• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Qual a importância da psicopedagogia clínica e institucional? Entenda aqui!

Cada dia que passa, novos temas surgem visando criar um novo modelo de aprendizagem de crianças e adolescentes. Neste sentido, a psicopedagogia clínica e institucional, apesar de ser um tema pouco explorado e novo pra muitos, tem grande potencial na qualificação e processos de ensino.

O Brasil, atualmente, passa por um grande desafio: a Base Nacional Curricular Comum. Você já ouviu falar? Também conhecido como BNCC, esse documento visa unir habilidades socioemocionais e preparar os futuros adultos pra sociedade.

Sendo assim, podemos analisar como a psicopedagogia pode auxiliar a atender às diretrizes desse documento feito pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), além de promover uma nova visão no aprendizado. Quer saber mais? Vem com a gente!

psicopedagogia clínica e institucional – adulto auxiliando criança durante leitura

O que é a Psicopedagogia Clínica e Institucional?

Antes de mais nada, a gente quer que você entenda o que significa a psicopedagogia. Como o nome diz, é a junção entre psicologia e pedagogia. Em outras palavras, é a introdução dos conceitos e estudos da psicologia dentro da atuação da pedagogia.

Além disso, esse ambiente foca em questões sociais, neurais, psicológicas, psicolinguísticas, antropológicas, entre outras, que estão na construção do ser humano e, de alguma maneira, podem impactar no seu desenvolvimento.

Seu principal foco é conseguir identificar as complexidades que influenciam na aprendizagem. Em outras palavras, o trabalho da psicopedagogia clínica é dentar encontrar possíveis problemas que atrapalham os alunos.

E justamente por conseguir quebrar as barreiras que muitos estudantes enfrentam, vem sendo uma área muito requisitada dentro do ambiente educacional.

Entretanto, engana-se quem pensa que ela é aplicada somente em sala de aula. Um psicopedagogo pode atuar na área da saúde também, como na área de psicoterapia e fonoaudiologia.

Nesse caso, os profissionais podem encontrar quais são os fatores psíquicos que influenciam no aprendizado dentro de uma determinada pauta ou área.

psicopedagogia clínica e institucional – pessoa lendo e trabalhando em seu escritório

Por que devemos investir na profissão de Psicopedagogia Clínica e Institucional?

Como a gente adiantou anteriormente, um psicopedagogo clínico e institucional vem ganhando grande notoriedade no mercado. Isso porque cada vez mais é necessário suportar o desenvolvimento infantojuvenil.

Além disso, a BNCC, documento com as novas diretrizes educacionais, demanda que os profissionais da educação estejam preparados pra lidar com as habilidades socioemocionais.

Nesse sentido, quando estamos atuando com os fatores psicopedagógicos, um profissional com conhecimentos nessa área dará toda a base necessária pro planejamento escolar.

Entendeu a importância desse profissional? Mas afinal de contas, como se tornar um profissional especialista? Com a popularização dessa área, existem muitas instituições de ensino que podem te preparar pro mercado.

Aqui na Pós Descomplica, a gente tem um conteúdo riquíssimo e preparado pro mercado. Além disso, constantemente nosso material passa por uma reavaliação técnica, que visa alinhar com os novos estudos do mercado.

E sabe o que é melhor de tudo? São pós-graduações que cabem no seu bolso, a distância e, principalmente, de qualidade. Afinal de contas, quem quer ser um profissional da educação que não teve uma boa orientação educacional?

Quer saber mais como a gente pode te ajudar? Ou até mesmo ver a grade do nosso curso? Então acesse a página da Pós-graduação Online Descomplica agora mesmo!