• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Os 10 melhores motivos para fazer especialização em Saúde Pública

Você quer causar um impacto significativo na saúde da sociedade? Ajudar a garantir melhor atendimento às pessoas? Esses e outros são pontos cruciais pra fazer uma especialização em Saúde Pública.

Mas, você sabe o que faz quem se especializa em Saúde Pública? O principal papel dos formados é trabalhar com transformações positivas nesse setor. Portanto, a atuação pode se concentrar tanto na esfera pública ou privada em diversos setores.

Uma especialização em Saúde Pública costumava ser indicada a quem já tinha formação em outras áreas. Por exemplo, é o caso de formados em Medicina, Nutrição, Enfermagem, entre outros. Hoje, oferece conhecimentos interdisciplinares por si só.

As ações transformadoras de quem atua em Saúde Pública buscam sempre aprimorar a forma como os cidadãos fazem uso dela. Isso inclui a tomada de decisões, qualificação das equipes e resolução de problemas.

Quer saber mais sobre a especialização em Saúde Pública? Então, basta conferir as informações que separamos abaixo. Boa leitura!

Como é um curso de especialização em Saúde Pública?

Como é um curso de especialização em Saúde Pública?

Um curso de especialização em Saúde Pública tem como objetivo formar pessoas capazes de trabalhar em órgãos de saúde públicos e privados. Sendo assim, consolida-se como um trabalho que envolve várias competências relacionadas com políticas públicas, gestão, ética e outras questões.

Essa é uma área que oferece oportunidades de trabalho em vários segmentos diferentes. Por conta disso, gera a formação de profissionais plurais, ou seja, capazes de realizar múltiplas atividades.

Um profissional especializado em Saúde Pública deve ser interdisciplinar. Ou seja, isso significa ser capaz de transitar por áreas como Medicina, Enfermagem, Odontologia, entre outras.

Um curso de especialização em Saúde Pública reflete essa interdisciplinaridade necessária. É por isso que a maioria das faculdades brasileiras traz disciplinas como Políticas Públicas, Ciências Humanas e Gestão de Saúde.

Grade curricular

Existem diferentes abordagens em cursos de especialização em Saúde Pública. No entanto, todas passam pelas mesmas áreas com o intuito de qualificar ao máximo o aluno. A seguir, estão destacadas as principais disciplinas da grade curricular da especialização em Saúde Pública.

Gestão do Tempo

Dentro dessa disciplina, o estudante aprende questões relacionadas a como se planejar. Esse tema é fundamental pra você conseguir colocar as suas políticas de Saúde Pública em prática em meio às demandas do dia a dia.

Além dos fundamentos dessa área de estudos, é analisada a matriz do tempo, o uso dos quadrantes e práticas pra estruturar um planejamento organizacional.

Gestão de Pessoas

Gestão de Pessoas é uma disciplina fundamental pra quem deseja atuar no meio da Saúde Pública. O estudante aprende como ser uma boa liderança, teorias motivacionais e como avaliar o desempenho da equipe.

Essa área é essencial pra que as suas iniciativas em Saúde Pública possam ser executadas por seu time. Afinal, nenhum profissional trabalha sozinho, o que exige uma boa habilidade interpessoal.

Gestão em Saúde Pública

Gestão em Saúde Pública é uma das principais disciplinas do curso. Por meio dela, você tem contato com a estrutura operacional e modelos de funcionamento de órgãos públicos e privados.

Você aprenderá como esses aparelhos de saúde operam, além de conhecer estatística aplicada à Saúde Pública. O currículo também inclui planejamento e execução de sistemas locais de saúde.

Sistemas de Vigilância

Essa é uma disciplina que tem como objetivo ensinar aos alunos como funcionam os procedimentos técnicos de vigilância sanitária. O conteúdo inclui orientações sobre a vigilância do SUS, seus sistemas de informação e o controle de epidemias.

É aqui que um especialista em Saúde Pública adquire conhecimentos sobre respostas a emergências.

Ética e Bioética

Lidar com saúde é sempre algo que envolve questões éticas. Parte da grade curricular de um curso de especialização em Saúde Pública inclui conteúdo sobre Ética e Bioética. Ou seja, são aulas sobre princípios éticos e o relacionamento deles com os pacientes.

Também são abordados códigos de ética, beneficência, responsabilidade social e dilemas éticos da área.

Outras disciplinas

Cursos de especialização em Saúde Pública também podem incluir disciplinas como:

  • Humanização da Saúde;
  • Suporte Básico de Vida;
  • Redes de Atenção à Saúde;
  • Políticas Públicas de Saúde;
  • Biossegurança;
  • Planejamento de Carreira.

Cursos a distância

Existem opções de cursos de especialização em Saúde Pública a distância. O uso de uma plataforma de Ensino a Distância (EaD) proporciona mais autonomia e flexibilidade ao aluno, além de ajudá-lo a otimizar o tempo.

Esse formato de ensino está cada vez mais popular, com mais instituições conquistando a validação pelo MEC. Resta conferir se a opção considerada por você tem esse selo de qualidade.

Duração dos cursos

É comum que cursos de especialização em Saúde Pública durem de 3 a 5 anos. Ao longo desse período, também pode ser requisitada experiência em estágios.

No entanto, há alternativas de curta duração por meio do EaD que proporcionam uma entrega mais rápida do certificado. Assim, o estudante pode começar a atuar na área quanto antes.

Quais os requisitos para se especializar em Saúde Pública?

Quais os requisitos para se especializar em Saúde Pública?

Um curso de especialização em Saúde Pública pode ser altamente benéfico pra quem busca realização ao impactar positivamente a vida das pessoas. Será que você tem as características necessárias pra se dar bem nessa área?

Pra ajudar nisso, separamos, a seguir, os principais requisitos necessários pra se especializar em Saúde Pública. Confira!

Vontade de ajudar o outro

Esse requisito é essencial pra qualquer área de atuação voltada ao cuidado com o público. Não tem como pensar em trabalhar com Saúde Pública sem aquela vontade de causar um impacto positivo na vida das outras pessoas.

Isso é ainda mais importante no segmento governamental. O desejo de proporcionar saúde pra população deve ser o seu principal motivador diariamente.

Paixão por políticas públicas

Pra que uma comunidade permaneça em evolução, suas políticas públicas também precisam melhorar. Isso requer a força de vontade de quem está por trás do planejamento e execução delas em todos os níveis.

É aqui que entra a necessidade de contar com profissionais que tenham paixão por esse tipo de trabalho. Você precisa ser capaz de enxergar como as engrenagens do serviço público funcionam e saber utilizá-las a favor de seus projetos.

Criatividade para resolver problemas

Você tem facilidade pra resolver problemas? Essa é uma competência desejada em praticamente qualquer área. No entanto, pode ser bastante valiosa pra comunidade na área de Saúde Pública.

Quem busca um curso de especialização neste setor deve ter bastante criatividade. Essa característica ajudará a resolver todo tipo de problema de maneira eficaz. É algo essencial pra considerar as ferramentas que você tem à sua disposição e usá-las corretamente.

Facilidade em ser interdisciplinar

Uma das principais características da área de Saúde Pública é o quão interdisciplinar ela é. Isso significa que os profissionais desse setor precisam lidar com pessoas de inúmeros segmentos. Sendo assim, também é preciso saber integrá-los.

Afinal, é a partir do contato com outros profissionais de saúde que estão as soluções que você precisará ao realizar suas atividades. Ou seja, ter dificuldades em conectar essas disciplinas pode prejudicar o seu sucesso.

Domínio das leis e da ética

Uma atuação dentro da lei e da ética é fundamental pra trabalhar com Saúde Pública. É o seu dever atuar sob a legislação vigente. Lembre-se que as vidas de inúmeras pessoas poderão ser impactadas pelas suas decisões.

Isso também vale pra necessidade de lidar com dilemas éticos em sua rotina. Tenha em mente quais são os seus valores e objetivos pra sempre ter coerência em suas decisões.

Capacidade de fazer networking

Todas as áreas de atuação podem se beneficiar de um bom networking. No entanto, isso é especificamente valioso quando falamos de Saúde Pública. Pra começar, esse segmento é bastante interdisciplinar, exigindo contato com pessoas de vários setores.

Além disso, você pode facilitar o sucesso das suas iniciativas ao se conectar com as pessoas certas. Sendo assim, colocar o networking entre as suas prioridades permitirá contratar gente qualificada, delegar tarefas e conquistar parcerias.

Em quais áreas é possível atuar com essa especialização?

Em quais áreas é possível atuar com essa especialização?

Quem quer fazer a diferença em relação à Saúde tende a querer atuar em áreas específicas. Uma especialização em Saúde Pública abre um leque bastante vasto de possibilidades.

Tanto em hospitais como em órgãos governamentais, há um grande volume de oportunidades. Quem opta por uma especialização em Saúde Pública pode escolher aquelas opções que melhor se encaixam em seus objetivos.

Quer conhecer algumas dessas possibilidades? Então, veja a seguir quais são os vários segmentos em que um especialista em Saúde Pública pode trabalhar.

Gestão de Saúde Pública

A gestão de Saúde Pública envolve tarefas relacionadas a tomar conta dos processos dessa área. Tanto no meio público como privado, é necessário contar com gestores capacitados.

Esse trabalho inclui atividades como tomar decisões estratégicas que beneficiem a Saúde Pública. Assim, é algo que permite seguir carreira em órgãos governamentais de saúde, hospitais e até Organizações Não Governamentais (ONGs).

Um dos critérios mais importantes pra ter sucesso em gestão de Saúde Pública é um olhar voltado às soluções. O profissional precisa ser capaz de contribuir positivamente pro funcionamento da saúde na instituição em que escolher atuar.

Políticas Públicas de Saúde

Outra opção pra especialistas em Saúde Pública é trabalhar no aprimoramento de políticas sociais. Órgãos governamentais de diversos níveis precisam de profissionais que proponham e implementem melhorias eficazes.

O Sistema Único de Saúde (SUS), o sistema público de saúde do Brasil, requer constante aprimoramento. É um trabalho que engloba resolver seus problemas, pensar em novas soluções e ampliar suas iniciativas.

Isso requer entender como um órgão governamental opera e as necessidades dos cidadãos brasileiros. Em um assunto complexo como saúde, é essencial contar com especialistas por trás de suas ideias.

Pesquisa de Saúde Pública

Quando falamos em pesquisa de saúde, não nos referimos apenas a aprender sobre Biologia. Na verdade, pode se referir às formas como ela interage com a sociedade e os estudos associados a isso.

Um dos papéis da área de pesquisa de Saúde Pública é servir de apoio pras tomadas de decisão certeiras desse meio. É por isso que são aplicados conhecimentos de epidemiologia, métodos de transmissão de infecções, estatística aplicada a contágio, entre outros.

Ou seja, é um segmento que trabalha diretamente em como a pesquisa pode contribuir pra saúde dos cidadãos. Sem ele, seria impossível ter informações confiáveis sobre a Saúde Pública.

Vigilância sanitária

A vigilância sanitária é outro aspecto da Saúde Pública que requer profissionais qualificados. Essas equipes se encarregam de fiscalizar tanto os serviços de saúde quanto os demais estabelecimentos e produtos.

O objetivo é garantir a diminuição dos riscos à Saúde Pública em cada um desses aspectos. Um posto de saúde em mau estado, por exemplo, pode causar mais problemas do que soluções. O mesmo vale pra um restaurante que não limpa a cozinha corretamente.

Quem trabalha como vigilante sanitário pode buscar oportunidades em órgãos governamentais de diversos níveis. É o caso, por exemplo, de secretarias de saúde municipais, estaduais e federais.

Educação

Por fim, outro exemplo de oportunidade pra quem é especialista em Saúde Pública é a área da Educação. Afinal, esse é um segmento que requer a constante formação de novos profissionais qualificados pra aprimorá-lo cada vez mais.

Tanto no meio privado como no público, é necessário ter pessoas capazes de educar o público sobre Saúde Pública. O objetivo, claro, é transmitir mais conhecimento aos demais.

Esse trabalho leva em consideração questões sociais, estatísticas de saúde, tendências de comportamento e até a interferência de outras áreas.

10 motivos para fazer uma especialização em Saúde Pública

10 motivos para fazer uma especialização em Saúde Pública

É normal ter dúvidas em relação a qual área de atuação escolher. Por isso, quem está em busca de um curso de especialização capaz de gerar boas oportunidades, a Saúde Pública é uma boa escolha.

Quer ver? Veja abaixo quais são os 10 principais motivos pra fazer uma especialização em Saúde Pública.

1. Campo de atuação bastante vasto

Fazer um curso de especialização em Saúde Pública abre diversas portas no mercado pra você. Além de oportunidades disponíveis em órgãos públicos, existem também cargos que podem ser ocupados no setor privado.

Isso envolve posições de gestão hospitalar, de clínicas, secretarias governamentais, entre outros. Basta considerar quais são os lugares onde você deseja trabalhar e aproveitar as oportunidades que existem neles.

Além disso, o trabalho com Saúde Pública também engloba a possibilidade de trabalhar com o aprimoramento dessa estrutura no país.

2. Chance de ajudar o público

Você pode integrar a satisfação de ajudar as pessoas em seu dia a dia. Basta fazer um curso de especialização em Saúde Pública e passar a atuar nessa área. Seja em qualquer área em que você trabalhar, os impactos serão perceptíveis.

Se há uma garantia na vida é que as pessoas precisam de saúde. Afinal, tanto no âmbito público quanto no particular, as pessoas precisam de hospitais, clínicas e tratamentos. Toda essa estrutura requer uma boa administração de alguém capacitado a aprimorá-la.

Ao escolher seguir carreira como especialista em Saúde Pública, você poderá trabalhar diretamente em melhorias que os cidadãos precisam. Fazer o bem à comunidade é algo inestimável pra qualquer um.

3. Alta procura por profissionais

O que acha de entrar pra um mercado com alta demanda? Essa é uma das principais características da especialização em Saúde Pública.

A Organização das Nações Unidas (ONU) já avisou que precisará ter 80 milhões de profissionais de Saúde Pública pra atender a todo o mundo até 2030. Considerando os índices atuais, há um déficit de 15 milhões de profissionais.

Ou seja, as perspectivas são bastante positivas pra quem decide se especializar nessa área. Seja no Brasil ou fora dele, sempre haverá demanda por gente qualificada pra cuidar da gestão de políticas de saúde.

4. Excelentes perspectivas de salário

A busca pela qualificação certa costuma ser o melhor caminho pra aumentar o salário. Quem já possui uma graduação pode se valorizar bastante ao procurar por uma especialização em Saúde Pública.

De acordo com dados de 2020 do iDados, quem tem uma especialização ou MBA tende a receber um salário 47,2% maior que os demais. Isso vale até pro nível operacional ou de assistente, em que o número fica em 25%.

Isso significa que seguir carreira com especialização em Saúde Pública é um passo certeiro pra valorizar os seus ganhos. Igualmente, é uma escolha estratégica pra crescer profissionalmente e ver reflexos disso em seu salário.

5. Possibilidade de estabilidade financeira

Outro benefício de atuar em um mercado com alta demanda como o de Saúde Pública é a estabilidade financeira. Não importa em qual direção a maré se desloque, o mundo sempre precisará de quem saiba cuidar dos outros.

A estabilidade financeira é um motivador mais do que válido pra alguém escolher uma carreira. É algo que possibilita proporcionar uma vida confortável pra família e fazer planos pro futuro.

Tendo isso em mente, fica claro o quanto pode ser valioso seguir carreira com uma especialização em Saúde Pública. Então, faça com que a estabilidade financeira esteja dentro da sua realidade.

6. Segmento em plena expansão

Há cada vez mais possibilidades de trabalho pra quem é especialista em Saúde Pública. Os órgãos governamentais sempre precisam de profissionais dessa área. Especialmente quando pensamos nas expansões necessárias ao longo do país.

Além disso, o meio privado está em plena expansão, exigindo gestores qualificados. Sendo assim, clínicas médicas de diversos segmentos necessitam de quem entende do funcionamento da Saúde Pública.

Esse benefício também ajuda a amenizar a concorrência da área. Com tanto potencial de oportunidades, um profissional de qualidade não terá dificuldades pra se recolocar.

7. Networking com outras áreas

Quem trabalha com Saúde Pública precisa lidar constantemente com profissionais de várias outras áreas. Aliás, há grandes chances de você já pertencer a alguma delas e estar em busca de uma especialização.

Esse contato será fundamental não só pra qualidade do seu trabalho como também pro networking. Afinal, ele é muito importante pra você sempre contar com as melhores oportunidades na sua área e ficar por dentro das últimas tendências.

Por fim, lembre-se de que o networking é a força motriz de qualquer segmento. É bastante saudável que ele seja uma parte integrante dessa área, já que garante que você nunca fique pra trás.

8. Aprimoramento do seu planejamento

Um curso de especialização em Saúde Pública pode revelar oportunidades de aprender como trabalhar de forma mais produtiva. Além de ser uma competência essencial pra ter sucesso nessa área, também pode contribuir pra outras áreas da vida.

Ser mais organizado permitirá tirar os seus projetos do papel. Uma disciplina como essa ajuda a enxergar as suas prioridades de forma mais clara e começar pelos lugares certos. Afinal, não basta apenas ter o conhecimento, é preciso saber como utilizá-lo.

O resultado disso é uma maior taxa de sucesso nas suas iniciativas em Saúde Pública. Você poderá planejar as melhores ações e garantirá a melhor implementação delas.

9. Entendimento sobre políticas públicas

A população em geral pode recorrer às políticas públicas todos os dias, mas poucas sabem como elas funcionam. Um profissional especializado em Saúde Pública terá esse conhecimento como área de domínio.

Essas informações serão fundamentais pra você poder enxergar as melhores oportunidades de sucesso na área. É um olhar que permite encontrar falhas que precisam das soluções que você sabe implementar.

Isso vale pra todas as esferas do governo, desde a municipal até a federal. Como existem oportunidades em todas elas, você poderá levar o seu conhecimento pra onde precisar.

10. Oportunidades rápidas em EaD

Pra finalizar, um dos melhores motivos pra buscar uma especialização em Saúde Pública é a disponibilidade de cursos EaD. Com isso, você poderá obter um diploma em consideravelmente menos tempo que as demais opções.

Dessa forma, será possível começar a aproveitar os outros benefícios deste artigo quanto antes. Um curso como esse oferecerá todas as informações que você precisa sem enrolações nem redundância.

Afinal, quando falamos sobre a saúde da população, ter como aplicar soluções efetivas é algo que exige precisão e agilidade. Você pode começar a contribuir pra esse segmento quanto antes graças à facilidade do EaD.

Onde cursar uma especialização em Saúde Pública?

Onde cursar uma especialização em Saúde Pública?

Tomou a decisão de fazer um curso de especialização em Saúde Pública? O próximo passo é buscar uma instituição de ensino que possa entregar o nível de qualidade que você precisa.

Essa é uma opção em algumas faculdades públicas e privadas. A duração média dos cursos fica entre 3 e 5 anos, contando também com estágio obrigatório. As grades curriculares variam bastante, então é necessário conferir se estão atualizadas.

No entanto, existe também a opção de fazer um curso de especialização em Saúde Pública por meio de uma faculdade a distância. Um exemplo disso é a pós-graduação online em Saúde Pública da Faculdade Descomplica. O curso é totalmente online e oferece certificados em até um ano.

A seguir, veja os principais pontos positivos de escolher a pós-graduação online em Saúde Pública da Faculdade Descomplica:

  • avaliações completamente online;
  • aulas com profissionais reconhecidos no mercado;
  • aulas disponíveis também offline;
  • todo o conteúdo em vídeo;
  • nota máxima no MEC, entre outros.

Escolher o setor certo pra trabalhar é essencial pra quem deseja causar um impacto positivo na sociedade. Um exemplo disso é optar por um curso de especialização em Saúde Pública. Essa decisão permitirá que você possa contribuir pra melhorias nas esferas pública e privada.

Desde a gestão de clínicas e hospitais até órgãos governamentais, há um vasto campo de atuação. Além disso, especialistas em Saúde Pública são altamente valorizados em qualquer lugar do Brasil e do mundo.

No entanto, não se trata de um caminho direto pro sucesso. Quem decide por essa jornada deve estar preparado pra usar a criatividade e solucionar problemas de forma efetiva. Também, claro, é fundamental gostar de ajudar as pessoas.

Então, o que acha de transformar esse sonho em realidade de uma forma rápida e prática? Conheça esse e outros cursos de pós-graduação online da Faculdade Descomplica!