• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Segurança na internet: confira 5 dicas para aumentar sua proteção

Em uma época onde quase todas as nossas atividades podem ser feitas de forma online, falar sobre segurança na internet nunca é demais. Além de ficarmos a cada dia mais conectados, o ambiente virtual reproduz o real, com riscos e ameaças constantes.

Assim, saber proteger tudo que colocamos nos ambientes virtuais é muito importante pra garantir a segurança na internet. Por isso, sempre vale relembrar alguns cuidados básicos pra manter nossas conexões e nossos dados seguros. 

A gente preparou um conteúdo bem completo sobre o assunto. Então, bora lá conferir 5 dicas de como se proteger dos riscos da internet e aumentar a segurança na web.

pessoa trabalhando no computador com segurança

1. Mantenha-se informado sobre segurança na web

Dizer que a internet é um universo extremamente dinâmico é uma redundância. No que se refere à segurança na web, isso é ainda mais evidente. A cada hora, surgem novas ameaças que colocam em risco seus dados e sua privacidade.

Logo, é importante ficar sempre atento às novidades do setor. Procure acompanhar as notícias para conhecer os novos riscos e também os novos dispositivos de segurança.  

segurança na internet - quadrados com letras formando a palavras "password" (senha)

2. Cuide de suas senhas

A senha é a ferramenta mais básica pra garantir a proteção na internet. Por isso, é importante tomar alguns cuidados com ela. Ao criar a sua, evite palavras curtas, óbvias ou lógicas, como o seu sobrenome ou a sua data de nascimento.

Também evite salvar as suas senhas no computador. Outro cuidado importante é trocar os caracteres periodicamente. Pra facilitar esses cuidados, você pode utilizar um gerenciador de senhas, aplicativos que oferecem praticidade e segurança.

segurança na internet - tela de notebook com as palavras "virus detected" (vírus detectado)

3. Invista em um bom antivírus

A oferta de wifi gratuito é uma comodidade que muitos estabelecimentos oferecem aos seus clientes. Embora às vezes seja difícil resistir a essa comodidade, fique atento: as redes públicas deixam o seu dispositivo vulnerável.

Quando utiliza a rede wifi de terceiros você está, na realidade, abrindo uma porta de entrada para o seu dispositivo. Por isso, sempre que possível é recomendável usar o pacote de internet do seu celular. Não se esqueça disso, viu?

segurança na internet - pessoa fazendo download pelo celular

5. Cuidado com downloads e softwares suspeitos

Quanto à instalação de aplicativos e aos downloads de arquivos pro seu celular, tablet ou notebook, há uma regra de ouro da internet segura: se você não tem 100% de certeza sobre sua procedência, fique longe deles.

Instalar apps e baixar arquivos desconhecidos é um dos principais fatores de risco na internet. Eles são o canal de acesso da maioria das ameaças aos seus dados e à sua privacidade.

Preocupação de qualquer pessoa ou organização que vive em um contexto digital, a segurança na internet pode ser, também, uma oportunidade de carreira.  E o mercado é promissor para profissionais que conhecem tudo sobre segurança na web.

E você pode aproveitar esse momento se preparando no MBA em Segurança da Informação da Pós Descomplica. Nossos cursos são 100% online, com uma metodologia de ensino eficaz e focados nas necessidades do mercado. Então, não perca tempo! Conheça nossos cursos e desbrave o mercado de segurança na internet.