• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Sistemas para Internet: saiba tudo sobre o curso

É difícil pensar em um mundo sem todas as conectividades que temos hoje, né? Assim como a rede se tornou fundamental pra tantos serviços, o mercado precisa de pessoas que tenham conhecimento em Sistemas para Internet.

E é justamente um curso de tecnólogo de Sistemas para Internet que vai qualificar você pra trabalhar nessa área. Como é uma habilidade valiosa pra diversos segmentos, há bastante oportunidade disponível pra quem deseja seguir esse caminho.

Pra melhorar, existem várias possibilidades pra fazer um curso de Sistemas pra Internet até sem sair de casa. É só conhecer as opções disponíveis nesse segmento e traçar os seus planos pra um futuro mais qualificado.

Quer aprender mais? A seguir, você vai entender tudo o que precisa saber sobre um curso de tecnólogo de Sistemas para Internet. Confira!

Sistemas para Internet: Homem pardo de camisa branca, relógio no pulso e barba sentado de costas enquanto mexe em um notebook

Como é um curso de Sistemas para Internet?

Um curso de tecnólogo de Sistemas para Internet qualifica profissionais pra trabalharem com planejamento, implantação e manutenção desse tipo de solução. Vale lembrar que sistemas para internet são qualquer estrutura criada pra atender produtos e serviços hospedados na rede.

A grade curricular envolve conhecimentos de desenvolvimento de software, TI e plataformas web. Além disso, o aluno aprende sobre tecnologias disruptivas e segurança na rede. Ou seja, é uma escolha perfeita até pra quem nunca fez um curso de tecnologia antes.

Esse tipo de curso costuma ter um aspecto prático bastante presente. Afinal, é importante que os alunos possam testar o aprendizado adquirido ao construir protótipos e provas de conceito. A internet é flexível o suficiente pra que novas ideias possam surgir com frequência.

A escolha por um curso de Sistemas para Internet é ideal pra quem tem raciocínio lógico afiado e gosta da área de tecnologia. Também é valioso ser uma pessoa com perfil empreendedor, já que você vai poder se qualificar pra construir suas próprias soluções.

Sistema para Internet: foto em zoom de um teclado de um notebook

Quem cursa Sistemas para Internet pode trabalhar em quais áreas?

Um curso como o de Sistemas para Internet é capaz de abrir portas bem interessantes e variadas. Um tecnólogo formado nessa área pode ocupar cargos de diversos tipos em empresas ou até empreender com suas próprias soluções. É só entender qual é o caminho que você quer seguir em sua vida.

Veja, a seguir, as principais áreas em que é possível trabalhar depois de cursar Sistemas para Internet.

Desenvolvimento de aplicações web

As aplicações web estão por todos os lados. Afinal, o navegador de internet atual está mais potente, assim como a conexão das pessoas. Dessa forma, existem serviços de vários tipos que precisam de desenvolvedores capacitados.

Quem se forma em Sistemas para Internet pode buscar por oportunidades de desenvolvimento focado em aplicações web. Isso inclui, não só a criação dessas soluções, como também a manutenção e aprimoramento delas.

Criação de aplicativos móveis

Nos últimos anos, ficou difícil imaginar a vida sem aplicativos pra celular. As empresas estão totalmente voltadas a essa demanda, o que exige profissionais qualificados em Sistemas para Internet. Afinal, a maioria dessas soluções usa redes conectadas pra funcionar.

Essa é uma área que oferece bastante oportunidade pra trabalhar em organizações de todos os tamanhos. Por outro lado, é possível empreender ao criar seus próprios apps e ganhar dinheiro com eles.

Construção de plataformas internas

Quem cursa Sistemas para Internet não precisa necessariamente trabalhar com soluções pro público externo. Além disso, existe bastante demanda pra gente qualificada pra planejar e criar plataformas internas.

Esse tipo de trabalho exige bastante familiaridade com áreas específicas. Afinal, o objetivo é entregar uma solução que atenda às necessidades particulares de um negócio. Por fim, também é possível trabalhar na manutenção de plataformas que já existem.

Suporte técnico e assessoria ao cliente

Os conhecimentos dessa área também são valiosos pra área de suporte e atendimento ao cliente. Afinal, como existem cada vez mais soluções desse tipo, há demanda pra quem possa ajudar o público a utilizá-las.

As pessoas que trabalham com suporte técnico precisam ser profundamente familiarizadas com o produto ou serviço que atendem. Ou seja, não só há a exigência de um curso qualificador, como também uma boa identificação com a empresa em que atua.

Gestão de projetos para web

Outra possibilidade pra quem se forma em Sistemas para Internet é atuar na gestão de projetos desse tipo. Desse modo, exige não só os conhecimentos técnicos, como também a capacidade de se organizar e liderar uma equipe.

Uma pessoa nessa posição tem a responsabilidade de garantir que cada etapa de desenvolvimento transcorra sem atrasos. Além disso, é alguém que deve sempre enxergar novas soluções e caminhos pra serem trilhados.

Imagem mostra uma sala com diversos computadores e alguns homens trabalhando em sistemas para internet

Qual é o salário de quem faz um curso de Sistemas para Internet?

Depois de tudo o que você aprendeu até aqui sobre um curso de Sistemas para Internet, é normal estar se perguntando se ele vale a pena financeiramente. Então, o melhor jeito de ter certeza é conferindo dados relacionados ao salário de quem atua nessa área.

Segundo dados do CAGED, eSocial e Empregador Web, a média de salário de um tecnólogo em Sistemas para Internet é de R$ 5.730,95. A pesquisa também apontou que o teto salarial dessa área fica em R$ 12.655,21.

Esse levantamento também apontou que o estado de São Paulo é o que paga melhor nessa área. Em seguida, vêm o Distrito Federal e o Rio de Janeiro.

Em primeiro plano algumas folhas de uma planta e ao fundo, um pouco embaçado, a tela de um notebook aberta em uma videochamada com diversas pessoas

Onde estudar Sistemas para Internet?

Um curso de tecnólogo de Sistemas para Internet está disponível em um bom número de faculdades brasileiras. Pra tomar a sua decisão, é importante levar em conta a reputação dela, a grade curricular e o perfil dos professores.

Felizmente, existem opções no formato EaD pra quem deseja desfrutar das oportunidades oferecidas por um curso de Sistemas para Internet. Ou seja, você vai poder se qualificar de uma maneira que se encaixa, até mesmo, nas rotinas mais apertadas.

Também vale a pena buscar por opiniões de ex-alunos da instituição de ensino que você cogita escolher. Dessa forma, você vai poder perguntar a respeito dos pontos fortes do curso e quais portas ele abriu profissionalmente.

Um curso de Sistemas para Internet é uma forte tendência em qualquer área. Afinal, há cada vez mais soluções totalmente baseadas na rede. Isso exige a experiência de um profissional qualificado pra planejar, desenvolver e manter esses sistemas. Pra isso, é fundamental escolher um curso de qualidade pra obter esse conhecimento.

Já que o assunto é se qualificar, que tal conhecer um ótimo caminho pra fazer isso? É só acessar o site e conhecer o curso de Sistema para Internet da Faculdade Descomplica.