• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Tomada de decisões: saiba como fazer da maneira certa!

Desde pequenos, somos condicionados a escolher o tempo todo. Essa é uma constante que perdura até a idade adulta, quando a tomada de decisões se torna um assunto sério e que pode mudar os rumos de nossas vidas pra sempre.

Esse tipo de iniciativa consegue transformar a realidade e fazer com que possamos, enfim, chegar no lugar onde queremos ir. Mas, afinal, como fazer uma tomada de decisões correta?

Pensando nessa dúvida, a gente preparou um artigo que tem como objetivo ajudá-lo a tomar decisões da melhor maneira possível, focando em curto e longo prazo, e fazendo escolhas que realmente mudem a sua vida pra melhor.

Pra isso, você conhecerá dicas sobre como ser mais assertivo. Vem com a gente? Boa leitura!

tomada de decisões – pessoa olhando para vários papéis na parede

O que é assertividade?

O conceito de assertividade pode ter muitos significados. No entanto, o que realmente importa pra nós é o que diz respeito ao modo como nos comportamos em diversos ambientes, inclusive no acadêmico e profissional.

Em outras palavras, a assertividade é o conceito que denomina a forma como alguém se expressa quando se vê diante de um problema ou um desafio. Assim, dá pra perceber que este tema tem tudo a ver com a tomada de decisões e autodesenvolvimento, né?

tomada de decisões – sete portas em uma sala escura, chão de madeira

Como a assertividade se relaciona com a tomada de decisões?

E aí, como a assertividade se relaciona com o tema de nossa conversa? Bom, pode-se dizer que de forma direta! Afinal, fazer uma escolha é ou não é o mesmo que superar um desafio, ou solucionar um problema?

É claro que sim!

Portanto, ser assertivo é o mesmo que tomar decisões firmes, seguras e, claro, conscientes.

É uma característica fundamental pra nossa vida, contribuindo pro desenvolvimento de uma carreira mais sólida desde o momento da escolha do curso ideal até o estabelecimento de um nome referência no mercado.

tomada de decisões – dois caminhos de trilha em uma floresta

Como fazer uma boa tomada de decisões?

Agora, que tal conferir, enfim, uma lista de dicas pra otimizar a sua tomada de decisões? Confira a seguir!

1. Visualize o objetivo ou o problema

Antes de mais nada, visualize o seu “problema”. E, ah! Tenha em mente que nem sempre essa palavra tem uma conotação negativa, ok?

O seu problema pode, por exemplo, ser a escolha do curso ideal pra complementar o seu currículo.

Pense nisso como um desafio que deve ser superado pra você alcançar o seu objetivo final: um cargo específico ou novas oportunidades na carreira, por exemplo.

2. Pense no agora

Depois, é hora de pensar no agora. Sim, sabemos que isso é um pouco confuso, mas aí vai a explicação. Vamos continuar utilizando o exemplo do curso de especialização pra que seu currículo fique mais atraente.

Você dispõe dos recursos pra isso no momento? Há tempo pra se dedicar? Já pensou em alguma instituição que ofereça o curso que deseja? Quais são os impedimentos pra você poder realizar esse desejo agora?

Pense no presente e veja quais são as possibilidades e empecilhos envolvidos.

3. Pense nos caminhos que podem levá-lo ao seu objetivo

A partir da identificação dos possíveis obstáculos, é hora de ultrapassá-los. Pense nisso como um jogo de videogame: frente a frente ao inimigo, qual é a sua atitude?

Solucionar problemas e tomar decisões também tem tudo a ver com estratégia!

Sendo assim, veja quais são as alternativas estratégicas pra você poder conquistar o seu objetivo.

Que tal fazer um curso a distância, economizar e conciliar melhor o seu tempo e o seu trabalho? Pense em soluções que permitam a você chegar aonde deseja!

4. Imagine as variantes de cada rota tomada

Nesse momento, é a hora de você pensar nas possibilidades dentro das possibilidades. Sim, o assunto está ficando cada vez mais complexo.

Mas, não se preocupe — com a prática, isso vai se tornar mamão com açúcar pra você!

A antecipação de eventuais problemas é um exercício que envolve criatividade e uma certa dose de pessimismo, mas que é muito eficiente pra você saber lidar com eventuais situações que surjam no caminho sem se desviar de sua rota rumo ao sucesso!

5. Inclua outras pessoas em seus pensamentos

Depois que antecipar os possíveis acontecimentos de suas rotas, é hora de colocar as outras pessoas de sua vida em sua tomada de decisões. Como que as suas escolhas vão interferir no dia a dia dessa galera?

Se você mora sozinho, é casado, vive com seus pais… todas essas variantes importam.

Pense em como isso vai alterar a rotina deles e, se possível, solicite a opinião daqueles que você ama. Isso também faz parte de uma decisão bem tomada.

Nenhum homem é uma ilha, por isso, saiba que conciliar a carreira, os filhos e a vida pessoal é possível.

6. Pense no que será necessário para executar a decisão

Estamos nos aproximando do fim do processo de tomadas de decisões. Agora chegou um momento muito importante: a hora de identificar como você vai colocar todo o seu plano em prática.

Mantenha o foco no seu objetivo e veja o que você pode fazer nesse exato momento. A partir daí, caia em campo e dê o pontapé inicial em todo o planejamento que foi feito cuidadosamente!

Assertividade também tem relação com atitude e segurança, não se esqueça disso.

tomada de decisões – pessoa no alto do monte olhando para o horizonte

Tomei a minha decisão. E agora?

Essa é uma pergunta muito comum. Se você se questionou isso após a leitura do tópico anterior, saiba que está no caminho certo!

A situação de pós-tomada de decisões também deve ser levada a sério. Afinal, agora é o momento de verificar os resultados que essa decisão teve em sua vida e analisar se ela foi ou não uma escolha correta. Aprender com os erros também faz parte da assertividade!

Além disso, é importante pensar em tudo isso como um ciclo. Uma decisão tomada levará, sem dúvidas, a outras escolhas que devem ser feitas. Sobretudo se o seu objetivo for construir uma carreira plena e de muito sucesso — os desafios nunca vão deixar de chegar!

Como você viu, a tomada de decisões é um processo que requer cuidado, estratégia e muita atenção. E essas dicas podem ser aplicadas em absolutamente qualquer cenário, inclusive na escolha da melhor faculdade ou curso pra sua carreira!

Sendo assim, que tal aproveitar e conferir o curso livre de Negociação e Ferramentas para Tomada de Decisão? Esperamos que você goste e que possa aplicar os conceitos de tomada de decisões também nessa escolha. Não se esqueça que aqui a gente sempre torce por você!