• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Aprenda agora as melhores maneiras de organizar sua rotina de estudos EAD

Aposto que você já ouviu alguém dizer que estudar a distância é moleza, que não se aprende como no presencial, dentre outras coisas. Mas a gente sabe que isso não é verdade e que pra não se dar mal nos estudos é preciso ter uma rotina de estudos EAD.

O próprio mercado de trabalho já entendeu que os estudantes advindos de cursos EaD são tão, ou mais, preparados pros empregos que os que estudaram no ensino presencial.

Pra falar a verdade, alguns especialistas afirmam que essa modalidade de ensino exige que o aluno desenvolva mais habilidades pra conseguir entrar no ritmo e manter a matéria em dia.

Portanto, pra dar uma força na sua organização diária, a gente reuniu aqui as melhores dicas que vão te possibilitar criar a melhor rotina de estudos EAD. Então, continue a leitura!

Como organizar uma rotina de estudos EAD

A gente sabe que os cursos à distância atingem um público muito variado, que vai desde as pessoas que podem aplicar seus esforços exclusivamente ao aprendizado, até aquelas que se dividem entre trabalho e estudos.

Como consequência disso, algumas pessoas têm mais tempo que as outras pra dedicarem-se aos compromissos do seu curso.

Mas a gente também sabe que a educação é o caminho mais seguro pra uma mudança de vida. Por isso, este texto foi feito pensando em ajudar você que se encontra em qualquer uma dessas realidades a se dar bem nessa jornada.

Segue a lista com as melhores dicas pra você organizar sua rotina de estudos EAD.

1. Separe um horário para os estudos

No ensino a distância há uma flexibilidade de horários. Esse é um fator que ajuda justamente quem precisa trabalhar e estudar. Afinal, essas pessoas podem adaptar os estudos à sua realidade.

No entanto, separar um horário exclusivamente pra estudar é essencial também pra quem tem bastante tempo livre, caso contrário você vai se dispersar. Além disso, é a repetição rotineira que faz surgir um novo hábito.

Se você não dedicar um espaço de tempo diário pra assistir às aulas, fazer as atividades, realizar as leituras etc., é bem provável que se ocupe com outras coisas e quando perceber estará com muita matéria atrasada.

Por isso, a primeira coisa que você deve fazer na organização da sua rotina de estudos EAD é marcar na agenda um período diário em que você focará exclusivamente os estudos.

2. Selecione um ambiente apropriado

Se seu objetivo é aprender, você já deve imaginar que estudar enquanto assiste TV ou quando está deitado na sua cama não são as melhores opções. Pro melhor aprendizado, o ideal é ter um ambiente organizado e silencioso.

Afinal, ter um local propício pro aprendizado é algo que vai influenciar bastante o seu desempenho acadêmico. No entanto, pra algumas pessoas, o desafio maior nesse momento é a falta de silêncio.

No entanto, não deixe de estudar caso não consiga ter esse ambiente ideal na sua casa.

O que você precisa é encontrar as melhores condições que estão dentro da sua realidade, e não transformar a falta do ambiente ideal em um fator que vai te impedir de realizar seus objetivos.

Algumas dicas pra amenizar problemas nesse sentido são:

  • converse com as pessoas que moram com você pra se esforçarem um pouco pra manterem o ambiente silencioso naquele espaço de tempo que você separou pra estudar;
  • procure um ambiente distante de movimentos e distrações;
  • se puder, compre um abafador de ruídos;
  • ouça músicas no fone de ouvido que aumentam a concentração (há playlists no YouTube com essas músicas).

3. Não deixe para depois

Adiar tarefas que no momento não são urgentes é uma prática comum entre as pessoas. A tendência é deixar pra fazer quando o prazo está próximo do fim. No entanto, isso pode atrapalhar sua rotina de estudos EAD.

A princípio, uma atividade deixada de lado pode parecer inofensiva, mas quando se tem várias disciplinas por período, é fácil perder o controle da situação quando menos a gente imagina.

Assim, quando a ficha cai, o prazo está próximo do fim e não há o tempo necessário pra realizar essas atividades com o devido capricho. Resultado: a entrega dos trabalhos é feita com uma qualidade inferior do que a capacidade de fazer do aluno.

Também é sempre bom ter um tempo de sobra em períodos de provas, pra que você possa revisar a matéria. O que dificilmente ocorrerá se estiver cheio de trabalho atrasado pra fazer.

Além disso, nunca se sabe quando acontecerão imprevistos. Por isso, procure sempre fazer as obrigações do seu curso com antecedência, pra evitar dor de cabeça.

4. Não abra mão do descanso

É muito importante que você tenha ciclos de descanso. Pois, não ter esses momentos pra recarregar suas baterias, também pode prejudicar sua rotina de estudos EAD.

Seu corpo e sua mente precisam de pausas pra você conseguir extrair o melhor deles. Portanto, é essencial que tenha boas noites de sono e momentos de lazer pra ter bons resultados.

Ademais, sua atenção e seu foco não são inesgotáveis. Por isso, é importante que você organize seus estudos em blocos de tempo, programando pausas entre eles pra uma pequena distração. Assim, o cérebro descansa um pouco pra voltar o mais rápido possível.

Pesquise sobre o método pomodoro de organização do tempo. Esse método, vai te ajudar a entender como organizar seus estudos em blocos de tempo.

Está à procura de uma boa instituição para fazer uma graduação EAD?

Deu pra ver que um curso EAD não é brincadeira, né? Pois exige um certo esforço dos estudantes, que precisam encarar esse percurso de forma séria pra que tenham sucesso e alcancem seus objetivos.

Além do mais, o ensino a distância associado ao uso das novas tecnologias educacionais tem um potencial enorme, preparando com excelência os alunos que optam por essa modalidade de ensino.

Na era digital, é possível presenciar os benefícios que os avanços tecnológicos proporcionam no cotidiano de todos e o processo de ensino-aprendizagem não pode ficar de fora dessa realidade.

Dessa forma, a Faculdade Descomplica, que tem nota 5 no MEC (a nota mais alta), dispõe de um quadro de professores com mestrado ou doutorado, além de cursos 100% online e, por incrível que pareça, oferece preços que cabem no seu bolso.

Visite a página e conheça todos os cursos disponibilizados pela Faculdade Descomplica!