• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Pós-Graduação em Marketing Digital: conheça os 3 cursos mais procurados

Trabalhar com Marketing é saber quais são os meios mais apropriados pra emitir uma mensagem. Essa mensagem pode ser conteúdo (textos e vídeos, por exemplo) ou a essência por trás de um produto, como os benefícios que ele proporciona. Fazer uma pós-graduação em Marketing Digital prepara a pessoa pra repassar a mensagem nos meios digitais.

A gente foca bastante nessa questão da mensagem pra mostrar que Marketing Digital vai muito além de propaganda na internet. Profissionais que trabalham neste departamento em uma empresa são responsáveis por levar a missão, visão e valores da companhia aos meios digitais, junto aos produtos e soluções que ela oferece.

Essa atenção que o lado digital de um projeto recebe é óbvia: todo mundo está na internet. Todo mundo tem um smartphone. Todo mundo tem conta nas redes sociais. Generalizei? Não, porque falando a respeito de negócios, o departamento de Marketing conversa com Personas, que são versões semifictícias do público-alvo. Ou seja, se um ou outro não usa internet não compromete o grupo.

Pensando em uma sociedade cada vez mais digital, é fácil perceber a importância de dar cada vez mais atenção às estratégias digitais. Não surpreende, portanto, a variedade de pós-graduações em Marketing Digital disponíveis. Neste artigo, você vai conhecer os 3 cursos mais procurados pra comparar com seu perfil e tomar a melhor decisão.

Marketing Digital e Vendas

1. Marketing Digital e Vendas

Aí vai um termo polêmico pra alguns: vendas. É comum ouvir profissionais da área dizer “eu não gosto e nem sei vender”. Lembra do primeiro parágrafo deste artigo? Toda mensagem que carrega a essência da empresa ou do produto serve pra levar à persona uma solução que talvez ela nem saiba que possui. Isso faz parte do processo de vendas.

Seu objetivo é que leiam o artigo que você escreveu? Então você está à procura de vender o seu texto pra pessoa que está lendo. Se ela leu até o final, você vendeu sua mensagem. Se ela clicou em comprar (ou tomou qualquer outra ação planejada no call-to-action), você já vendeu duas vezes.

Desmistificar a venda é o primeiro passo. Associá-la à sua carreira de Marketing é outra etapa, dessa vez opcional, que depende do seu perfil. Todas as especializações de Marketing Digital trabalham com público. Então, cabe a você a decisão de atuar na conversão desse público em vendas.

Nem sempre é preciso um contato direto com os potenciais clientes pra converter a venda. Porém, é preciso estar alinhado com as percepções que eles têm tanto do produto como da jornada de compra. Se você gosta da experiência de mostrar o lado atrativo de um produto com o intuito de converter, deve considerar a pós-graduação em Marketing Digital e Vendas.

Marketing Digital Aplicado ao Comércio

2. Marketing Digital Aplicado ao Comércio

De novo falando sobre vendas? Acima de tudo, sim, mas dessa vez essa pós-graduação em Marketing Digital é focada na venda de produtos, independentemente se são físicos ou digitais. No item anterior, o objetivo era a venda em seu âmbito geral (a venda de ideias, por exemplo).

Com uma especialização dessa, sua função é ir além de oferecer uma boa experiência a quem visita o site ou as redes sociais da sua empresa. É necessário saber onde esses clientes costumam navegar pra criar campanhas que o atraiam. Isso envolve uma dedicação constante a dois pilares: o conhecimento do seu público; e a percepção do que é atrativo em cada plataforma digital.

Portanto, se você quer comercializar um produto, ou seja, levar tráfego pra uma página de vendas, precisa entender qual formato de conteúdo funciona melhor na plataforma em questão. Será que colocar um link “comprar agora” no cantinho de um vídeo no YouTube é mais eficiente do que criar um anúncio audiovisual?

Aqui, o seu objetivo é vender, gerar faturamento. E com a pós-graduação em Marketing Digital Aplicado ao Comércio você compreende as melhores maneiras de atingir esta meta.

Marketing Digital para Startups

3. Marketing Digital para Startups

Se não é inovador, não é startup. Ou seja, se a equipe de Marketing não acompanhar o ritmo, não funciona. Especializar-se nesta área é ideal pra profissionais competitivos, estimulados por desafios e que estejam dispostos a empreender. Se uma empresa criou algum produto revolucionário, é preciso que as campanhas de divulgação vibrem na mesma intensidade.

A pós-graduação em Marketing Digital para Startups engloba objetivos de atração de público, engajamento com eles, posicionamento de marca e as vendas. Sendo assim, o primeiro contato de um potencial cliente já precisa deixar uma marca, mostrando que a startup leva adiante a essência de inovar, fazer diferente. Logo, toda estratégia de marketing precisa garantir essa comunicação.

Se uma pessoa acessou o site, que impressão vai ter? Vai logo perceber o tom de voz da empresa? E as cores, transmitem (e intensificam) a razão da existência da organização e no que seus princípios estão baseados? O cliente se sente à vontade pra navegar e se envolver com a marca? O Marketing Digital em startups precisa ser tão diferente quanto a companhia.

Conclusão

Marketing não é publicidade. Marketing Digital não é postar foto na página da empresa. E cada uma das três especializações citadas neste artigo também não são divisões genéricas da profissão. Se bem aplicadas, vão fazer a diferença e, até mesmo, determinar o sucesso ou fracasso de um empreendimento.

Normalmente, profissionais de Marketing sabem que a mensagem que uma empresa quer passar influencia demais as ações do departamento de comunicação. Logo, com uma especialização, a pessoa não só aprende a relevância das plataformas digitais pra estratégia escolhida, como também se capacita pra pôr a mão na massa e ver os resultados chegarem.

Na hora de iniciar a especialização que vai impulsionar sua carreira, escolha a melhor escola online de pós-graduação do Brasil, que, por essência, compreende bem todos os processos pra uma comunicação digital e os aplica em seus alunos. Afinal, a gente acabou de ressaltar a diferença que uma mensagem passada de forma adequada proporciona.

Então se é pra estudar online com qualidade no conteúdo e eficiência na transmissão do conhecimento, a melhor opção é a Pós Descomplica, que já nasceu digital e sabe proporcionar muito bem a experiência de aprendizado ideal pra estudar online. Vem estudar com a gente!