• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Conheça os principais tipos de acupuntura e seus benefícios!

Você já parou pra se perguntar quais são os tipos de acupuntura e quais são os benefícios dessa prática?

Bom, vale a pena dizer que, apesar de ter muitas vantagens, o método precisa ser realizado por um profissional especializado na área pra não trazer perigos pra saúde humana.

É um procedimento tão específico que, atualmente, existem até mesmo pós-graduações pra quem deseja desenvolver a fundo os conhecimentos. Ficou curioso pra saber mais a respeito? Então, continue com a gente!

profissional colocando agulha de acupuntura em paciente

Quais são os tipos de acupuntura auricular?

Neste tipo de procedimento, pode-se usar ou não as agulhas. Meio contraditório já que o significado da palavra é “picada feita com agulha”. Deixando a ironia de lado, o processo acaba sendo flexível e permite que o profissional determine o que será feito. 

No entanto, o principal objetivo é agir no organismo eliminando principalmente as dores nas costas e até mesmo problemas de saúde como falta de ar ou dificuldade de adquirir resistência física. 

Em resumo, os pontos de acupuntura aplicam-se em regiões que são extremidades do corpo humano, como é o caso do nariz e até mesmo das orelhas ou dedos. E, um dos pontos positivos é que nem se sente dor. 

Leia também: O que são as práticas integrativas e complementares em saúde?

Entre os principais tipos de acupuntura, é possível encontrar o “sono”. Aqui, usam-se processos que ajudam o indivíduo a acabar com a insônia e até mesmo dormir melhor. Conheça outros!

Acupressão

Essa, como o próprio nome já se apresenta, ajuda a melhorar a pressão sanguínea e, assim sendo, diminui os níveis de ansiedade do indivíduo.

Logo, é possível acabar com uma grande parcela de tensões corporais que podem ser causadas por uma rotina agitada e muito sobrecarregada.

Cupping

Em resumo, serve como uma pressão negativa das agulhas pra melhorar a circulação do sangue, o que acaba sendo bastante recomendado pras pessoas que possuem diabetes ou são mais sedentárias. Ou seja, não praticantes de esportes. 

Laser acupuntura 

Por fim, a gente ainda pode citar o método de laser acupuntura que se trata do uso de lasers na forma tradicional no lugar das agulhas. 

É uma ótima opção pra quem não curte as tão temidas agulhas e se familiariza com métodos diferentes. Ainda, podemos destacar que é tão eficaz quanto o tipo tradicional e pode atingir os mesmos pontos.

tipos de acupuntura – pessoa sorrindo com agulhas de acupuntura na orelha

Quais são os perigos da acupuntura?

Existem registros que explicam que se a agulha não for limpa e esterilizada corretamente, pode transmitir doenças entre os pacientes e até mesmo furar órgãos.

O portal CMBA compartilha algumas complicações desse tipo de prática quando é realizada por pessoas que não são especializadas, por exemplo: dores musculares, furos indevidos e outros. 

tipos de acupuntura – pacote de agulhas de acupuntura e braço com agulhas

O que tem na agulha de acupuntura?

Não tem nada nestes tipos de agulhas. No entanto, quem possui especialidades na área costuma usar materiais como ouro e prata, que são mais caros. Mas, não impede que quem está começando opte por alguma alternativa mais em conta e tradicional do mercado. 

O valor de cada agulha pode custar em média R$ 100,00. Apesar do preço parecer caro, o retorno fica à altura, pois uma sessão em centros urbanos pode custar mais de R$ 1.000,00.

E então, quer se profissionalizar mais sobre os tipos de acupuntura? A Pós em Acupuntura do Descomplica é uma excelente opção! Ela é feita de forma totalmente digital e dura em média dois anos. Não esqueça também de conhecer outros artigos do nosso blog e se atualizar sobre o assunto, viu?!