• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como aprender a dar aula para o Ensino Superior?

A vida acadêmica focada na docência é o sonho de muita gente. Afinal, essa função dá a oportunidade de somar à vida das pessoas, além disso, pode garantir um retorno financeiro interessante. Só que dar aula para ensino superior, como você já deve imaginar, requer muito estudo e dedicação. 

Confira como você pode aprender a ser um grande professor universitário! 

A formação necessária para dar aula no Ensino Superior

Ao estabelecer seus planos e metas para ser professor universitário, o primeiro ponto é buscar uma formação específica para a docência

Existem duas possibilidades: você pode fazer uma pós-graduação lato sensu e, assim, se tornar um professor especialista, ou cursar uma pós-graduação stricto-sensu, que nada mais é do que o título de mestre e, futuramente, o de doutor.  

Depois de garantir a sua formação, aposte nas dicas práticas para você dar aula em ensino superior:

Faça o plano de aula

O planejamento de aula é o verdadeiro passo a passo sobre como ensinar. Você deve anotar: 

  • objetivo da aula;
  • conteúdos a serem abordados;
  • duração;
  • recursos (apostila, apresentação em power point, jornais e revistas, entre outros;
  • metodologia. 

Muitos professores acabam optando por não usar esse planejamento. Mas, para quem está começando a dar aula para o ensino superior, a “receita” é imprescindível. E, claro, evite fazer o plano em cima da hora. 

Tenha empatia

A empatia é muito importante para qualquer educador. Assim, você deve sempre se colocar no lugar dos alunos e pensar: a sua forma de passar conhecimentos está didática? 

Na prática, você pode fazer assim: ao iniciar a aula, explique quais temas serão trabalhados e com quais meios. Já durante a exposição dos conceitos, pergunte, com certa frequência, se os alunos estão entendendo e se alguém tem alguma questão. 

Além disso, esteja atento à sua postura, procure ficar de frente para a sala e fale olhando para todos. O tom de voz e a dicção também são importantes, para ter a certeza desses pontos, pergunte se todos estão te ouvindo bem. 

Ensaie

Se você estiver muito inseguro para dar aula ao ensino superior, tente ensaiar. Prepare um lugar da sua casa mesmo, chame alguns amigos ou familiares, e faça de conta que eles são os alunos. Depois da aula, pergunte o que eles acharam sobre todos os pontos. 

Outra dica importante é buscar auxílio da Pedagogia. Quando você começar a dar aula, por exemplo, sempre peça as orientações da equipe pedagógica da faculdade ou da universidade. Todo auxílio é fundamental! 
E se você ainda não conhece bem essa área, vale a pena investir em conhecimento. Descubra sobre o curso em nossa Pós-Graduação em Pedagogia.

Gostou das nossas dicas? Confira ainda outras informações para somar à sua profissão aqui no blog Tudo sobre Pós!