• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

6 dicas para você começar a trabalhar com Contabilidade

Dar o primeiro passo pra buscar um novo ramo de atuação profissional pode fazer com que surjam inseguranças em sua cabeça. Pra crescer em uma profissão, você precisa se esforçar, ter foco e muita dedicação, e isso não é diferente pra quem escolhe trabalhar com contabilidade.

Esse mercado se movimenta constantemente e em qualquer época do ano, pois trabalha com impostos, declarações, tributações, entre outras necessidades que pessoas físicas e jurídicas têm pra vida e que não dá pra fugir.

Entretanto, pra crescer nessa área, é preciso entender alguns pontos importantes, se adequar às novidades que surgirem e se manter constantemente atualizado.

Vem com a gente saber mais sobre o mercado e sobre como trabalhar com contabilidade da melhor forma!

O que faz um profissional de contabilidade?

Um profissional da contabilidade é formado em Ciências Contábeis e pode atuar no mercado em diversas áreas, como contador, auditor, analista contábil, analista tributário, analista financeiro e perícia contábil. Entretanto, o mais importante dentro de qualquer área escolhida é como você se prepara pra atuar.

Pra isso, se especializar é indispensável e, com o propósito de te ajudar nesse processo de escolha de carreira, a gente preparou um conteúdo especial com dicas. Veja abaixo!

6 dicas pra trabalhar com contabilidade

Esses são os seus primeiros passos pra trabalhar com contabilidade ou já conhece um pouco sobre a área? Então já sabe que é necessário se atualizar e se adaptar sempre que possível e que conhecimento nunca é demais, não é mesmo? Dessa forma, a gente separou algumas dicas pra te ajudar no processo. Vem com a gente?

1. Para trabalhar com contabilidade é fundamental entender o mercado

Em primeiro lugar, não dá pra entrar em qualquer mercado sem saber o que acontece nele. Pra isso, você precisa se preparar através de pesquisas, estudos e decisões, como qual área seguir, por exemplo.

E então, é a partir daí que você consegue definir no que dedicar seus esforços pra trabalhar com contabilidade e, como consequência, terá autoridade no assunto.

2. Fique atento às novidades

A tecnologia invadiu diversas profissões e com a contabilidade não seria diferente. Por esse motivo que a gente precisa acompanhar o ritmo dos avanços de sistemas e novos modelos de atendimento pra não ficar pra trás, pois é o que o mundo está fazendo.

Os programas especializados, conhecidos também como softwares, não substituem o trabalho do homem. Porém, ele parou de ser apenas um produtor de dados e passou a ser o profissional que analisa, pensa e age de forma mais estratégica. Por isso, não tenha medo das novidades, mas, sim, se adeque a elas!

3. Conheça as áreas que você pode trabalhar com contabilidade

Não é só de contadores que se faz o mercado de contabilidade, não é mesmo? O ramo conta com diversas áreas disponíveis pra trabalhar e abaixo a gente separou as mais importantes pra você se inspirar e pesquisar mais a fundo.

Auditoria

O auditor é responsável por analisar, de forma detalhada, a aplicação dos recursos e situação financeira de uma empresa, por apresentar ao gestor uma opinião sobre a realidade financeira e por ajudar a encontrar a raiz do problema.

Carreira acadêmica

Pros que sonham com a sala de aula, ser professor de cursos técnicos e treinamentos é uma boa opção. Entretanto, é necessário ser graduado em Ciências Contábeis.

Se você desejar ir além de dar aulas em cursos, mas trabalhar em uma universidade, por exemplo, precisa se especializar, seja com pós-graduação ou outro curso que complemente a graduação.

Consultoria

É nessa área de atuação que o profissional pode trabalhar com consultoria contábil, seguindo a especialidade escolhida por ele, como, por exemplo, os setores: bancário, analítico, estratégico, agrícola, industrial, internacional, mercantil, entre outros.

Controladoria

Quem trabalha na parte de controladoria tem como objetivo auxiliar no planejamento e controle de orçamentos, bem como na organização de um plano financeiro estratégico.

Por isso que o controlador tem a responsabilidade de fornecer informações sobre o desempenho, além de projetar resultados com foco total no equilíbrio das finanças da empresa.

Esses profissionais são muito importantes pra tomada decisões por seu senso e conhecimento em administrar. Aliás, é importante lembrar que a controladoria também é considerada um ramo da administração.

Contabilidade fiscal

A área de contabilidade fiscal, que também é conhecida como contabilidade tributária, é a área que trabalha com a administração dos tributos de uma empresa.

Ou seja, é um ramo de grande importância, pois trabalha com cálculos dos patrimônios da empresa, é responsável pelo PIS e COFINS, lucro apurado e pelo registro de tributos compensáveis.

4. Aprenda um novo idioma

Ler essa dica assim de início pode parecer estranho, não é? Mas ela é totalmente válida, pois saber um novo idioma, como o inglês, por exemplo, é um diferencial e tanto, especialmente pro profissional do século XXI, porque acrescenta conhecimento pra sua vida e um valor a mais no seu currículo.

Por isso, aprenda a língua universal e se desafie a fazer coisas novas, conquiste novos espaços no mercado e cresça cada vez mais. 

5. Conheça sobre áreas fora da contabilidade

Um bom profissional de contabilidade precisa lidar com as mudanças no mundo dos negócios. Por isso que existe a necessidade de ir além de se especializar em uma área e se tornar autoridade na sua área de atuação.

Entenda e estude um pouco sobre tudo o que acontece no mundo, atualidades, economia, estatística, direito, tecnologia e administração, afinal, todas são áreas que estão em torno da contabilidade.

6. Faça uma graduação em Ciências Contábeis

Pra crescer como um profissional em contabilidade, nada melhor e mais completo do que cursar uma graduação. É a partir dela que você terá mais base pra desenvolver suas habilidades e competências.

Quem escolhe o curso de Ciências Contábeis se forma em bacharelado, sem dúvidas, tem ampla formação na área de negócios, gestão financeira, planejamento e empreendedorismo.

Trabalhar com contabilidade vai além de ser contador

É necessário saber que o profissional formado em Ciências Contábeis está pronto pra exercer cargos não somente de contador, mas em outras áreas também.

E mais, pra trabalhar na área você precisa entender também de outros assuntos, como planejamento e gestão financeira, gestão e comunicação empresarial. Além disso, deve trabalhar a sua capacidade de liderança, assim como conhecer ferramentas pra tomada de decisões.

Por outro lado, nada funciona tão bem se você não planejar a sua carreira. Por isso que, pra dar o pontapé inicial ou até mesmo sair da sua zona de conforto, nada melhor que encontrar uma instituição de ensino que te ajude.

Sendo assim, que tal aproveitar pra conhecer um pouco mais sobre as oportunidades que o Descomplica tem pra você? Então, vem dar uma olhada no curso de Ciências Contábeis da Faculdade Descomplica e não perca mais tempo! Conte com a gente!