• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Quanto ganha um Intérprete de Libras?

Pensando em trabalhar com a Língua Brasileira dos Sinais? Então, que tal saber quanto ganha um Intérprete de Libras e como é o mercado?

Assim como o trabalho do Tradutor de Libras, o do Intérprete é um dos principais responsáveis por garantir o acesso à informação pra comunidade surda.

Você provavelmente já viu alguns deles, por exemplo, em propagandas eleitorais.

Mas o profissional também é importante em escolas, consultas médicas e ambientes culturais. Você já vai ver um pouco mais sobre como a profissão funciona e como é a remuneração. Bora?

quanto ganha um Intérprete de libras – parte inferior de um balão de conversa

O que é Libras?

Libras é a língua de sinais voltada à comunicação com deficientes auditivos no Brasil. O modelo se baseou na Língua de Sinais Francesa, criada no século XVIII.

O professor francês Ernest Huet era deficiente auditivo e foi justamente quem esteve por trás da primeira escola ligada à educação da comunidade surda por aqui.

O debate sobre o uso de línguas de sinais ou de oralismo sempre esteve presente no Brasil e, nos anos 70, foi usada uma solução meio-termo chamada “Conhecimento Total”: em que os sinais eram combinados com outros métodos.

Mas a Lei que regulamenta Libras como meio de comunicação e expressão só entrou em vigor em 2005, por meio de um Decreto. A língua funciona a partir de movimentos e expressões faciais, contando com uma estrutura gramatical diferente do português.

quanto ganha um Intérprete de libras – orelha com aparelho auditivo

Quanto ganha um Intérprete de Libras?

De acordo com o portal Vagas, o salário inicial de um Intérprete de Libras é abaixo de R$ 1.400,00, tendo como valor médio R$ 1.900,00. Já um profissional experiente ganha acima de 2.500,00.

Entre as graduações mais frequentes pintam Pedagogia e Educação, mostrando-se como uma profissão majoritariamente feminina — com mais de 70% das pessoas que seguem a carreira sendo mulheres.

As alternativas profissionais variam. O trabalho pode ser feito em escolas, universidades, repartições, empresas privadas, setores da imprensa ou órgãos do governo e da polícia. O trabalho também pode ser feito em reuniões ou congressos.

quanto ganha um Intérprete de libras – pessoa conversando em libras

Como funciona a carreira?

Os principais requisitos pra trabalhar como Intérprete de Libras é o ensino médio completo e uma formação em cursos profissionalizantes ou em instituições de nível superior.

Assim, faculdades como Pedagogia, Educação, Letras e Fonoaudiologia também podem contar com habilitação no assunto.

Desse modo, a profissão tem um perfil profissional mais específico e empático. Por isso, valores como solidariedade, honestidade, imparcialidade e respeito são importantíssimos.

Embora as pessoas estejam no mercado há um bom tempo, a regulamentação é presente apenas desde 2010. Uma exigência dos profissionais é o sigilo, já que a intimidade de muitas pessoas pode estar sujeita ao intérprete.

Saber quanto ganha um intérprete de Libras é útil na hora de definir suas expectativas em relação à carreira e descobrir se a profissão realmente é pra você.

Os profissionais são os principais responsáveis por intermediar a comunicação entre a comunidade surda e os falantes da língua oral.

Por isso, não só as formações são importantes, como também apostar naquelas que cabem no bolso, certo? Então, vale ficar de olho em faculdades que oferecem descontos e se preocupam em tornar os cursos acessíveis.

Confira as formações da faculdade Descomplica e invista em uma plataforma 100% online.