• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Prepare-se e conquiste sua recolocação profissional

Por diversos fatores, entre eles a crise financeira causada pela pandemia de Covid-19 que vivemos, existem inúmeras pessoas fora do mercado de trabalho e que estão em busca de recolocação profissional. O mundo passa por um momento difícil e não seria diferente no Brasil.

O desemprego assusta, mas a partir de uma boa avaliação, organização e estratégia aliados ao foco e determinação, o novo emprego chegará antes do que você imagina. Porém, como enfrentar essa situação em que a procura por emprego supera a oferta deles? Passar por esse obstáculo é necessário para conseguir uma nova oportunidade!

Antes de tudo, é preciso entender que não existe fórmula mágica e que boa parte das conquistas depende da sua dedicação. Para te ajudar a alcançar seu objetivo de recolocação profissional, separamos 11 dicas para você colocar em prática. Confira abaixo:

1 – Organize suas finanças

A organização é importante em todos os sentidos da vida, principalmente nas finanças. A demissão mexe com um profissional tanto de forma emocional quanto de forma financeira. Por isso, é sempre importante estar com as contas em dia e preparado para qualquer imprevisto, como um momento de desemprego, por exemplo.

2 – Atualize seu currículo e redes sociais

Quando você busca por um novo emprego, precisa estar atualizado. Atualize sempre o seu currículo, seja ele online ou impresso, ter essa organização faz a diferença.

E como estão as suas redes sociais? Elas também precisam ser atualizadas, como o Linkedin, por exemplo. Lá existem inúmeras oportunidades de se aproximar de empresas e conquistar o tão sonhado emprego.

3 – Tenha uma rotina

Ter uma rotina é fundamental em qualquer situação, mas quando se está em busca de uma recolocação profissional ela faz mais diferença ainda.

Crie tarefas diárias, estude, se atualize. Com uma rotina definida, você pode reduzir sua ansiedade, melhorar seu foco, organizar sua vida como um todo e otimizar suas atividades. Esteja preparado para qualquer desafio que aparecer no seu caminho.

4 – Crie uma rede de contatos

Você tem uma rede de contatos? Manter essa conexão é uma questão de hábito (e bastante saudável) para a sua carreira e fará diferença quando você precisar de uma nova oportunidade.

Entretanto, esteja atento e tenha cuidado ao falar com essas pessoas no momento em que você precisar de ajuda. É muito importante que você seja sutil, delicado e não deixe que o outro se sinta pressionado em te ajudar.

5 – Mantenha a calma

Se manter calmo é fundamental para esses momentos. Aguardar a recolocação profissional é uma necessidade e se movimentar para ela acontecer também, mas esperar as oportunidades certas surgirem é a chave-mestra. Não deixe que a ansiedade tome conta de você, pois o seu momento vai chegar no tempo certo.

6 – Avalie e considere os empregos temporários

Já imaginou que a partir de um emprego temporário é possível conquistar um emprego efetivo? Por isso, analise a opção e entenda se pode ser uma boa oportunidade para você se manter ativo no mercado e conquistar mais experiência.

7 – Seja honesto sempre

Em qualquer situação, seja sincero e não esconda o motivo de ter sido demitido. Não é necessário entrar em detalhes, mas se a pessoa que está te entrevistando perguntar, responda de forma imparcial e verdadeira.

Outro ponto importante é ser sincero em seu currículo. Afinal, do que adianta dizer que faz algo (que não faz) e se colocar em situações embaraçosas nas entrevistas e dia a dia? Pense nisso e evite constrangimentos.

8 – Se cadastre em sites de vagas de emprego

A internet é um dos principais lugares para você aparecer. Nela você encontra diversos espaços para isso, entre eles os sites de vagas de emprego. Procure sempre os mais conhecidos e eficientes, crie o seu cadastro e envie seu currículo. Seja encontrado de forma mais fácil por quem contrata.

Quem sabe você encontra a sua nova oportunidade em algum deles? É necessário tentar e investir nas diversas possibilidades que estão disponíveis. Além disso, existem alguns sites que são gratuitos.

9 – Analise sua carreira

Um tempo parado pode ser uma boa oportunidade para colocar algumas coisas no lugar. Aproveite para revisar sua vida profissional, olhar para sua carreira e descobrir o que você quer para si desse momento em diante. A recolocação profissional é importante, mas entender e analisar a sua posição no mercado de trabalho também é.

10 – Aprenda um novo idioma

Ter um idioma no currículo pode ser uma forma de chamar atenção e gerar mais oportunidades no mercado de trabalho. O inglês, por exemplo, é a língua oficial do mundo. Que tal aprender um pouco mais, criar novas chances e abrir novas portas? Você pode aprender sozinho, em cursos ou usar aplicativos e sites gratuitos que estão disponíveis na internet!

11 – Atualize seu conhecimento!

Fique preparado para as novas oportunidades que possam surgir no mercado de trabalho. Amplie seu conhecimento participando de eventos e palestras, lendo livros, e-books e outros materiais ricos que entreguem conteúdo de valor e que ajudem na sua carreira profissional.

É essencial saber bastante sobre a área que atua, mas você não precisa buscar conhecimento somente sobre ela. O dia a dia pede muitos outros conhecimentos, e por este motivo é importante ter um cenário geral de diversos assuntos.

Além disso, se você tiver uma graduação e quiser complementar seu currículo e conquistar mais conhecimento, realizar uma pós-graduação à distância pode ser uma excelente opção.

Use o tempo que terá livre para investir em você e na sua carreira!

Se dedique e conquiste seu espaço novamente!

Apesar de não ser um processo simples, o momento de preparo para entrar novamente no mercado de trabalho não precisa ser sofrido ou desesperador. Acima de tudo, o importante durante esse caminho é entender quais são as suas necessidades, o que o mercado está pedindo e onde você se encaixa dentro disso.

Esteja sempre por dentro de tudo que acontece no mercado. Estude sua área, entenda as mudanças, pesquise, se dedique e se avalie constantemente. Mesmo não vivendo um cenário tão positivo, é possível sim encontrar uma boa oportunidade e voltar à ativa. Siga nossas dicas e boa sorte em seu processo!