• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Perito judicial: conheça mais sobre a profissão, mercado e remuneração

Perito judicial é o profissional responsável por auxiliar juízes no decorrer dos processos. Dessa forma, esses profissionais se cadastram no sistema dos tribunais e demais órgãos judiciais. 

Considerando que juízes não possuem todo o conhecimento necessário, em todas as áreas, a presença de um perito possibilita elucidar fatos relevantes pra solução do processo

Logo, esses profissionais atuam nas mais diversas áreas: contabilidade, medicina legal, engenharia, administração, meio ambiente, entre outras. Portanto, é uma área interessante pra diverses profissionais. 

Quer conhecer mais sobre a profissão? Neste artigo, a gente te conta tudo sobre como ser um perito judicial, quais as funções e o salário. Boa leitura! 😊

perito judicial – estátua de Themis, deusa grega da justiça

Quais as funções de um perito judicial?

As funções de um perito judicial consistem em emitir laudos técnicos, de acordo com a sua formação

Dessa forma, um processo judicial pode demandar o parecer de um contador, médico, engenheiro, cientista ou administrador. 

Portanto, esses profissionais auxiliam o juiz a elucidar os fatos, pra alcançar respostas concretas. Desse modo, as perícias abrangem questões de natureza técnica e científica, que estão fora do campo de conhecimento do juiz. 

Logo, o laudo técnico compõe o rol das provas no processo, ajudando o juiz a formar o seu convencimento.

perito judicial – pessoas assinando papéis

Como se tornar um perito judicial?

Pra se tornar perito judicial, a principal exigência é a formação em nível superior, na sua área de atuação

Além disso, pode ser necessária uma experiência mínima de atuação, que geralmente varia entre 2 e 3 anos. 

Dessa forma, esses profissionais realizam um cadastro nos tribunais de justiça, registrando sua área específica de atuação. Depois, basta esperar a convocação, de acordo com a demanda em processos judiciais. 

Sendo assim, o perito judicial analisa detalhadamente a questão incidente sobre o processo, emitindo um laudo com suas considerações finais.

Média salarial no Brasil

No Brasil, a média salarial de um perito judicial é de R$6.490,00, considerando as hipóteses de demandas recorrentes.

Além disso, visto que esses profissionais atuam nos processos quando são convocades, é possível que exerçam suas profissões paralelamente. 

Embora a remuneração de um perito judicial possa variar consideravelmente, de acordo com a demanda, é uma função que proporciona liberdade.

Dessa forma, esses profissionais poderão atuar em outras áreas, como forma de complementar a renda

Outro fator que pode alterar o salário é a região onde atua. Por isso, é fundamental pesquisar a média salarial de cada estado.

perito judicial – óculos sobre papéis

Qual a importância da especialização?

Mesmo que as únicas exigências sejam o curso superior e uma experiência mínima, a especialização exerce papel de destaque na carreira de um perito judicial. 

Sendo assim, a especialização em sua área garante que esses profissionais estejam melhor preparades, no momento de elaborar um laudo técnico.

Da mesma forma, especialistas transmitem maior confiabilidade e credibilidade em seu trabalho. 

Como resultado, aumentam as chances de convocação. Portanto, optar por se especializar é investir no crescimento e destaque.

Agora que você já conhece mais sobre essa profissão, sempre que necessário, é possível requisitar um perito judicial, pra realizar análises técnicas sobre determinado tema. 

E você, já investiu na sua carreira e se especializou na sua área de atuação? Então tá na hora de conhecer os cursos de Pós-Graduação do Descomplica!