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Conheça 4 etapas do processo de decisão de compra

O processo de decisão de compra está mais complexo, principalmente, devido ao aumento das informações disponíveis. Todo esse conhecimento sobre um produto ou serviço levou os consumidores a se tornarem mais exigentes.

Conduzir bem os potenciais clientes por essa jornada, agora é um fator determinante pra fechar negócio. Assim, um ponto central é entender como ele funciona.

Pensando nisso, a gente preparou este artigo sobre as 4 etapas do processo de decisão de conpra. Confira!

pessoa olhando para o celular feliz, fundo rosa

1. Reconhecimento do problema

A descoberta de uma necessidade não é um processo simples.

Se por um lado os itens básicos são indispensáveis e precisam ser adquiridos, por outro, inovações, ou mesmo diferenciais, podem resolver dificuldades ainda desconhecidas, mas dependem de sua compreensão.

Por isso, a primeira etapa do processo de decisão de compra é o reconhecimento do problema, ou mesmo, a percepção de um desejo.

Nesse sentido, o marketing de influência pode auxiliar levando conhecimento ao consumidor.

processo de decisão de compra – pessoas conversando segurando blocos de anotações

2. Busca por informações

Depois de perceber o que precisa, o cliente tende a querer saber mais sobre seu objeto de desejo. De tal forma, que ao buscar por informações, passa a conhecer as especificidades e diferenças das opções no mercado.

A internet mudou tudo. Com ela, pesquisar online é a principal maneira de obter esse conhecimento. Por isso, empresas precisam de presença digital para atender a esse novo comportamento na hora de comprar.

processo de decisão de compra – pessoa escrevendo em uma folha com gráficos

3. Consideração

A consideração é a etapa avaliativa do processo de decisão de compra. Diante de um conjunto de opções, o cliente considera qual atende melhor suas expectativas, a fim de escolher a mais conveniente.

Nesse ponto, o Marketing tem o papel de entender o perfil de público, seu contexto, suas prioridades, assim como, apresentar formas em que o produto é uma solução.

Ou seja, porque deve ter a preferência. Dessa forma, podem ser por:

  • preço;
  • qualidade;
  • experiência;
  • comodidade;
  • design.
processo de decisão de compra – duas pessoas se cumprimentado com as mãos

4. Decisão de compra

A decisão de compra é o fim da jornada, ou seja, o momento do cliente se recompensar e obter a satisfação da necessidade criada no início do processo.

E, acima de tudo, o conhecimento sobre o perfil do cliente é fundamental nesse ponto.

Enquanto o nível de identificação entre comprador e produto define a escolha do primeiro pelo segundo, precisa ser levada em conta a influência da própria forma como o consumidor toma a decisão.

Todas essas coisas têm relação direta com a forma com que a empresa vai estruturar essa etapa. Seja a linguagem, o design, ou as informações e argumentos pra fechar negócio.

O processo de decisão de compra é composto por 4 etapas principais: reconhecimento, busca por informação, consideração e decisão.

Porém, não é um caminho simples. Pra que o cliente avance nessa jornada é necessário planejamento e domínio.

Assim, o Marketing atua da pesquisa à execução da estratégia, atraindo e informando. Porém, mais do que isso, entende os anseios do tipo de consumidor em que o produto ou serviço pode ser uma solução.

Se você quer se aprimorar quanto ao processo de decisão de compra e em muito mais, conheça os cursos livres do Descomplica. Claro que eles são fáceis de fazer. Afinal, a gente quer descomplicar seu caminho pro sucesso!