• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Pós-graduação em Pedagogia: conheça os 7 cursos mais procurados

Você está preparado paro novo mercado de trabalho pós-pandemia? Pode ter certeza que ele cobrará maior especialização dos profissionais. E uma das exigências no momento para educação é a pós-graduação em Pedagogia.

Afinal, como visto na pandemia, essa é uma área fundamental e que deve estar preparada para os mais diferentes desafios. Além disso, cada vez é mais disputada e você não quer ficar de fora das melhores oportunidades, não é mesmo?

Por isso, a gente vai mostrar a seguir os 8 cursos mais procurados pra que você invista em sua carreira e torne-se a pessoa perfeita pra vaga dos sonhos, superando toda a concorrência. #partiu? Vem com a gente!

Cartaz em formato de lápis escrito love to learn e, ao fundo, um homem caminhando.

Como está o mercado de Pedagogia?

A evolução na educação tem crescido bastante nos últimos anos. É possível ver isso com o surgimento de escolas com metodologias novas, fora do conceito tradicional usualmente utilizado por coordenadores educacionais e professores.

Alguns exemplos de pedagogias que têm ganhado espaço e demandado profissionais especializados:

  • Pedagogia das Diferenças;
  • Pedagogia Waldorf;
  • Pedagogia Montessori;
  • Pedagogia de Metodologia Ativa de Aprendizagem;
  • Pedagogia Construtivista, entre outras.

Com isso, a demanda por profissionais que dominem essas questões e busquem constantemente atualizações sobre o assunto tem aumentado consideravelmente. Além disso, a expansão do ensino para as áreas rurais e pequenas cidades também faz com que cada vez mais gestores recrutem pessoas capacitadas pra lidar com essas questões.

É possível ver isso no número de estudantes que optam pela Pedagogia: hoje, é a terceira graduação com maior número de inscritos, perdendo apenas pra Direito e Administração. Isso é altamente significativo.

Engana-se também quem pensa que profissionais da pedagogia só podem compor os quadros de escolas, viu? Cada vez mais, estão sendo demandados pra auxiliar nos treinamentos em empresas. Afinal, muitos aprendizados precisam de uma boa didática e quem tem expertise pra isso? Exatamente você, profissional!

Além disso, é possível atuar, até mesmo, na área de saúde. É o caso, por exemplo, da Pedagogia Hospitalar. Ela é importante pra trazer a possibilidade da educação pra crianças e jovens que estejam em longo período de internação.

Ou, ainda, até mesmo pra adultos e idosos que tenham passado por algum tipo de sequela, que necessitem de reaprendizagem de questões básicas. Portanto, uma área bastante versátil, não é mesmo?

Outras possibilidades de atuação pra profissionais da área são:

  • desenvolvimento de projetos pedagógicos pra ONGs;
  • trabalhar em editoras voltadas pra área de educação;
  • atuar na educação especial (focada pra crianças e jovens que portam deficiências físicas e neurotípicas);
  • Educação de Jovens e Adultos, auxiliando àqueles que não conseguiram realizar seus estudos no tempo regular.
Pós-graduação em Pedagogia: imagem de uma sala de aula com alguns alunos sentados e um professo à frente virado para a turma.

Por que optar por uma pós-graduação em Pedagogia?

Bom, mas por que contar com uma pós-graduação em Pedagogia? O que não faltam são motivos pra isso, como por exmplo:

  • melhorar sua posição no mercado;
  • tornar-se um melhor profissional;
  • atualização do seu conhecimento; e
  • enfrentamento do novo cenário pós-pandemia.

A seguir, falamos um pouco mais sobre esses pontos para tirar todas as suas dúvidas!

Melhorar sua posição no mercado

Fato é: a área de educação é altamente disputada. Por isso, é fundamental conseguir estar à frente de concorrentes. A capacitação é um dos pontos que o destaca deles em eventuais processos seletivos.

Isso vale tanto pra instituições de ensino privadas quanto públicas (que realizam análise de títulos). Assim, terá mais chance de conquistar a oportunidade dos sonhos. Então, foco e força, viu?

Tornar-se um melhor profissional

Se você quer tornar-se um profissional da Pedagogia melhor, é importante aproveitar todo o conteúdo possível para este fim. E um dos pontos para isso é, justamente, aumentar o seu leque de conhecimento.

Sendo assim, a pós-graduação em Pedagogia, permite a você trazer um aprendizado que realmente possa mudar a vida dos estudantes. Com isso, não basta apenas a formação em Pedagogia, mas avançar em metodologias e técnicas mais modernas e de acordo com os novos tempos da educação.

Atualização do seu conhecimento

Você deve ter percebido que, nos últimos tempos, muitas mudanças ocorreram na área do ensino. Afinal, a transformação digital fez uma verdadeira revolução nesse campo, trazendo novas potencialidades.

Se você ainda não sabe como lidar com isso, uma pós-graduação em Pedagogia poderá ser aquela aliada importante pra conseguir atualizar-se e estar em consonância com os novos tempos. Afinal, não dá mais pra atuar com informações desatualizadas, não é mesmo? Por isso, aproveite a oportunidade pra avançar em seu conhecimento e evitar cair no ostracismo.

Enfrentamento do novo cenário pós-pandemia

Se você ainda não pensou em todos os impactos que a pandemia trouxe pras mais diferentes áreas, é hora de mudar isso! Ainda mais no campo da Pedagogia, não é mesmo?

O ensino remoto trouxe diversos desafios e, provavelmente, ele não vai embora, viu? Em um “novo normal”, profissionais da educação devem receber a preparação adequada pra todas as novidades que vão vir por aí.

E quanto mais você estiver por dentro das atualizações, melhores vão ser suas ações como profissional da educação. Por isso, investir em uma pós dá toda a base de conhecimento que você precisa pra saber lidar com essas situações da melhor forma.

Pode ter certeza: quem tinha um maior conhecimento sobre Pedagogia, com uma especialização adequada pra sua área, conseguiu lidar melhor com esse cenário. Por exemplo, os profissionais da pedagogia que tinham expertise sobre educação infantil sabiam como lidar melhor sobre didática pros pequenos no ensino remoto, mesmo sendo um grande desafio.

Pós-graduações em Pedagogia: detalhe de uma mão segurando uma lapiseira escrevendo em um papel.

Quais são as pós-graduações em Pedagogia mais procuradas?

Há, atualmente, diversos cursos de pós-graduação em Pedagogia disponíveis no mercado. Selecionamos os 7 mais procurados atualmente:

  1. Educação Infantil
  2. Docência do Ensino Superior
  3. Coordenação Pedagógica
  4. Educação Especial e Inclusiva
  5. Psicopedagogia
  6. Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa
  7. Pós-graduação em Pedagogia

Conheça os detalhes sobre cada um deles.

1. Educação Infantil

Uma das pós-graduações em Pedagogia mais procuradas atualmente, ela auxilia a quem trabalha com educação que atue no ensino infantil. Afinal, é um grande desafio trabalhar com a formação inicial das crianças, não é mesmo?

A maioria de vocês, provavelmente, optou pela Pedagogia justamente pra poder atuar nessa área, não é mesmo? Assim, a especialização oferece um conhecimento a mais para desenvolver melhores práticas pedagógicas pros pequenos.

Assim, no curso, você aprenderá sobre avanços nos estudos sobre educação e formação de instituições infantis, além de, claro, refletir sobre práticas pedagógicas voltadas pra cada faixa etária.

2. Docência do Ensino Superior

Esse é um curso de pós-graduação em Pedagogia muito escolhido justamente por quem não é da área de Pedagogia! Isso porque, quem atua na docência do ensino superior, normalmente, não encontra nenhuma disciplina de Pedagogia e Didática na pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

Por isso, a pós-graduação focada no ensino superior é interessante pra auxiliar em processos pedagógicos mais eficientes. O curso ensina, também, sobre as peculiaridades que são específicas dessa área. Veja as possibilidades de especialização:

Assim, quem escolhe uma dessas pós estudará sobre metodologias e conteúdos atualizados sobre como gerar processos educacionais mais eficientes, bem como desenvolver atividades pedagógicas. E hoje, muitos dos cursos já trazem reflexões sobre como atender essas demandas no ensino remoto e no presencial.

3. Coordenação Pedagógica

Pra aqueles que pesquisam sobre a área de gestão ou já atuam em um cargo de liderança, a pós-graduação em Coordenação Pedagógica permite trazer conhecimentos novos e reflexões sobre o papel de quem atua na coordenação em ambientes escolares.

Assim, é uma especialização que traz conhecimentos sobre:

  • Gestão Educacional;
  • Projeto Político Pedagógico;
  • Desenvolvimento dos Alunos;
  • Relação com Professores; e muito mais!

4. Educação Especial e Inclusiva

Uma demanda crescente pra profissionais da área da Pedagogia é saber como atuar de forma inclusiva pra trazer um ensino mais eficiente e acolhedor pra crianças portadoras de necessidades especiais (por exemplo, neurotípicas e PCD).

Com isso, professores que tenham essa capacitação em Educação Inclusiva poderão atuar de forma mais inclusiva, permitindo identificar situações em que os pequenos necessitam de maior atenção e cuidados e conseguir propor práticas que estejam mais adequadas às demandas deles.

Dessa forma, não são geradas exclusões de quem precisa de maiores cuidados e todas as crianças podem aprender tranquilamente. Muito bom, não é mesmo?

5. Psicopedagogia

A Psicopedagogia é uma pós que auxilia você a entender como o nosso cérebro trabalha no processo de aprendizagem e absorção de conhecimento. O que é importante pro seu trabalho na pedagogia.

Afinal, é bacana saber quais gatilhos ativar, os caminhos que devem ser feitos e como tornar suas atividades mais atrativas pros alunes. 

Alguns dos pontos que você verá no curso são:

  • Modelagem da aprendizagem ativa, tanto pra equipes quanto pra indivíduos;
  • Elementos digitais aplicados à educação;
  • Storytelling alinhado à educação;
  • Neurociência e aprendizado;
  • Modelos de avaliação pra aprendizagem ativa;
  • Psicopedagogia e inclusão social;
  • Uso de tecnologia na educação;
  • Educação e diferentes gerações;
  • Gamificação e jogos com foco em aprendizagem.

6. Pós-graduação em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa

Como já foi citado, não é só no ensino infantil e sala de aula que profissionais da Pedagogia podem trabalhar. Quer saber uma área muito pouco falada ainda e que pode ser o match perfeito pra você? É o mercado privado corporativo.

Afinal, no ambiente interno das organizações, também há a necessidade de treinamentos e cursos. E Pedagogues podem atuar, justamente, como facilitadores pra criação desses formatos.

Algumas questões aprendidas no curso são:

  • Cenário da Educação Empresarial;
  • Fundamentos da pedagogia empresarial;
  • A importância do desenvolvimento do Capital Humano;
  • Didática de ensino aplicada a treinamento;
  • Gestão organizacional estratégica, entre outros ensinamentos.

Assim, ao final da especialização em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa, você estará preparade pra ser um dos grandes nomes da educação corporativa. Você já deve ter visto que não faltam cursos sendo lançados por aí, não é mesmo? Então que tal entrar nesse mercado com alto potencial de crescimento?

7. Pós-graduação em Pedagogia

Ainda há a opção, também, pra quem quer uma pós-graduação em Pedagogia completa e que abrange conteúdos relacionados com os cursos que a gente listou antes. Com ela, você terá todos os conteúdos sobre o que há de mais moderno e atualizado na área, com uma grade bem completa.

Alguns dos conhecimentos que você terá são:

  • Metodologia de Aprendizagem Ativa;
  • Pesquisa Educacional e Transdisciplinaridade;
  • Storytelling;
  • Gestão Educacional;
  • Didática e Performance em EaD;
  • Psicopedagogia e Inclusão Social;
  • Pedagogia das Diferenças, entre outros.

Essa é uma opção pra você que deseja trazer um conhecimento mais completo pra sua carreira e aplicar no seu dia a dia. Assim, também, conseguirá aquele emprego dos sonhos na área. Top demais!

Óculos e caneta em cima de um caderno aberto.

Qual a melhor pós-graduação em Pedagogia?

Mas não basta apenas conhecer os principais cursos de pós-graduação em Pedagogia: é importante, também, conhecer as melhores opções. Afinal, não é só o título em seu currículo que importa, não é mesmo?

Quer saber como encontrar aquela pós #Top de verdade? A gente vai ajudar trazendo alguns pontos que você não pode deixar de acompanhar, viu?

Certificação válida pelo MEC

A primeira coisa que você deve buscar de imediato ao escolher o local pra realizar a sua pós-graduação em Pedagogia é ver se ela oferece certificação válida pelo MEC. Você sabia que tem lugares que não possuem diploma validado pelo Ministério da Educação?

O que acontece nesses casos é que os profissionais responsáveis por contratações não reconhecem a sua qualificação. Ou seja, vai perder a vaga pra alguém que fez um curso semelhante, mas que possui melhor qualidade reconhecida pelo MEC. E você não quer passar por isso, não é mesmo?

Inovação no ensino

A pedagogia muda constantemente. Ainda que muitos parâmetros clássicos estejam em voga, o ensino digital trouxe profundas transformações nesse cenário. E, bom, se a própria instituição não reconhece isso e não implementa em seu curso, como acredita que é importante pra ensiná-lo sobre isso?

Por isso, avalie se a escola promove, também, um ensino inovador, fora da caixinha e focado nas suas necessidades. Se isso não acontece, é porque (1) ou ela não vai ensiná-lo sobre técnicas e metodologias mais modernas de ensino ou (2) ela não acredita no que transmite pro aluno. Bom, nenhuma das duas opções são bacanas, né?

Além disso, um ensino inovador permite que você esteja atente o tempo todo. Principalmente pra quem está sempre na correria, com trabalho e estudos, é fundamental que as aulas sejam atrativas e, realmente, captem a sua atenção.

Corpo docente reconhecido no mercado

Quem vai te ensinar realmente vivenciou aquilo que está passando? A pessoa possui experiência naquilo que está educando? Essa troca de conhecimentos práticos também é fundamental.

Afinal, não é só de teoria que o ensino é feito, não é mesmo? As trocas de vivências podem ser muito interessantes pra complementar aquilo que é ensinado e, consequentemente, enriquecer sua experiência.

Além disso, quanto melhores forem seus professores, mais o conteúdo ministrado será didático e interessante pra você. Por isso, avalie o corpo docente da instituição.

Material de apoio de excelência

Não é só do material obrigatório pras aulas que o ensino deve ser feito. Afinal, quanto mais você puder aprender e se especializar, melhor será pra sua prática docente.

Por isso, a instituição precisa oferecer materiais de apoio de excelência. E isso não é só no que diz respeito ao conteúdo em si, mas, também, aos formatos apresentados. Afinal, quanto maior a diversidade, mais frentes de aprendizagem você terá.

Sendo assim, invista em espaços que ofereçam material de apoio pensando em trazer uma melhor experiência pra você. Com isso, sua especialização será só sucesso.

Flexibilidade no acesso às aulas

Como a gente falou, as rotinas estão cada vez mais corridas. Então, toda flexibilidade que permita a você ter maior praticidade em suas rotinas faz com que possa aprender com menos correria e maior eficiência.

Assim, analise se a escola permite, por exemplo, que você possa assistir às aulas online a partir de qualquer dispositivo, em qualquer lugar. Por meio disso, você pode aproveitar, por exemplo, uma pausa no trabalho ou, então, o trajeto de ida ou retorno pra casa pra estudar, ou outros momentos mais convenientes.

Dessa forma, você vai poder acompanhar os conteúdos no momento que for mais tranquilo e vai absorver melhor o aprendizado. Portanto, terá maior retorno sobre o investimento sobre seu conhecimento.

Objetivos alinhados com seu plano de carreira

Outro ponto fundamental pra estar atento é se há uma sinergia entre os objetivos da instituição de ensino responsável e os relacionados com sua carreira. Por exemplo, aqui no Descomplica a gente tem os seguintes ideais pros cursos:

  • trazer um ambiente acadêmico que permita questionamentos teóricos e técnicos, embasados nos posicionamentos científicos mais atuais;
  • apresentar uma visão ampla da administração escolar, dentro do contexto atual de cenários sociais, políticos e econômicos;
  • permitir que estudantes possam ter o desenvolvimento de suas capacidades de comunicação e liderança;
  • capacitar profissionais que possam atuar com excelência na gestão educacional, acompanhamento e intervenções nas instituições;
  • trazer novas perspectivas pra profissionais do campo da educação e áreas afins.

Com isso, você consegue ver se existe um alinhamento com suas ideias pro futuro da sua carreira. Se sim, estudar no Desco é uma ótima opção pra turbinar seu currículo.

Currículo atualizado e de excelência

A instituição de ensino propicia um ensino de excelência pra você, por meio de um currículo atualizado? Se não, talvez não seja a melhor opção, viu? Um ponto fundamental pra ter atenção é a transdisciplinaridade e analisar se há, de fato, um incentivo a aprender expertises que vão além da Pedagogia (como Gestão de Carreira).

Um bom currículo de curso de pós-graduação em Pedagogia deve ter:

  • Conhecimento de gestão do tempo: auxiliará você no acompanhamento dos conteúdos sem maiores problemas, enquanto poderá ser útil pra gerenciar essas questões na área profissional.
  • Projeto de vida: como identificar aquilo que você realmente quer da sua vida e fazer não só um bom planejamento de carreira, como também pra sua trajetória como um todo? Esse aprendizado é fundamental!
  • Coaching e planejamento de carreira: em que ponto você está, e qual lugar quer chegar? Como descobrir preferências, suas principais competências e conseguir um bom desenvolvimento?
  • Modelagem da aprendizagem ativa: como identificar o novo perfil dos alunos? Como educar nos novos tempos, com a possibilidade de que eles possam buscar seus próprios conteúdos? Como comunicar-se com cada um? Você aprenderá todas essas questões por meio da modelagem da aprendizagem ativa;
  • Pesquisa educacional e transdisciplinaridade: entenda a importância da transdisciplinaridade nos tempos atuais e conheça estudos de caso importantes (Finlândia e Escola de Ponte), bem como aprenda na prática como realizar esses processos.
  • Storytelling: como utilizar essa estratégia como forma de trazer atenção pras suas aulas? Como desenvolver uma estratégia narrativa nas atividades pedagógicas?
  • Metodologias ativas pra aprendizagem em equipe: aprenda como promover discussão em classe, implementar um PjBL (Project Based Learning, ou aprendizado baseado em projeto), bem como as principais metodologias pra trazer essa proposta pra suas atividades.
  • Gestão educacional: aprenda quais são os principais pontos envolvidos com a gestão educacional (administrativa, projetos, marketing, comercial, estrutura organizacional, entre outros), preparando-se pra poder assumir uma gestão de instituição de ensino de forma eficiente.
  • Modelos de avaliação pra aprendizagem ativa: como trazer formas de análise e diagnósticos no modelo de aprendizagem ativa e os recursos que podem ser utilizados.
  • Didática e performance em EaD: como conseguir ter uma postura e didáticas atrativas pro Ensino a Distância, bem como unir as principais habilidades e conhecimentos pra este fim.
  • Psicopedagogia e inclusão social: conheça as principais correntes envolvidas na psicopedagogia e entenda a formação do profissional que atua na área. Entenda, também, quais são as legislações envolvidas nesse processo e como trazer a inclusão social em suas atividades.
  • Ética e estéticaPedagogia das Diferenças: conheça o conceito de pedagogia das diferenças e como ética e estética estão dentro desse cenário. Saiba como respeitar a multiculturalidade e interculturalidade dos alunos nesse contexto. Veja como trabalhar as variadas diferenças no ambiente (inteligências múltiplas, transtornos e dificuldades, entre outros) e como pensar em novas práticas dentro dessa perspectiva.

Assim, com um currículo completo e de excelência, você vai poder continuar com a sua preparação pra ser um grande profissional nessa área e ganhar destaque nos processos educacionais. Então #partiu começar uma nova pós-graduação em Pedagogia?

Aqui na Pós Descomplica, a gente traz todos os pontos abordados ao longo deste artigo, bem como os métodos de avaliação modernos. Você estará em uma instituição de ensino moderna, com conteúdos atualizados e focados nas novas práticas.

Ao final, você terá um certificado reconhecido pelo MEC, e com um bom nome ao seu lado pra conseguir as melhores oportunidades! Por isso, se está buscando um bom curso de pós-graduação em Pedagogia, o Desco é o match perfeito com seus objetivos!

Quer saber mais? Acesse o site da Pós Descomplica e aproveite pra tirar todas as suas dúvidas sobre os cursos. Vem estudar com a gente!