo da sua carreira. No entanto, isso não é algo que se descobre da noite pro dia, afinal, é uma decisão importante que envolve muita pesquisa e análise.

Que tal simplificar este processo? Veja a seguir quais são os passos essenciais pra definir a sua vocação profissional.

Não tenha pressa

Antes sequer de começar a buscar por sua vocação profissional, é muito importante ter calma e paciência, afinal de contas, decidir a carreira da sua vida é algo que exige bastante consideração e análise, não podendo ser feito com pressa.

Durante todo esse processo de definição da sua vocação profissional, você precisa ter objetivos específicos em mente, o que significa ter que escolher entre um trabalho mais relacionada a exatas, humanas ou biológicas, por exemplo.

Além disso, não se esqueça de estabelecer um prazo confortável pra não precisar correr com essa decisão. Faça desse projeto, algo que você precisa entregar com o máximo de qualidade.

Foque no seu autoconhecimento

A sua vocação profissional precisa ter tudo a ver com quem você é, isto é, o processo exige a prática do autoconhecimento pra que você saiba quais são as suas principais soft skills em relação à carreira.

Então, o primeiro movimento que você tem que fazer é pra dentro. Pense naquelas atividades que você mais gosta de fazer e como elas podem se traduzir em carreiras. Aliás, talvez até seja possível transformar algum de seus hobbies em profissão.

Além disso, leve em consideração os mercados que você acha mais atrativos. Isso envolve analisar as dinâmicas mais comuns desses meios e se você tem identificação com elas.

Pense no que você não quer

Um passo muito importante pro seu processo de descoberta de vocação profissional vai justamente no caminho oposto, isso significa pensar exatamente no tipo de profissão que você não quer seguir em hipótese alguma.

Por exemplo, pode ser que você seja uma pessoa que detesta falar em público. Então, talvez seja descartada uma profissão como a de professor ou que envolva a necessidade de fazer muitos discursos e apresentações.

A partir dessa informação, você pode aprender muito mais a respeito das suas próprias preferências, com isso, é necessário saber que, antes de tudo, você precisa entender o que não quer e, as suas reais intenções pro futuro ficarão bem mais claras.

Faça uma análise vocacional

Muito da sua vocação profissional pode vir a partir da realização de uma análise. Quem normalmente se encarrega disso é um profissional da psicologia ou alguém especializado em testes vocacionais.

O profissional vai considerar, antes de tudo, o seu perfil pra apontar as melhores alternativas de carreira.

Nesse caso, talvez você precise responder a perguntas que permitam ao profissional te conhecer melhor. Depois, essas informações ajudam a traçar o seu perfil pra apontar os destinos mais adequados.

Então, a partir dessa conversa, talvez seja possível ter uma visão bem mais clara de qual carreira você deverá seguir. Portanto, é importante ter sinceridade e objetividade nas respostas.

Tenha flexibilidade para mudar de ideia

Nem sempre a sua primeira opção de carreira será aquela que representa a sua vocação profissional. No entanto, isso não é um problema, mas é preciso ter abertura pra tratar esses contratempos da melhor forma possível.

É por meio dessa flexibilidade tão importante que você também pode descobrir novos caminhos possíveis pra sua profissão. Afinal, sem a capacidade de se adaptar, é praticamente impossível descobrir o seu lugar no mercado de trabalho.

Além disso, ter esse tipo de abertura também permite usar a sua curiosidade pra descobrir novas possibilidades. Talvez, a sua vocação profissional seja uma área que você nunca pensou que seria a sua cara. Permita-se! 🙂

Não abra mão do prazer pela profissão

É utopia pensar que você será sempre feliz com a sua profissão. Afinal, trata-se de um trabalho e, como qualquer outro, terá seus altos e baixos. No entanto, isso não significa que você deve seguir uma carreira que não te dá prazer.

Muito da sua vocação profissional depende daquilo que faz você feliz. Por isso, pense naqueles tipos de atividade que não seriam difíceis pra você realizar todos os dias. Dessa forma, você poderá se aproximar mais da realização profissional.

Por exemplo, vamos supor que você goste muito de lidar com crianças, logo, talvez valha a pena seguir carreira em uma profissão que tenha essa exigência. Assim, as suas atividades do dia a dia trarão alegria e satisfação.

Familiarize-se com possíveis carreiras

Outra forma essencial de descobrir a sua vocação profissional é buscando se familiarizar com possíveis carreiras.

Felizmente, existem várias formas de fazer isso, desde pesquisar sobre a área de interesse na internet, até assistir filmes que retratam a profissão.

Ao fazer isso, é importante ficar de olho nos detalhes da prática da profissão, de forma que o seu foco seja se enxergar realizando essas atividades.

Sempre se pergunte: essa atividade me transmite uma sensação de realização? Em caso positivo, não custa nada saber mais a respeito.

Em caso negativo, continue a busca usando esse recurso pra descobrir novas possibilidades de carreira e lembre-se: considerar a qualidade das fontes que você utiliza é fundamental.

Interaja com profissionais formados

Você também pode ter um contato direto com possíveis carreiras ao conversar com quem já trabalha nelas.

Basicamente, é interessante ouvir como são as experiências de outras pessoas pra ter certeza a respeito da sua vocação profissional.

Não há nada melhor do que ouvir as opiniões de quem vive a experiência no dia a dia!

Você pode fazer isso tanto de forma pessoal como virtual. Por exemplo, talvez você conheça alguém que trabalha em uma área que pode dar origem à sua carreira.

Outra possibilidade é usar o LinkedIn pra entrar em contato com profissionais.

Certifique-se de perguntar não apenas sobre a profissão, mas também sobre o curso de formação. Lembre-se também de diversificar as suas fontes, ou seja, buscar a opinião de mais de uma pessoa pra ter variedade.

Busque a ajuda de um coach de carreira

O coach de carreira é um profissional que se encarrega de analisar o seu perfil e oferecer consultoria a respeito dos seus objetivos.

Então, não só é alguém capaz de ajudar a descobrir sua vocação profissional, como também é alguém que auxilia em uma possível mudança de carreira.

Esse processo é diferente de quem faz uma análise de vocação profissional. Na verdade, é uma consultoria voltada pro seu aprimoramento e realização profissional.

No entanto, o mundo do coaching foi inundado por muitas pessoas que não são exatamente profissionais. Então, é preciso ter cuidado e pesquisar muito bem sobre as qualificações do coach de carreira antes de contratar.

Considere as habilidades necessárias

Quando você estiver pensando em seguir uma determinada carreira, é importante, antes de tudo, que você pesquise sobre as habilidades requisitadas. Afinal, é nelas que está um dos principais pontos do dia a dia que você terá com a profissão.

Se você não tem afinidade com essas habilidades, então será muito difícil que essa possível carreira seja sua vocação. Ninguém merece trabalhar com algo em que não possui qualquer identificação, não é?

Isso não significa saber tudo de antemão, mas sim, sentir identificação com esse tipo de trabalho antes de aprendê-lo. Dessa forma, você terá uma satisfação bem maior no seu dia a dia profissional.

vocação profissional – pessoa conferindo o estoque

Quer alguns exemplos de vocação profissional? Certo, então vamos lá!

A melhor forma de entender como funciona uma busca por vocação profissional é vendo alguns exemplos disso. É muito simples, basta olhar pra alguns casos de pessoas com características específicas e ver quais profissões costumam ser apontadas como ideais.

Vamos lá? A seguir, veja 3 exemplos de vocação profissional que ajudarão você a entender o papel desse recurso tão importante.

1. Mariana, a curiosa

Mariana sempre foi curiosa. Desde criança, procurava saber de todos os assuntos que ouvia. Com a internet, isso era bem fácil e logo ela ficou craque em aprender de tudo.

Ela também é uma pessoa que gosta de ver coisas diferentes pra melhor entendê-las e, mesmo com todas as pesquisas que fazia, preferiu sempre ver tudo pessoalmente. Então, era melhor viajar do que apenas ler sobre determinada cidade da Europa.

Em uma análise de vocação profissional, uma das carreiras apontadas como “ideal pra Mariana” foi a de jornalista. Logo, ela teria como usar a sua curiosidade natural pra sempre ir atrás de assuntos relevantes pra mídia, além de buscar sempre a verdade pra registrar.

2. Cláudio, o metódico

Cláudio é um cara de processos. Pra ele, é inviável fazer algo sem seguir uma checklist ou os mesmos passos que foram utilizados da última vez. Então, é alguém que não admite erros nem esquecimentos.

Ele também é um cara bem investigativo, parando tudo pra saber os motivos pelos quais determinado processo não deu certo, afinal de contas, o objetivo é sempre aperfeiçoar cada vez mais o método dele.

Considerando as opções de vocação profissional de Cláudio, uma das mais nítidas é a de desenvolvedor de software. Afinal, Cláudio tem amor a processos metódicos, o que ajudará bastante a executar as suas tarefas com o máximo de excelência e menor ocorrência de erros.

3. Juliana, a mediadora

Sempre que havia uma briga entre os amigos, Juliana era aquela pessoa que encerrava o assunto. Ela também sempre teve o hábito de resolver essas questões na conversa, já que costuma trazer argumentos sólidos pra qualquer discussão.

Juliana faz isso sempre levando em consideração a opinião de todos, pra melhor resolução do problema. Então, é um exercício de empatia que possibilita apaziguar crises e deixar todo mundo satisfeito.

A característica intermediadora e mediadora de Juliana abre várias possibilidades de vocação profissional pra ela. Uma delas é a de seguir carreira como advogada. Afinal, é uma profissão que exige a consideração de vários lados pra se chegar a um consenso satisfatório.

A busca pela vocação profissional é o caminho pra deixar os seus rumos de carreira bem mais claros, pois não faz sentido apressar uma decisão tão importante como essa. Em vez disso, faça já uma análise aprofundada sobre o seu perfil e as características de possíveis profissões do seu interesse.

Você também precisa de uma boa instituição de ensino que te permita explorar todo o seu potencial. Não perca mais tempo e aproveite pra conhecer as opções de cursos da Faculdade Descomplica!