• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Soft skills: o que são e como os profissionais podem desenvolvê-las

Você já ouviu falar sobre alguns exemplos de soft skills? Cada vez mais importantes para as empresas, elas tendem a fazer toda a diferença nos processos seletivos.

Quem não possui as soft skills desejadas pelo mercado tem grande desvantagem em relação à concorrência e, por isso, é muito importante se tornar um profissional que se preocupa em desenvolver essas habilidades. 

Nos dias de hoje, ainda é comum que se dê mais importância às capacidades operacionais e de execução de um profissional.

Entretanto, cada vez mais, a inteligência emocional ganha destaque e se torna um fator que pode fazer toda a diferença em um processo seletivo ou até em promoções dentro da companhia.

Habilidades como escuta ativa, gestão do tempo e pensamento sistêmico são essenciais para ter motivação, foco e colaborar de maneira produtiva.

Quer entender melhor as soft skills e como saber se você já possui alguma? Siga as nossas dicas a seguir!

O que são as soft skills e como elas impactam o mercado de trabalho?

A tradução de soft skills para o português pode ser resumida em “habilidades comportamentais”.

Muitas delas já estão presentes em nós e outras podem ser desenvolvidas. Há, ainda, as que fogem do nosso repertório – embora todas possam ser melhoradas.

Especialistas dizem que o QI garante um emprego, a inteligência emocional garante uma promoção e a falta de inteligência emocional faz com que o profissional seja demitido.

É por meio das soft skills que os profissionais podem conquistar espaço e confiança para além de suas habilidades técnicas (hard skills).

Baixe nosso e-book com as 7 soft skills mais buscadas pelo mercado

Nabote, ator do elenco do Porta dos Fundos, usando o telefone ilustrando o conteúdo sobre soft skills

Exemplos de soft skills exigidas pelo mercado

Existem inúmeras soft skills, mas algumas delas não podem faltar em um profissional que almeja as melhores oportunidades. As principais são:

Resiliência

Quem acredita que errar no trabalho é proibido costuma estar sempre estressado e tem muita dificuldade em ouvir feedbacks negativos. Profissionais resilientes compreendem as falhas, as interpretam e criam novos caminhos com base em experiência e aprendizado.

Colaboração

Saber trabalhar em grupo é muito importante no dia a dia das empresas. Quem busca o melhor resultado para si e para toda a equipe deve, eventualmente, tomar atitudes em prol dos seus colegas.

Gestão do tempo

É preciso entender que os rumos dos desafios podem mudar de acordo com imprevistos. Quem consegue entender isso e se adaptar às mudanças sai na frente da concorrência. 

Trabalhar sob pressão

Nas grandes empresas, essas expectativas costumam ser altas e as pessoas precisam aprender como se guiar no dia a dia tendo que suportá-las. 

Escuta ativa

A escuta ativa, que deve ser atenta e empática, faz parte da boa comunicação em uma companhia. É importante compreender sua importância para a compreensão mútua e evolução de todos.

Orientação para resultados

É importante atentar sempre para os objetivos coletivos e pessoais dentro de uma empresa. Para essa habilidade comportamental, o indivíduo precisa saber analisar o que serve e o que não serve, durante a rotina, para gerar o resultado final.

Pensamento sistêmico

O pensamento sistêmico prega que o todo é sempre mais importante do que as partes que o compõem. Ele é fundamental na análise de um sistema complexo como um todo. 

Como saber se tenho alguma soft skill?

Está na dúvida se você possui alguma dessas soft skills ou precisa desenvolvê-las? Vem fazer o nosso teste de soft skill! Totalmente gratuito, ele permite que você descubra o que já está legal e o que pode melhorar.

Desenvolver as soft skills é algo possível e bastante importante para os profissionais. Então, é hora de saber quais são suas fortalezas e pontos fracos.

Dá uma olhada na websérie da Descomplica, feita em parceria com o Porta dos Fundos, e veja quais são as soft skills mais quentes do mercado!