• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Quando fazer uma pós-graduação: existe hora certa?

Após a faculdade ou depois de algum tempo de carreira, pensamos sobre quando fazer uma pós-graduação. Afinal, continuar estudando é muito importante para crescer profissionalmente. E o curso se destaca no currículo.

Mas achar a hora certa nem sempre é fácil. É necessário considerar o tempo, o tipo de curso e o investimento que você pode fazer. 

Por isso, você vai precisar pensar nas suas metas para o futuro. Além disso, organizar as suas finanças e ter foco para alcançar seus objetivos.

A boa notícia é que existem várias opções de cursos e uma delas vai combinar com você. Neste artigo, vamos dar dicas sobre como saber a hora de fazer uma pós para você tomar a sua decisão. Confira!

O que se perguntar para descobrir quando fazer uma pós-graduação?

Antes de descobrir quando fazer uma pós-graduação, você precisa pensar no momento que você vive enquanto profissional. Existem pessoas que emendam a faculdade com a pós e outras que realizam algum tempo depois.

Não existe certo e errado, mas se aprofundar nos seus conhecimentos vai ajudar a acelerar seu crescimento.

Sendo assim, são cursos que podem ser realizados em vários momentos da carreira. Tudo depende da sua vontade de se especializar e turbinar o seu currículo.

Mas as pessoas que demoram muito para continuar os estudos correm o risco de crescer mais devagar na carreira. Portanto, fazer uma pós é muito importante para continuar se aprimorando.

Veja algumas perguntas que você pode fazer para descobrir se é a hora certa para você:

Preciso passar um tempo no mercado antes de voltar a estudar?

Pessoas que acabaram de sair da faculdade podem não se sentir preparadas para entrar em uma pós graduação. Além disso,  é muito normal ainda não ter um tema em que desejam se especializar. 

Desse modo, conseguir um emprego pode ajudar muito a entender se uma área específica funciona para você. Passar um tempo trabalhando com outras pessoas vai ajudar a tirar dúvidas e desenvolver o gosto por uma área específica.

Mesmo assim, ser recém-formado não deve ser um empecilho para continuar estudando. Se você já sabe em que deseja se especializar, a pós-graduação vai ser um ambiente amigável para conhecer outros profissionais, fazer networking e aprender muito!

Que conhecimentos preciso para atuar na minha área?

É muito importante saber quais conhecimentos você precisa ter para avançar na sua carreira. Por isso, conheça as competências nas quais você precisa se aprimorar e quais são as tendências de mercado. Você pode pesquisar e fazer uma lista com tudo o que precisa aprender, por exemplo.

Dessa forma, você vai ter certeza de que é hora de voltar a estudar e que tipo de curso escolher.

Algumas áreas também são mais amplas que outras. Isso reflete na quantidade de cursos que você encontra. Se na sua atuação, existem muitas opções e você não consegue decidir, usar o currículo do curso como critério vai ajudar na decisão.

Que tipo de curso devo escolher?

Outra pergunta que ajuda você a entender quando fazer uma pós-graduação é pensar no tipo de curso que você deseja fazer. 

Dessa forma, existem duas formas principais. O stricto sensu são os cursos com foco mais teóricos, como o mestrado, doutorado e pós-doutorado. Neles, você ganha conhecimentos para trabalhar em pesquisa acadêmica e docência do ensino superior.

Nos cursos lato sensu, temos os cursos de pós-graduação (especialização) e MBA

As especializações se voltam a áreas específicas, com conteúdos teóricos e práticos para aplicar na sua carreira. 

Os MBAs também funcionam assim, mas são mais voltados a negócios e administração.

Sendo assim, cada tipo de curso possui um tempo de dedicação e enfoque específicos. 

Saber qual é mais adequado para você vai ajudar a decidir se é hora de investir nos estudos. Portanto, tudo depende das suas metas de carreira e sonhos para o futuro.

Tenho tempo para fazer uma pós-graduação?

Para decidir quando fazer uma pós-graduação, considere o seu tempo. No curso, você vai precisar assistir a aulas, realizar atividades e avaliações. 

Sendo assim, vai precisar de um momento reservado na semana para aprender e estudar. 

Mesmo que a sua rotina seja corrida, existem opções para você. Hoje, há vários cursos de pós-graduação à distância e MBA online para agregar valor ao seu currículo. 

Nesta nova forma de estudar, os conteúdos são organizados para que os estudantes consigam aprender no seu ritmo. Ou seja, nem sempre é necessário assistir às aulas em um horário marcado e você tem um prazo para se organizar para realizar as tarefas.

No conforto da sua casa, você consegue ganhar novos conhecimentos com a flexibilidade que precisa. Por isso, vale a pena considerar a modalidade para continuar crescendo mesmo em um dia a dia atarefado.

Quanto posso investir em um curso de pós-graduação?

A organização das suas finanças também é muito importante na hora de decidir fazer uma pós-graduação.

A boa notícia é que hoje existem várias opções de cursos que cabem no seu bolso. A Pós Graduação Descomplica, por exemplo, oferece várias modalidades de pagamento e parcelamento de acordo com as suas necessidades. 

Assim, você não precisa ter medo de crescer na sua carreira.

É hora de estudar!

É preciso autoconhecimento para saber quando fazer uma pós-graduação. Mas estudar sempre vai ser uma ótima escolha para quem quer se aprofundar e avançar na carreira.

Afinal, é um excelente curso para ter no seu currículo e demonstrar os seus conhecimentos.

Na Pós-Graduação Descomplica, você faz cursos de especialização e MBA de forma 100% online. Na sua casa ou em qualquer lugar onde estiver, consegue aprender com professores excelentes para inovar no seu dia a dia de trabalho.

Além disso, os cursos contam com plano de estudos personalizado e uma equipe pronta para tirar todas as suas dúvidas. 

Vamos estudar! Conheça os nossos cursos aqui!