• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Professor de português: atuação além da sala de aula

Ser professor de português é muito mais que uma profissão importante que forma outros indivíduos pro bem falar e pro bem escrever. Afinal, ensinar a língua do incrível Machado de Assis pode ser considerado como um dos pilares pro desenvolvimento da sociedade brasileira.

A compreensão do português envolve tudo o que se pode pensar no campo da aprendizagem. Sendo assim, a partir dessa base é possível ter a oportunidade de navegar por mais áreas de conhecimento, como história, geografia, física, biologia e até matemática!

Todavia, muita gente ao ouvir falar a expressão “professor de português” logo imagina um profissional que vai atuar somente dentro de uma sala de aula. Mas a realidade é um pouco diferente. 

Veja só, há uma série de outras opções pra quem conta com uma licenciatura em Letras – Português em termos de crescimento profissional.

O mais interessante é que são áreas de atuação que atendem aos mais diferentes perfis de profissionais: quem prefere lidar com pessoas, trabalhar sozinho, ter flexibilidade ou fazer home office, entre outros. 

Mas como a gente disse: é algo pouco comentado, por isso, a crença de que o professor de português só pode atuar na sala permanece firme na mente das pessoas.

Pra mudar um pouco isso, a gente preparou este artigo pra ajudar você a entender melhor os principais aspectos sobre as áreas de atuação pra um professor de português. 

Ou seja, você vai descobrir o que esperar em seu futuro caso decida fazer uma faculdade de licenciatura em Letras – Português. Então, bora lá!

Os vários caminhos profissionais para um professor de português

Os vários caminhos profissionais para um professor de português

Sem dúvidas, a prática de ensino da língua portuguesa é uma ótima maneira de crescer profissionalmente. Como a gente disse acima, dar aulas em escolas tradicionais é apenas uma das opções. Acompanhe:

1. Dar aula em cursinhos

Se tem um mercado que a gente sabe que é sempre movimentado é o de cursinhos pra concursos públicos, vestibulares e processos seletivos diversos. Ah! E como o foco deste artigo são os diferentes caminhos profissionais, é bom lembrar que esse segmento está em constante crescimento no Brasil.

2. Serviços online

O profissional formado em Letras pode, com a ajuda dos avanços tecnológicos, ampliar seu campo de atuação aproveitando a modalidade de aulas online

Pra você ter uma ideia, é possível criar uma plataforma própria, do seu jeito e com sua cara, pra trabalhar como bem entender. Por exemplo, dar aulas de reforço, oferecer minicursos, criar rotinas de estudo da matéria. E tudo isso pode ser feito no conforto da sua casa! Bom, não é?

3. Produtor de conteúdo textual para agências e empresas

Muitas empresas e agências de marketing e publicidade sofrem com a dificuldade de encontrar um profissional que domine bem a língua portuguesa. Logo, quem é professor de português pode aproveitar pra ingressar nesse setor.

Como o trabalho envolve a criação de conteúdo pro mundo digital, pode ser que algumas certificações sejam exigidas, mas não é nada de outro mundo, pois existem várias que são gratuitas ou de baixo custo.

No caso específico do marketing, o professor de português tem algumas possibilidades interessantes:

  • pode atuar como um redator web, escrevendo conteúdos pra sites, blogs e redes sociais como profissional contratado;
  • ingressar no mundo dos redatores freelancers de nicho específico, por exemplo, se especializando em escrever sobre algo que goste muito: música, cinema, arte, educação, entretenimento e saúde, entre outros;
  • atuar como consultor, dando suporte à equipe responsável por produzir artigos, legendas e blog posts, analisando se os textos criados estão de acordo com as normas gramaticais;
  • pode oferecer cursos/aulas de atualização pros profissionais de agências de marketing e equipes de empresas. Por exemplo, uma única agência pode ter clientes que precisam de conteúdos dos mais variados gêneros textuais e, nem sempre, o profissional de marketing tem o conhecimento necessário pra dar conta do recado. Veja, é aqui que a pessoa formada em Letras faz a diferença!

4. Editoração

As funções de editoração variam de um lugar pro outro, assim como da necessidade da empresa.

Dependendo do caso, o professor de português pode ser a primeira etapa de um processo, por exemplo, antes de um artigo ser liberado pra publicação em um site, deverá ser aprovado por ele.

Também pode ser o primeiro a analisar um novo livro, ou até mesmo pode ajudar na organização das linhas de publicação de notícias, impressas ou não.

5. Ser um revisor

A revisão faz parte de quase tudo o que a gente falou até agora. Porém, atuar especificamente como revisor é uma opção. Como professor de português dá pra montar um site e cobrar pra fazer revisão de livros, artigos, criar resenhas e por aí vai.

Além disso, há muitas empresas que precisam desse serviço de maneira eventual, o que amplia ainda mais as perspectivas de crescimento profissional.

Se a gente analisar as opções citadas que envolvem atuação em outros locais fora de uma sala de aula em uma escola tradicional, dá até pra dizer que um professor de português também pode ser um empreendedor.

Afinal, você pode atuar em todas as áreas citadas acima por conta própria, como um prestador de serviços, ou seja, de forma autônoma!

Uma visão sobre o curso de Letras

Uma visão sobre o curso de Letras

Dá só uma olhada em algumas coisas que você vai encontrar na grade curricular do curso de licenciatura em Letras:

  • psicologia da aprendizagem;
  • português e suas práticas de ensino;
  • currículo;
  • os principais fundamentos da educação;
  • pensamento pedagógico brasileiro;
  • introdução à linguística.

Por fim, assim como em qualquer outra área de conhecimento, existe um perfil profissional pro professor de português.

Ter interesse em conhecer comportamentos de outras culturas, as manifestações humanas por meio da literatura, boa comunicação pra quem vai atuar transmitindo conhecimentos, bem como disciplina e organização, são algumas características importantes pra pessoa que deseja ingressar na área.

Então, se você é uma pessoa que ama ler e tem vontade de compartilhar seus conhecimentos, que tal conhecer a Licenciatura em Letras – Português da Faculdade Descomplica?

Aqui, a gente conta com professores antenados, material de ponta e todo o suporte necessário pra que seu desenvolvimento profissional como professor de português seja sólido. Vem pra cá e comece sua jornada de sucesso!