• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Conheça as principais perguntas de entrevista de emprego

Quem nunca se perguntou quais seriam as perguntas de entrevista de emprego, não é mesmo? Não importa se é a primeira vez, segunda ou terceira. Ao fazer uma entrevista pra uma empresa que o profissional tanto deseja, é normal sentir nervosismo e ansiedade quanto ao que será falado nesse momento.

Além do mais, é extremamente importante estar preparado, pois todo mundo um dia vai passar por esse momento pra entrar pro mercado profissional ou mudar de emprego.

Algumas vezes, as contratações são feitas apenas por pessoas responsáveis por um setor específico e em outras até o dono da empresa se envolve. Além disso, existem diversas perguntas que podem ser feitas aos candidatos à vaga, portanto, é fundamental não ser pego despreparado. É necessário perder o medo e estar confiante com suas experiências, como a gente vai te explicar abaixo.

Perguntas de entrevista de emprego

Abaixo, a gente separou algumas das principais perguntas nas entrevistas. Mas é claro que dependendo da empresa e cargo terão algumas outras questões referentes à área. Confira:

  • Quais são suas maiores qualidades e pontos fortes?
  • Quais seus maiores defeitos ou dificuldades?
  • Fale um pouco sobre você / Quais suas experiências na área?
  • Qual é a sua pretensão salarial?
  • Por que quer sair da empresa que está? (caso a pessoa esteja trabalhando)
  • Quais ferramentas conhece? (questão bastante utilizada em empresas de tecnologia, comunicação, marketing etc.)
  • Como é trabalhar em equipe pra você?
  • Por que você foi despedido ou se demitiu? (casos específicos)
  • Qual foi o último livro que leu? e/ou Gosta de ler? e/ou Gosta de estudar?

Interesse e conhecimento: outros fatores importantes

Ademais, é importante frisar que uma entrevista é muito mais que responder a essas questões mencionadas acima. Em primeiro lugar, é fundamental que o profissional demonstre ter bastante conhecimento (caso ele já possua, claro) na área do setor em que deseja o cargo.

Já se o profissional não possui experiências com a área ou com o mercado de trabalho, uma boa opção é demonstrar interesse em aprender. Em segundo lugar, uma boa alternativa é que o candidato/profissional procure estudar pro que deseja trabalhar.

Inclusive, nem sempre é verdade quando as pessoas comentam que normalmente as empresas não contratam pessoas que nunca estiveram no mercado de trabalho ou contato com as atividades desenvolvidas no setor.

Hoje, as empresas gostam de contratar profissionais comprometidos com o desenvolvimento, sem se importarem tanto com a bagagem. Portanto, muitas vezes, mesmo o candidato não tendo muitas experiências, ele pode ser contratado. Tudo depende da força de vontade de aprender e desenvolver-se no cargo.

Em conclusão, lembre-se sempre que o recrutador vai analisar seu comportamento durante a entrevista, inclusive, sua demonstração de interesse pelo trabalho.

Desse modo, se você leu até aqui é porque está interessado em inserir-se no mercado de trabalho. Da mesma forma, você quer melhorar e especializar-se. Não é mesmo? Lembre-se, o conhecimento é importante. Contudo, demonstrar interesse nele é ainda mais. 

Pra isso, você pode contar com os cursos de graduação da Faculdade Descomplica. Os cursos são online e te ajudarão a fortalecer ainda mais sua imagem profissional. Afinal, o aprendizado é parte essencial desse processo de inserção em empresas.