• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como fazer uma segunda graduação? Saiba como funciona

A escolha de um primeiro curso superior nem sempre vai determinar o seu futuro. Por esse motivo, fazer uma segunda graduação pode ser a solução pra impulsionar sua carreira profissional e alcançar suas metas mais desafiadoras.

De certo, nunca é tarde pra trilhar novos caminhos rumo a um futuro mais promissor.

Tendo isso em vista, hoje vamos mostrar a importância de cursar uma segunda faculdade e aproveitar as oportunidades que o mercado oferece pra quem foca em mais preparação e investe na vida profissional.

Logo, mesmo que você já tenha um diploma de curso superior, mas está pensando em ingressar em outra área, ou mesmo complementar a que você já atua, este material tem todas as informações que você precisa.

Aproveite a leitura!

segunda graduação – duas pessoas conversando em mexendo no notebook

Por que é importante ter uma segunda graduação?

Em primeiro plano, pode-se afirmar que um dos principais motivos pra ingressar em uma nova faculdade é a alta competitividade do mercado.

Ou seja, o fator concorrência exige que os profissionais se mantenham cada vez mais alinhados com as tendências do universo corporativo.

Sendo assim, a orientação é que mesmo quem já é formado procure cada vez mais por qualificações. Isso ajuda não apenas a se preparar pra enfrentar a concorrência pelos melhores empregos, mas, ao mesmo tempo, supre as necessidades e demandas profissionais das empresas.

Por tal razão, ao investir em um segundo curso, você vai estar se preparando pra conquistar seus objetivos e explorar novas possibilidades de carreira.

Não raro, as oportunidades de emprego em determinadas áreas são escassas, principalmente naquelas com salários mais atrativos.

Portanto, a educação contínua é o diferencial pra impulsionar uma carreira de sucesso e construir importantes degraus pra crescer profissionalmente.

Certamente, o caminho mais provável pra atingir esse patamar é por meio de uma segunda graduação.

segunda graduação – pessoa com expressão de dúvida

É necessário fazer vestibular novamente?

Depende. Algumas instituições aceitam o diploma da graduação anterior no lugar do vestibular. Já outras, exigem que você faça o vestibular de novo.

Por esse motivo, é legal saber que você pode se matricular diretamente a depender de onde você vai estudar, sem o estresse e a ansiedade que comumente acompanham os processos seletivos das faculdades.

Mas o ideal é você verificar as normas e a matriz curricular da instituição de ensino de seu interesse.

Porque, de acordo com a área que você for cursar, é possível fazer o reaproveitamento das disciplinas que já cursou e, assim, adiantar boa parte do curso.

segunda graduação – pessoa com as mãos na cabeça em frente a livros

Como escolher o melhor tipo de curso?

Inegavelmente, pra quem busca se destacar no mercado e ter um padrão de vida diferenciado, somente um curso superior não é o bastante.

Por conta disso, o ideal é aproveitar a experiência acadêmica adquirida e investir em você por meio de uma nova formação de nível superior.

Ou seja, a crescente demanda de cursos e especializações em novas modalidades — como o ensino a distância, por exemplo — e as oportunidades de créditos estudantis, facilitaram muito o acesso ao ensino superior.

Com isso, ter uma faculdade não é mais um diferencial de competitividade.

Nesse contexto, quem decide mudar de carreira ou mesmo atualizar-se dentro de sua área de formação, certamente vai estar um passo à frente de quem ainda não percebeu isso.

Logo, independentemente do tipo de curso, o que importa é potencializar as chances de conquistar as melhores oportunidades profissionais.

segunda graduação – pessoa preenchendo um calendário

Qual o tempo de duração da segunda graduação?

Quanto ao prazo dos cursos, pro estudante que já é formado, há vantagens significativas que aumentam as chances de concluir a segunda faculdade mais rápido. Confira: 

  • tecnólogo superior: dependendo da área, o tempo do curso pode ser inferior a dois anos;
  • graduação EaD: pra modalidade de graduação a distância, o tempo de curso pode ser de dois a três anos;
  • formação pedagógica: pra quem pretende dar aulas, essa formação pode ser feita em apenas três semestres;
  • aproveitamento de estudos: principalmente pros cursos EaD, há possibilidade de dispensar disciplinas da mesma área e antecipar a conclusão.
pessoa estudando no livro e no tablet

Quais as vantagens de investir em uma segunda graduação?

Nesse momento, você vai saber quais são os maiores benefícios em fazer um segundo curso superior. Confira!

Mais janelas de oportunidades em sua carreira

Certamente, quem faz duas graduações tem muito mais condições de se dar bem em entrevistas de emprego e atingir suas metas profissionais.

Além do mais, com dois cursos, torna-se mais fácil que uma graduação complemente a outra e amplie oportunidades e horizontes.

Como você sabe, na hora de participar de um processo seletivo, por exemplo, quem tem mais conhecimento técnico e habilidades necessárias à função será, sem dúvidas, um forte candidato à vaga.

Muito mais crescimento profissional

Em geral, o profissional com duas faculdades completas apresenta um potencial dobrado pra desempenhar funções relativas aos cargos de sua área.

Por conseguinte, ele pode contribuir em muitos aspectos dentro de uma organização. 

Melhores salários 

Sem dúvida, quem tem melhor formação também tem mais chances de assumir papel de liderança dentro das equipes e ter sucesso profissional.

Logo, o profissional pode crescer muito mais, conquistar promoções específicas e receber os melhores salários.

Portanto, a maior experiência acadêmica certamente vai colocar o profissional em posições mais elevadas na empresa.

Em suma, ao fazer uma segunda graduação, você vai estar sempre um passo à frente de muitos estudantes e profissionais.

segunda graduação – mãos digitando um notebook, copo e caderno ao lado

O que considerar ao escolher a modalidade de ensino?

Por fim, é muito fácil encontrar um bom curso superior no ramo de sua preferência.

Todavia, não basta apenas definir a área, pois há outros critérios igualmente relevantes e que podem influenciar bastante a sua formação acadêmica.

Por essa razão, ao procurar o curso de seu interesse, verifique se a instituição oferece a possibilidade de cursos a distância.

Nesse método, você terá bem mais flexibilidade de horários, além da praticidade de assistir às aulas em qualquer hora e lugar. 

Portanto, uma segunda graduação EaD permite que você estude de onde estiver. É uma solução inovadora, pois o aluno acompanha as tendências e permanece antenado com o mundo.

Assim, há maior percepção de valor quando você concilia seus objetivos com os benefícios que essa metodologia de ensino proporciona.

Gostaria de conhecer as melhores opções de cursos EaD disponíveis? Entre em contato com a Faculdade Descomplica!