• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Saiba como funciona o trabalho de coaching nas empresas

O número de empresas que investem em um trabalho de coaching é cada vez maior, mas você sabe o que, na prática, isso significa? Essa metodologia tem o objetivo de ajudar profissionais a desenvolverem habilidades e competências, potencializando suas performances. 

Antes de investir em um trabalho de coaching nas empresas, é fundamental entender como funciona esse processo, o que engloba e quais resultados podem ser esperados. Vale, ainda, entender as técnicas e ferramentas utilizadas para fazer o melhor uso deste recurso na sua carreira!

A seguir, entenda o trabalho de coaching nas empresas e veja como melhorar suas habilidades e trajetória profissional:

Como funciona o trabalho de coaching nas empresas

O processo de coaching em empresas é feito por meio de sessões, que podem ser semanais, quinzenais ou mensais, com duração de uma hora, entre o coach (profissional especializado em Coaching) e o coachee (cliente). Os encontros podem ser presenciais ou online.

Por meio de técnicas e ferramentas de áreas como Psicologia, Recursos Humanos, Sociologia, Administração, Neurociência, Psicologia Positiva e Inteligência Emocional, esse trabalho visa a mudar a vida do profissional, ajudando-o a se desenvolver.

Basicamente, o coach ajuda o coachee nos seguintes pontos:

  • Definir as metas necessárias para que ele alcance a mudança desejada;
  • Oferecer aprendizagem e autoconhecimento;
  • Visualizar suas qualidades, pontos de melhoria, comportamentos e crenças limitantes;
  • Atingir os resultados esperados.

O termo coach, que vem do inglês e significa algo como treinador ou técnico no mundo dos esportes, diz respeito a um profissional que ajuda uma pessoa a se desenvolver no âmbito pessoal, profissional ou empresarial.

O coaching nas empresas ajuda os profissionais a compreenderem melhor sua evolução, manterem o foco, entenderem sua personalidade, qualidades, pontos de melhoria, crenças limitantes e comportamentos sabotadores. Assim, fica muito mais fácil alcançar seus objetivos e chegar a um resultado satisfatório.

No coaching em empresas, o foco é desenvolver habilidades profissionais do coachee, bem como aprimorar sua performance, melhorar os resultados organizacionais, maximizar a capacidade de comunicação, negociação e liderança, fortalecer a inteligência competitiva, entre outros aspectos de carreira. Alguns exemplos são:

  • Coaching de Liderança;
  • Coaching de Performance;
  • Coaching de Equipes;
  • Coaching de Carreira;
  • Coaching Empresarial;
  • Coaching Organizacional.

Por que investir em um curso de coaching

Um curso com aulas voltadas ao mercado de trabalho, ensinando a montar o melhor planejamento e traçar o seu futuro ajuda profissionais a atenderem melhor as necessidades das empresas e obterem resultados muito melhores.

O Descomplica oferece cursos livres online de coaching para pessoas que querem alcançar o sucesso, a partir de um planejamento organizado e com base em estratégias que funcionam de verdade.

Potencializar seus talentos, melhorar a inteligência emocional e lidar com o estresse do dia a dia são algumas das habilidades trabalhadas no curso de coaching do Descomplica, formatado para profissionais que desejam alavancar suas carreiras.

Dá uma olhada nos cursos do Descomplica, que são totalmente online e com certificado, e veja como é possível mudar sua realidade profissional de maneira rápida!