• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Tecnologia em Banco de Dados: Saiba Tudo Sobre o Curso

A área da tecnologia é extremamente promissora e necessária para o desenvolvimento da sociedade. Por isso, o curso de Tecnologia em Banco de Dados é atualmente uma das melhores opções de graduação.

Quer conhecer a fundo essa formação? Então acompanhe esse artigo até o fim e saiba como é o curso. Assim, você pode se destacar no mercado em ascensão, que é o de desenvolvimento de sistemas e análise de dados!

Ilustração com fundo azul e símbolos que representam dados na nuvem (tecnologia em banco de dados)

O mundo é feito de dados

Você pesquisa uma coisinha na rede e do nada todos os anúncios parecem adivinhar que você quer comprar aquilo. Coincidência? Claro que não.

Do caixa do supermercado ao sistema de supercomputadores que mantém a internet, os dados fazem parte do seu dia a dia e podem até passar despercebidos por você, mas não pelas empresas.

Tudo o que você faz, na web ou fora dela, gera dados sobre você. Eles mostram, por exemplo, o que você gosta e o seu comportamento em determinadas situações. E esses dados são muito valiosos.

Além disso, o conhecimento de bancos de dados e como funcionam é a base da computação moderna. O desenvolvimento de softwares e redes de computadores, por exemplo, só é possível através desse conhecimento.

Por isso, cada vez mais as empresas buscam por profissionais capacitados e é superimportante estar preparados pras oportunidades.

Tecnologia em banco de dados: Ilustração em tons de azul com servidores, smartphones, notebooks e símbolos de nuvem

O que faz um profissional de dados?

A função de um profissional com curso de Tecnologia em Banco de Dados é fazer a organização de informações, bem como estruturar e distribuir os dados de uma empresa.

Além disso, quem se forma nesse curso é responsável também por zelar pela segurança desses dados. Aliás, esse é um dos principais motivos da alta de profissionais com essa formação no setor de segurança da informação. 

Por isso, pode-se afirmar que esse profissional adquiriu ainda mais espaço no mercado de trabalho.

Além disso, o Tecnólogo em Banco de Dados é um profissional de programação bem valorizado no mercado. Pra se ter uma ideia, de acordo com o site Salário, um Tecnólogo em Banco de Dados ganha em média R$ 6.462,76, que podem chegar a R$ 8.782,03, segundo pesquisa em parceria com a CAGED.

O curso de tecnologia em Banco de Dados prepara o aluno pra se tornar o profissional que planeja e desenvolve projetos de sistemas de Bancos de Dados. Além disso, também administra as informações e atende os usuários do sistema pra aplicar sempre melhorias no desempenho.

Criar projetos físicos e lógicos de estruturação de dados também faz parte do seu trabalho, mas uma das atividades mais corriqueiras é o trabalho com os acessos e cópias de segurança. Isso ocorre devido à responsabilidade de proteção pra sistemas de informações compartilhadas.

Ilustração com o mapa mundi com pessoas conectadas e ao fundo uma imagem de dedos digitando o teclado de um notebook

Sobre o curso de Tecnologia em Banco de Dados

Pra agarrar as melhores oportunidades do mercado de trabalho na área da tecnologia, é muito importante escolher bem a graduação. Afinal, as constantes inovações da área exigem uma atenção especial e conhecimentos atualizados.

Por isso, o curso tecnólogo em Banco de Dados é uma ótima opção pra quem deseja entrar com tudo no mercado de tecnologia.

Em apenas 2 anos e meio, o aluno desenvolve todas as características que um desenvolvedor precisa pra lidar com banco de dados.

Além disso, sua capacidade de gerir bases de dados, ajuda o profissional a ter um papel importante na produção de sistemas.

Uma análise de dados eficiente ajuda na geração de valor e é usada como auxílio na tomada de decisões. Por isso, o profissional de tecnologia em banco de dados tem função estratégica em uma empresa.

Estão presentes ao longo de toda a formação as principais linguagens de computadores, mas também existem vários conteúdos que aproximam essa graduação de outras, como Engenharia da Computação e Jogos Digitais

Os estudantes têm contato com várias estruturas de desenvolvimento e plataformas de administração de sistemas, assim conseguem adquirir um perfil profissional mais completo e atual.

O que você vai aprender no curso de Tecnologia em Banco de Dados

A graduação tecnológica em Banco de Dados tem sua grade curricular semelhante à grade de alguns outros cursos na área de tecnologia, mas possui também disciplinas específicas pra formação do perfil analista do profissional de dados.

Confira, a seguir, alguns conhecimentos que você vai ter acesso, por exemplo, ao fazer um curso de Tecnologia em Banco de Dados na Faculdade Descomplica:

  • Coaching e Planejamento de Carreira;
  • Comunicação Empresarial;
  • Arquitetura de Computadores do século XXI;
  • Criação de Aplicações e Sistemas;
  • Sistemas de Banco de Dados;
  • Gerenciamento Avançado de Projetos;
  • Estruturas de Dados para Sistemas Inteligentes;
  • Governança de Dados;
  • Metodologias de Desenvolvimento de Software;
  • Prática Integradora Governança de Dados;
  • Tunning de Banco de Dados;
  • Gestão Empresarial;
  • Governança de TI Integrada à Gestão Estratégica;
  • Segurança Tecnológica;
  • Prática Integradora Governança e Segurança.

Assim, o estudante completa seu curso pronto pra atuar em várias áreas como:

  • Administração de Banco de Dados (DBA);
  • Gestão de Sistemas de Bancos de Dados;
  • Desenvolvimento de Projetos de Banco de Dados;
  • Governança de Dados;
  • Análise e Manipulação de Dados.
Ilustração de um escudo com uma fechadura.

Curso de Tecnologia em Banco de Dados EaD

Os cursos tecnólogos têm uma alta empregabilidade, pois há uma característica chave que os tornam diferentes de uma graduação tradicional: o pragmatismo, ou seja, o lado prático é bem mais forte nesse tipo de curso.

Por isso, o curso de Tecnologia em Banco de Dados é uma escolha tão boa pra quem deseja trabalhar na área de tecnologia. E pra tornar tudo ainda mais prático, nada melhor que contar com a versatilidade de uma graduação EaD.

O diploma de tecnólogo EAD é igual ao de um curso presencial, mas a possibilidade de estudar quando e onde quiser é um ponto muito positivo. 

O curso de Tecnologia em Banco de Dados EaD da Faculdade Descomplica, por exemplo, é formado por videoaulas de curta duração e dinâmicas, pra você aprender tudo, sem enrolação. Além disso, tem materiais de apoio e muita presença por parte dos professores e tutores.

Assim, o aluno tem a certeza de conseguir um perfil profissional completo pra atuar com segurança nas mais diversas funções que um tecnólogo em Banco de Dados pode assumir.

A gente sabe o quanto o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, por isso uma graduação de qualidade faz tanta diferença na construção da carreira.

Conheça o curso de Banco de Dados e fique por dentro do que acontece na Faculdade Descomplica.