• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Saiba como escolher uma boa roupa para entrevista e arrasar na primeira impressão!

A primeira impressão é a que fica! A frase já virou até clichê. Mas que existe uma verdade por trás dela, isso existe! Escolher a roupa para entrevista é tão importante quanto a informação que você acrescenta no currículo, sabia?

Isso porque o modo como as pessoas se vestem sempre comunica algo. É até instintivo os outros levantarem hipóteses a partir de detalhes nas vestimentas.

E é por isso que a gente quer te ajudar nesse assunto! Aqui, vamos dar algumas dicas de como escolher a roupa mais apropriada pra sua entrevista de emprego. Vamos lá?!

roupa para entrevista – manga de um blazer social em destaque

Considere a empresa e o cargo

Considerar esses dois quesitos é muito importante, afinal, será a partir disso que você conseguirá discernir aquilo que pode cair bem e o que pode ficar meio sem noção. 

Por exemplo, trabalhar em lojas de shopping pode pedir algo mais descontraído do que tentar um cargo na carreira de advocacia, por exemplo, ou até na direção de uma multinacional.

E não é porque o processo vai acontecer pela webcam que você pode aparecer no vídeo usando um pijama, viu? Considerar a roupa para entrevista online é indispensável também.

roupa para entrevista – uma pessoa com blusa clara e uma com blazer escuro

Prefira cores neutras

Ainda que a empresa tenha um clima bastante informal, evite, nesse primeiro momento, usar algo muito chamativo.

O ideal é seguir pra cores mais neutras, por exemplo: branco, cinza, preto e azul-marinho. Na maioria dos casos, vale optar por um estilo casual: que tal uma calça jeans básica e uma camisa social branca?

Nem precisamos dizer que é importante deixar no armário aquela camiseta de time de futebol ou de banda de música, né?

Pelo menos até a contratação. Se tudo der certo e se a empresa não tiver um código de vestimenta, então poderá se sentir de maneira mais livre sobre o assunto.

roupa para entrevista – duas pessoas de social se cumprimentando

Evite roupas justas e curtas

Essa dica vale pra todos, viu? Decotes, saias curtas, shorts e blusas do estilo cropped podem ajudar a criar looks estilosos em encontros com a galera ou no churrasco de família, mas pra conhecer o futuro local de trabalho, não.

Portanto, confira esses detalhes antes de sair de casa:

  • ao levantar os braços, a camisa mostra a barriga?
  • o decote da blusa é grande?
  • a calça, a saia ou vestido permitem que você consiga se sentar de maneira confortável e participar de dinâmicas sem se preocupar?
roupa para entrevista – pessoa com toalha na cabeça se maquiando no espelho

Cuide do básico

Pode parecer aquele velho discurso de mãe e pai, mas saiba que cuidados básicos com a higiene também fazem parte do modo como a gente se mostra pro mundo, podendo influenciar, inclusive, na avaliação de quem está recrutando.

Nunca é demais falar sobre estes pontos:

  • rosto lavado, sem sujeira nos olhos;
  • dentes escovados;
  • barba bem cuidada;
  • cabelo penteado;
  • maquiagem leve (apenas um corretivo e um rímel podem funcionar muito bem).
roupa para entrevista – sorriso de uma pessoa em destaque

Enfeite-se com um bom astral

Pessoas alegres tendem a ser recebidas com mais simpatia. Não precisa forçar algo que não tem a ver com a sua personalidade, principalmente se a timidez fizer parte dela.

Mas a sua expressão facial e um sorriso nos lábios fazem total diferença na linguagem corporal, viu?

Enfim, não importa se você procura uma roupa para entrevista de estágio, de emprego jovem aprendiz ou se já é um posto mais elevado na carreira.

Os trajes dão um toque especial à mensagem que você quer passar, por isso devem ser escolhidos com atenção, ok?

A gente pode apostar que as dicas que passamos até aqui vão fazer uma diferença enorme na sua contratação. Mas sabe o que mais fará muita diferença? Uma boa formação! 

Quanto a isso, a gente também pode te ajudar! O Descomplica conta com cursos 100% online, nota máxima no MEC e as mensalidades com o melhor custo-benefício do mercado. Conheça e comece hoje mesmo!