• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Referências profissionais: qual a importância e por que possuí-las?

Um bom currículo, boas experiências e boas recomendações profissionais são importantes. Especialmente, pra candidatar-se a uma vaga ou processo seletivo de uma empresa. Afinal, as referências profissionais são extremamente fundamentais e contam pontos a mais nas seleções.

Ser referenciado é um pilar bastante importante quando se trata de destaque em uma seleção de emprego. Contudo, os recrutadores hoje procuram por, pelo menos, uma referência no currículo dos candidatos ou durante o processo de recrutamento.

Agora, se você quer saber mais sobre a importância das referências e como escolher as melhores, confira o texto. A gente vai te explicar logo abaixo.

O que são referências profissionais?

Primeiramente, é imprescindível explicar sobre esse aspecto. É através das referências que você pode alcançar maior credibilidade em uma seleção de emprego. Normalmente nas referências são postas qualidades e habilidades.

As referências profissionais podem ser feitas por outros profissionais (do seu emprego passado, estágio, voluntariado etc.). Essas pessoas que realizam a referência/indicação, normalmente, estiveram presentes na sua caminhada como profissional ou na sua formação como um. Em suma, essas menções podem ser feitas através de e-mails, cartas, citações no currículo e telefonemas.

Em segundo lugar, mas não menos importante: recomenda-se que as referências não sejam feitas por amigos próximos ou familiares. É preciso se atentar a isso se deseja causar boas impressões e ser credível. Por conseguinte, é mais credível que só algumas pessoas possam fazer isso.

Quem pode realizar referências?

  • ex-colegas de trabalho;
  • empregadores;
  • responsáveis pelo setor de Recursos Humanos (RH) da empresa que o profissional trabalhava etc.

Antes de pedir uma recomendação, indica-se que o profissional converse antes com quem vai falar sobre ele. Acima de tudo, é fundamental que a pessoa esteja de acordo em fazer uma carta de referência, por exemplo.

Por que é importante ter referências profissionais?

  1. Pra que o seu “possível novo empregador” conheça mais sobre suas qualidades profissionais e pessoais. Ele precisa ter conhecimento de como você é — como pessoa e como profissional — pra, assim, saber se vai te contratar ou não.
  2. Porque ao ter referências você se destaca. Além disso, poucas pessoas ao participar de seleções pensam a respeito de suas referências. Portanto, é bom ter ótimas referências.
  3. Caso as referências sejam citadas no currículo, o documento ficará ainda mais atrativo.

O que deve constar nas referências profissionais?

Em primeiro lugar, o funcionário deve ser apresentado como um todo: se ele é responsável, se sabe gerir o tempo, se possui proatividade, se realizava as tarefas de maneira correta e no tempo correto. Além disso, é bem importante indicar sobre a ética do profissional, se é confiável e leal ao trabalho em equipe.

Em segundo lugar, também é desejado que mencionem as principais qualidades e habilidades. Ainda, a capacidade de trabalhar em equipe e de se relacionar com os demais.

Gostou de entender um pouco mais sobre referências profissionais? Agora, a gente te indica que você continue a desenvolver seus conhecimentos. Afinal, não esqueça que além de um bom currículo, é necessário se tornar um bom profissional, ou seja, conhecimento é imprescindível.

Pra isso, você pode conhecer as Pós-Graduações da Faculdade Descomplica agora mesmo! Aqui, você encontra especializações nas diversas áreas do conhecimento, como: Direito, Gestão, Marketing, Tecnologia, Educação, Engenharia, Saúde e Diversidade.