• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que é supply chain e como funciona?

Desde da produção com a até o consumo final de um produto, o processo é longo. Por conta disso, a supply chain management (SCM) é hoje uma questão essencial nas empresas e indústrias.

Estamos falando da gestão da cadeia de suprimentos, que cuida de perto de todo o percurso produtivo de alguma coisa. É algo desafiador? Sim! Mas também é muito interessante, viu?! Continue com a gente e veja como a supply chain funciona!

supply chain - profissional trabalhando dentro de um estoque

Qual é o conceito de supply chain?

Já falamos que se trata da gestão da cadeia de suprimentos, né? Mas não é só isso que você merece saber sobre supply chain management. É que existem cadeias de todos os tipos, mas algumas são mais longas e complexas — e o ponto está aqui.

Pra dar conta de todo o processo, é preciso gerenciar todas as etapas de produção de um jeito sistemático, estratégico e eficiente. E o mercado atual pede justamente essa visão ao mesmo tempo micro e macro da cadeia de suprimentos.

Nesse cenário, a supply chain age no planejamento estratégico de fluxos diversos que sejam relevantes pra empresa. São usadas metodologias específicas pra garantir essa boa gestão de cada etapa da cadeia, pra que sejam otimizados o tempo, as condições adequadas e os resultados.

supply chain - profissionais sorrindo e trabalhando dentro de um estoque

O que faz o profissional dessa área?

A pessoa que se especializa em supply chain fica responsável por organizar o fluxo de processos. Também reforça o lead time, ou seja, reduzir custos e prazos ao longo das etapas de produção.

Ao mesmo tempo, o profissional encontra meios de otimizar as entregas, com uma performance que permite a redução de desperdícios e atrasos. Com isso, garante-se a satisfação do cliente final e, claro, um melhor posicionamento no mercado.

Pra que isso seja possível, além de conhecimento especializado na área, a pessoa conta com sistemas dedicados, softwares e outras inovações com foco em inteligência e dados. Além disso, o profissional:

  • realiza o mapeamento das etapas;
  • faz a integração entre as áreas da empresa;
  • promove a troca de informações com os fornecedores;
  • organiza uma gestão centralizada.
supply chain - profissional conferindo estoque

Como isso funciona dentro da empresa?

O que você precisa ter em mente é que a supply chain não é uma área isolada na empresa. Ela se relaciona com departamentos de finanças, Recursos Humanos, compras, marketing, enfim, tudo que faz parte do processo de produção.

Uma cadeia de suprimentos é o percurso feito na empresa pra que seu produto/serviço chegue ao cliente final. Isso envolve muita coisa, mas, basicamente, a supply chain foca nas áreas de planejamento, compras, produção e distribuição.

supply chain - entregador carregando caixas

Por que relacionar logística e supply chain?

Existe uma relação entre logística e a gestão da cadeia de suprimentos. Afinal, a gestão da cadeia logística de uma empresa é muito estratégica, concorda? Principalmente hoje, com a transformação digital deixando tudo cada vez mais ágil.

Nesse sentido, a supply chain otimiza a logística pra que ela gere valor. Assim, a empresa garante a entrega e o bom funcionamento de todas as etapas da cadeia. Isso é viável com a alocação correta de recursos e pessoas, considerando:

  • fornecedores;
  • estoque, armazenagem e transporte;
  • produção e marketing;
  • tecnologia da informação.

A supply chain management, como você viu, é essencial hoje no funcionamento e sucesso das empresas. Logo, já dá pra imaginar que é uma área não só promissora, mas que requer profissionais capacitados e especializados.

Então, se você tem interesse em trilhar uma carreira na área, vale a pena conferir nossa Pós em Logística e Supply Chain Management, que tal?