• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Saiba aqui qual o papel de um administrador e quais as áreas de atuação

Acha que Administração é a sua praia, mas não sabe exatamente o que um administrador de empresas faz? Calma que a gente te ajuda! Tem coisa pra caramba que esse profissional pode fazer, sabia?

Um administrador, basicamente, tem funções estratégicas dentro de empresas de todos os portes, em qualquer setor. Além disso, ele pode atuar como autônomo, prestando consultoria, ou abrir seu próprio escritório.

Com inúmeras possibilidades no mercado de trabalho, sua formação passa por diferentes áreas do conhecimento. Por isso, ele é preparado para atuar em setores como Marketing, Produção, Serviços, Recursos Humanos e Finanças.

Vale a pena entender melhor o que um administrador faz e conferir se essa é a profissão certa pra você. Depois, é só prestar vestibular!

O que um administrador faz

Quem cursa Administração é capaz de planejar estratégias e gerenciar o dia a dia de uma empresa. É claro que cada um tem suas atribuições, mas, em geral, um administrador faz o seguinte:

  • Trabalha para deixar a empresa mais lucrativa
  • Conduz o relacionamento entre empresa, funcionários e fornecedores
  • Organiza projetos de marketing, publicidade e promoções de venda de serviços ou produtos
  • Coordena a compra das matérias-primas, o estoque e a venda dos produtos 
  • Cuida do orçamento e fluxo de caixa
  • Auxilia no processo de definição de metas e estratégias da empresa
  • Planeja e monitora ações de sustentabilidade e responsabilidade social
  • Lidera equipes, motivando os colaboradores para chegar às metas da empresa

Em constante expansão, o mercado de trabalho para um administrador é vasto. Há muitas oportunidades de trabalho tanto no setor privado quanto no público e, por isso, ele pode se adaptar facilmente para atuar em áreas novas.

Quando opta por trabalhar no setor público, o administrador precisa fazer um concurso. Se passar, pode atuar em áreas como hospitais, bancos, universidades e órgãos estaduais e federais.

Já no setor privado, o administrador tem uma gama extensa à sua disposição. Ele pode trabalhar com hotelaria, indústria, comércio, hospitais, bancos, organizações no exterior ou abrir sua própria empresa.

Como o curso de Administração prepara um profissional

Um bom curso de Administração, reconhecido pelo MEC, é oferecido em grau de bacharelado, com duração média de quatro anos, nas modalidades de ensino presencial e a distância.

As disciplinas que fazem parte da grade curricular são variadas, indo desde Matemática e Estatística até Direito e Sociologia, por exemplo. A partir do segundo ano, o aluno tem contato com matérias mais específicas da área, como Logística, Finanças, Marketing e Recursos Humanos.

Como o administrador tem uma formação mais generalista, que aborda várias áreas do conhecimento, é recomendável que ele faça uma pós-graduação quando identificar sua área específica. Assim, ele consegue focar sua atuação em um segmento específico.

Você sabia que Administração é o segundo curso com mais alunos matriculados? São mais de 170 mil, de acordo com o Censo de Educação Superior!

Pra dar conta de todos esses estudantes, há muitas instituições que oferecem cursos de Administração, mas saber como escolher a melhor é fundamental para se destacar no mercado depois de formado.

A faculdade Descomplica oferece graduação em Administração totalmente online e com preços que certamente cabem no seu bolso. Nossos professores e nosso conhecimento, combinados com sua força de vontade e dedicação, são o conjunto perfeito pra decolar na carreira!

Somos reconhecidos pelo MEC com nota máxima na avaliação e disponibilizamos material de apoio completo para que os alunos consigam estudar quando e onde estiverem. Dá uma olhada no nosso curso e aproveite!