• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Tecnologia no RH das empresas: qual a importância?

Que as tecnologias tomaram conta da vida de todos não é uma novidade, né? Hoje, essa modernidade já está presente nas esferas pessoal e profissional — em diversos setores, seja em organizações focadas nisso ou não. Por exemplo, a tecnologia no RH (recursos humanos de uma empresa) é uma grande aliada.

O processo de trabalho tornou-se muito mais ágil e seguro. Afinal, não há como não perceber que tudo está se tornando ainda mais facilitado com os suportes tecnológicos que já existem.

Não só as empresas devem ficar preocupadas em se manterem atualizadas e treinarem seus funcionários. Os profissionais que procuram por vagas também devem ficar mais atentos em obter conhecimentos! Ouviu? Continue aqui que a gente vai te explicar melhor.  

Por que a tecnologia no RH é importante?

Além de já existirem softwares pra auxiliar na seleção de novos candidatos a uma vaga (a gente acabou de falar sobre isso, lembra?), há também aqueles que auxiliam na otimização dos processos de dentro da organização.

Com isso, os dados se tornam mais seguros, algumas empresas dão até adeus às planilhas e passam a utilizar outras ferramentas mais fáceis. Inclusive, já é possível utilizar meio de mensuração dos resultados das equipes através de ferramentas e aplicativos. Percebe a importância?

Ao aderir à tecnologia no RH, o processo vai se tornando muito mais confiável em vários aspectos, tanto na seleção de candidatos, quanto na melhoria do capital humano e também na segurança dos dados internos.

Quais são as principais ferramentas?

Nuvem

Nessa ferramenta, os dados sigilosos da empresa e de seus funcionários são guardados de maneira extremamente segura. Portanto, é muito útil.

Redes sociais

Que elas são uma potência, ninguém pode discordar, e cada vez mais estão presentes dentro das empresas. Muitos negócios já adotam o marketing digital, porém, as redes sociais também estão sendo aderidas internamente. Afinal, auxiliam na comunicação entre os colaboradores e também com candidatos a vagas.

Inteligência Artificial

Há alguns anos parecia tão distante, mas, hoje, cada vez mais esse campo está crescendo. Algumas empresas já adotaram essa tecnologia no RH (como na utilização de recursos pra reconhecer as emoções dos talentos e na automatização dos currículos).

Além dessas tecnologias há diversas outras que também poderiam ser citadas, como, por exemplo: Big Data Analytics, E-learning, aplicativos, plataformas colaborativas e sistemas de gestão de pessoas.

Como aprender mais sobre tecnologia no RH?

Antes de querer adotar esses aspectos numa empresa, é necessário primeiro que os profissionais sejam capacitados pra utilizarem de forma adequada. Por isso, capacite-se!

Como resultado disso, as empresas terão profissionais muito mais capacitados que crescerão com a organização. Em suma, o conhecimento é essencial pra tornar um profissional de excelência. Ainda mais no RH, que é onde tudo começa na empresa.

Gostou do conteúdo? Se você já faz parte de uma empresa e deseja se aprofundar ainda mais profissionalmente, continue se especializando com uma graduação ou pós-graduação, pois o mercado não pra nunca, muito menos ao de tecnologia.

Já se você está querendo entrar pro mercado de trabalho agora ou está se planejando pra daqui a alguns anos, comece agora mesmo a se profissionalizar com os cursos da Faculdade Descomplica. Conheça já as soluções que a gente tem pra você!

Caso queira saber um pouco mais sobre a profissão, conheça a página de Recursos Humanos no nosso Guia de Carreiras.