• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Quais São os Tipos de Liderança e Como se Desenvolver?

Sabia que existem diversos tipos de liderança? Cada um deles tem características próprias e você precisa saber em qual perfil se encaixa para tornar sua gestão cada vez mais eficiente.

Vamos conferir quais são eles e dicas de como você pode desenvolvê-los em seu ambiente de trabalho. 

Os 5 tipos de liderança

Selecionamos cinco tipos de liderança que costumam ser os mais comuns dentro das organizações. 

1. Liderança Autocrática

Nesta, o foco é totalmente no líder e ele é o único que tem poder de decisão. É uma liderança centralizada e não há envolvimento da equipe na tomada de ações. 

2. Líder Democrático

O democrático já funciona diferente. Ele é quem tem voz nas decisões e é o último a dar a aprovação final. Porém, atua em conjunto com a equipe, deixando que todos participem, mostrem suas ideias, votem e ajudem nas decisões. Ou seja, é uma gestão em conjunto que favorece o desenvolvimento e a motivação dos colaboradores. 

3. Líder Liberal

Neste modelo de liderança, o líder quase não tem papel. Ele não é a peça principal, uma vez que sua equipe obtém uma autogestão — tomam as decisões e agem sozinhos. Aqui, o líder fica responsável apenas pela organização e motivação — obtendo tempo para, até mesmo, criar formas de treinamento para maior capacitação do time.  

4. Liderança Situacional

Esse perfil é de um líder que resolve problemas pontuais e fica encarregado de certos detalhes, como, por exemplo, instruir e treinar novos colaboradores ou então liderar alguma etapa mais avançada de um projeto. Ele funciona mais como um avaliador e orientador. 

5. Líder Coach

O coach tem como objetivo o foco nas pessoas e nos resultados. Ele terá um papel mais motivador, instrutor e capacitador. É importante para ajudar a desenvolver profissionais a chegarem em seu total potencial, conseguindo, consequentemente, atingir as metas da empresa. Funciona quase como um “investimento” nos colaboradores — inclusive para o surgimento de novos líderes. 

Dicas de como desenvolver a liderança

Depois de entender bem as possibilidades de liderança existentes, fica mais fácil compreender e colocar em prática as dicas que daremos aqui hoje. 

Para se tornar um ótimo líder, você precisa:

  • primeiramente, verificar qual dos tipos de liderança mais tem a ver com o seu perfil — é claro que é preciso seguir as normas da empresa da qual está inserido. Por isso, veja se há uma cultura de liderança e como você pode ajustá-la para melhor;
  • investir em cursos de pós-graduação ou técnicos que foquem em gestão de pessoas, de processos, liderança, etc. O apoio acadêmico ajudará você a despertar habilidades não conhecidas e a aprender coisas novas; 
  • fazer o exercício de todos os dias avaliar como foi o seu dia, quais decisões você tomou e as ações que realizou para tal. Funcionará como uma autoavaliação do seu desempenho como líder. Dê notas para o seu comportamento e veja o que pode melhorar;
  • conversar com sua equipe e pedir feedbacks sobre sua gestão. Peça para citarem pontos positivos e negativos.

E então, qual dos tipos de liderança você mais se encaixa? Desenvolva essa habilidade em você e melhore a gestão de sua equipe! Veja mais artigos no blog do Tudo Sobre Pós.