• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como é a rotina de um professor de história? Saiba agora!

O professor de história desempenha um papel de grande importância na sociedade e formação dos cidadãos, tendo em vista que esse é um dos profissionais responsáveis pela transmissão de conhecimento sobre a cultura, fatos ocorridos no passado e estímulo a questionamentos e debates cruciais. 

Felizmente, muitas pessoas têm se interessado pela profissão. Por esse motivo, a gente preparou este post com as principais informações sobre a carreira desse docente. Continue a leitura e saiba mais!

O que um professor de história faz no seu cotidiano?

O professor de história ocupa boa parte do seu tempo dando aulas, porém, sua rotina não se resume apenas a isso. Ele precisa se dedicar ao planejamento dos conteúdos que serão apresentados aos alunos, à correção de provas e tarefas, às reuniões, entre outras atividades.

Além disso, boa parte dos profissionais fazem pós-graduação e precisam cumprir as atividades do curso. Embora os dias sejam corridos, com organização e uma boa gestão de tempo é possível cumprir todas as responsabilidades e ter qualidade de vida.

Quanto ganha esse profissional?

A remuneração do professor de história depende de alguns fatores como:

  • número de escolas e turnos que trabalha;
  • experiência profissional;
  • porte da empresa contratante;
  • formação (especialização, mestrado, doutorado etc.);
  • região do Brasil onde o profissional atuará.

No entanto, segundo o Site Nacional de Empregos (Sine), o salário desse profissional varia entre R$ 1252 e R$ 5166. Vale ressaltar que os concursos públicos são uma excelente oportunidade, pois permitem ganhos fixos, que favorecem a estabilidade financeira.

É difícil ser professor de história?

Todas as carreiras possuem desafios, por isso, é fundamental que os profissionais saibam lidar com eles e não permitam que isso se sobreponha aos aspectos positivos da profissão. Ser professor é ensinar, mas também ser ensinado e servir como inspiração pra muitos.

Como se tornar professor de história?

Pra atuar como professor dessa área é necessário fazer uma graduação em História, do tipo licenciatura, pois o bacharelado não permite que o graduado lecione. Além disso, procurar uma faculdade de qualidade faz toda a diferença, visto que é durante o curso que o futuro profissional terá uma formação adequada.

Dessa forma, quanto mais bem-preparado, maiores e melhores serão as oportunidades encontradas no mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente.

Vale a pena exercer essa profissão?

Se você gosta de História, de lidar com pessoas e sente prazer em transmitir conhecimento, vale a pena investir nessa profissão. Isso porque ao fazer o que se gosta, a motivação será maior e esse é um dos principais fatores pra alcançar a realização profissional. 

Além disso, o mercado tem oferecido mais oportunidades aos graduados na área, especialmente aqueles que investem em capacitação.

Bem, a gente espera ter ajudado você a conhecer melhor a carreira de um professor de história. Sem dúvidas, seguir essa profissão é uma ótima escolha, principalmente pra quem tem afinidade com as atividades docentes.

E aí, gostou deste post? Que tal dar um grande passo em sua vida profissional? Conheça agora mesmo os cursos oferecidos pela Faculdade Descomplica!