• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como conseguir o primeiro emprego sem experiência?

Está difícil conseguir o primeiro emprego? A falta de experiência colabora pra isso? De fato, a gente ouve muito isso das pessoas. Isso significa que existe um paradoxo no mercado: você não consegue emprego sem experiência; mas também, não consegue a experiência sem o emprego. Confuso, né?

Pensando nisso, neste artigo, a gente separou algumas dicas pra te dar uma força na sua tão sonhada oportunidade. Assim, você ganhará destaque no mercado de trabalho. E, também, saberá valorizar seus talentos e aproveitar todas as chances. Acompanhe!

Personalize o currículo para cada vaga

O currículo serve pra demonstrar ao recrutador quais são suas competências. Porém, saiba que existem outras formas de demonstrar isso, além de experiências profissionais.

Portanto, ajuste o currículo de acordo com cada vaga pretendida. Em síntese, deixe claro no objetivo profissional que você procura pelo primeiro emprego. Mas, informe também por que pretende fazer isso e o que o empregador pode ganhar com seu perfil.

Por exemplo: busco pelo primeiro emprego na área administrativa. Meu objetivo é praticar meus conhecimentos teóricos da faculdade.

Valorize seus pontos fortes no primeiro emprego

Você sabe quais são seus talentos e aptidões? Essas habilidades podem estar relacionadas a diversos conceitos que nada têm a ver com experiência profissional. Por exemplo: criação familiar, cultura e até personalidade. Por isso, reconheça quem você é e especifique isso durante o processo seletivo. Seja no currículo, seja na entrevista de emprego.

É interessante, também, que você pesquise antes quais habilidades são necessárias pra vaga em questão, relacionando-as aos seus talentos. Pense naquilo que você tem facilidade em fazer e recebe muitos elogios. 

Afinal de contas, seu diferencial competitivo é aquilo que você faz de forma natural e espontânea.

Demonstre disponibilidade para o primeiro emprego

Quantas pessoas sabem da sua procura por emprego? Logo, é fundamental ter uma rede de contatos neste momento. Dessa maneira, você informa às pessoas sua disponibilidade e quais seus interesses no mercado. Portanto, comece por ex-colegas de escola ou de cursos e amigos que já estão trabalhando.

Vale a pena, inclusive, dar uma repaginada no seu marketing pessoal. Invista nas redes sociais de forma profissional, como o LinkedIn, e comece a se posicionar na área que pretende atuar. Assim, você pode compartilhar o que tem aprendido e trazer reflexões sobre o assunto na sua rede.

Busque trabalhos voluntários

A base pro desenvolvimento de habilidades é ter motivação pra praticar o aprendizado e muita vontade de aprender. A gente sabe que, neste sentido, a primeira coisa que vem à cabeça é arrumar um emprego. Porém, existem outras formas. E, o serviço voluntário é uma delas.

Afinal de contas, você melhora o currículo ao inserir experiências anteriores e ganha pontos com o recrutador. Quer dizer que esse é um gesto bonito, cordial e que demonstra vários atributos relevantes, como empatia, trabalho em equipe e autodesenvolvimento. Portanto, busque esse tipo de oportunidade nas próprias organizações.

Invista na aprendizagem contínua para conseguir o primeiro emprego

O mundo está em constante mudança. Logo, quando você está sempre aprendendo algo novo, torna-se um candidato diferenciado. Na era que a gente vive, os profissionais de alta performance são aqueles que nunca param de estudar. Além do mais, estão sempre se atualizando com as tendências do seu segmento.

Sendo assim, invista numa boa especialização logo após a faculdade. Com isso, você continua aprendendo e aumenta a probabilidade de conseguir um ótimo emprego.

Como a gente viu no artigo, não é fácil conseguir o primeiro emprego. Mas, ao aplicar essas dicas, você conquista diferencial competitivo mesmo sem experiência. Lembre-se que, quanto mais conhecimento você tiver, mais chance terá de conquistar uma boa oportunidade no mercado de trabalho. Ou seja, a chave é investir nos seus estudos!

Percebeu que os estudos podem fazer toda a diferença na sua carreira? Então, aproveite pra conhecer a Faculdade Descomplica!