• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Quais são as qualidades profissionais mais buscadas pelo mercado atual?

Já se foi o tempo em que somente um diploma fazia efeito. Apesar de ainda ser muito relevante, ele hoje é apenas parte do pacote. Além da certificação superior, então, quais são as qualidades profissionais que mais esperam dos candidatos no mercado?

Se você quer saber a resposta pra se preparar melhor, está no lugar certo. Por aqui, a gente vai mostrar as principais competências que fazem a diferença na sua trajetória profissional.

Embora algumas sejam bem simples, nem todo mundo está atento a isso, viu? Portanto, fique de olho pra conhecer e também desenvolver as suas qualidades profissionais!

Quais são as principais qualidades profissionais?

O mercado de trabalho de hoje é bem diferente do de algumas décadas atrás. Isso porque, uma pessoa pode até ter um diploma em determinada área, mas pouco adianta se ela não souber lidar com certas situações.

Nesse sentido, vale a pena ficar de olho no que os recrutadores estão valorizando mais nos candidatos. Pra se ter ideia, detalhes mínimos fazem a diferença numa carreira de sucesso. Veja só!

Relação interpessoal

Nem todas as funções atualmente exigem trabalho em equipe. Porém, saiba que essa característica domina a maioria dos cargos profissionais. Por isso, quem deseja conquistar um espaço de destaque no mercado, precisa saber se relacionar bem com as pessoas. Aqui, entram colegas de trabalho, clientes, fornecedores etc.

Senso de liderança

É um erro pensar que somente os cargos de direção e gerência precisam desse tipo de qualidade profissional. Afinal de contas, você pode ser líder da própria equipe que faz parte e até de projetos específicos.

Quando desenvolvemos a liderança entre nossas competências, ajudamos não só o time todo, como nos destacamos e alcançamos posições cada vez melhores.

Capacidade analítica

Tudo tem se tornado cada vez mais complexo, já percebeu? Por isso, é exigido dos profissionais uma capacidade de saber analisar situações. Com essa qualidade, a pessoa consegue fazer uma leitura do problema, pensar e aplicar as melhores decisões.

Boa comunicação e escuta ativa

Muita gente fala dessas duas qualidades profissionais separadamente. Entretanto, elas estão interligadas. Isso porque de nada adianta ser um bom comunicador se você não sabe ouvir, não acha?

Desse modo, desenvolva constantemente suas habilidades comunicativas. Seja uma pessoa clara, objetiva e transparente sempre. Contudo, nunca deixe de dar espaço pra que o outro também fale. Isso é o que a gente chama de escuta ativa — uma característica empática e muito valorizada no mercado.

Domínio tecnológico

Você já deve ter reparado que, atualmente, é impossível conquistar seu espaço no mercado sem tecnologia. Todo mundo está rodeado de ferramentas tecnológicas e novos recursos. Assim, a gente vê o quanto a transformação digital está arraigada nas empresas em geral.

O profissional que deseja se manter ativo e competitivo precisa dominar esse novo ecossistema. Portanto, fique de olho nas tendências e novidades. Ademais, não deixe nunca de se atualizar em termos de competências técnicas.

Flexibilidade e facilidade de adaptação

Com todas essas novas tecnologias permeando o mercado, a inovação é uma constante. Mais que isso, a gente vê ainda uma tendência forte por expedientes flexíveis e em contínuas mudanças.

Assim, o profissional precisa entrar nesse mesmo ritmo. Isso significa que pessoas com maior facilidade de se adaptar a diferentes contextos se destacam e garantem a progressão da sua carreira.

Agora que você já viu algumas das principais qualidades profissionais, já tem uma ideia do seu perfil. Porém, não se preocupe! Afinal, ninguém nasce com todas as características inatas. Por mais que algum aspecto não seja seu ponto forte, é possível se desenvolver.

Pra que isso seja possível, uma boa ideia é investir em conhecimento. Conheça os cursos da Faculdade Descomplica e monte a trilha certa pra sua carreira decolar!