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3 dicas de perfil profissional para currículo

O perfil profissional exerce função essencial em um currículo, pois oferece as principais informações que a gestão de uma empresa procura.

Ele é um recurso que profissionais utilizam pra demonstrar suas habilidades, aptidões e diferenciais, por isso, a estrutura e as informações contidas em um perfil profissional serão cruciais pro resultado de um processo seletivo.

Pra cada função em uma empresa, são necessárias certas habilidades, assim, fica mais fácil encontrar pessoas que tenham tais características.

O perfil em seu currículo reflete como você se posiciona perante o mercado, sendo assim, é preciso saber elaborar um currículo completo, com informações relevantes.

Neste artigo, a gente conta sobre a importância do perfil profissional pro seu currículo e como estruturar o seu. Se interessou? Então bora conferir!

perfil profissional – pessoa analisando currículo de candidato na entrevista

O que é perfil profissional?

O perfil profissional consiste no conjunto de características essenciais de alguém, que identifica as principais habilidades, formação, comportamento e aptidões.

Essas informações revelam como o profissional age rotineiramente. Além disso, suas habilidades demonstram seu potencial de solucionar diferentes questões, em situações atípicas.

É fundamental ressaltar as habilidades que mais valorizam o profissional. Da mesma forma, é importante mostrar como você pode ajudar a empresa.

Portanto, é uma etapa essencial da elaboração do currículo, que deve ser realizada com cuidado.

perfil profissional – caderno e caneta sobre fundo branco

Como construir o seu perfil profissional?

Esse processo requer atenção, dada a sua importância pro currículo. No entanto, o resultado pode proporcionar inúmeros benefícios. Confira, a seguir, as principais etapas.

1. Identifique suas habilidades mais importantes

Existem habilidades que são amplamente valorizadas pelas empresas. Se você possui algumas delas, demonstre abertamente em seu currículo.

É imprescindível que a empresa tenha conhecimento de como você pode contribuir pro crescimento do negócio.

Sendo assim, ressalte suas qualidades, de forma objetiva. Mas afinal, quais são as habilidades e aptidões mais buscadas no mercado? Algumas são:

  • comunicabilidade;
  • criatividade;
  • facilidade em se adaptar às mudanças;
  • capacidade de trabalhar bem em equipe;
  • flexibilidade;
  • dedicação;
  • gerenciamento de tempo e tarefas;
  • empatia;
  • inteligência emocional.

Essas são aptidões que refletem a capacidade do profissional de vencer os obstáculos inerentes ao mercado.

2. Demonstre seus objetivos e expectativas

Cada profissional possui seus objetivos e ambições de como deseja construir sua carreira.

Além disso, existem as expectativas sobre o ambiente de trabalho, rotina de atividades e possibilidade de crescimento.

É fundamental demonstrar tais objetivos e expectativas, pra saber se há compatibilidade entre o profissional e a empresa.

Dessa forma, é crucial expressar com sinceridade o que se espera de uma oportunidade profissional, pra que seja possível identificar se há o alinhamento com a gestão da empresa.

3. Aponte seus diferenciais e conquistas

Suas conquistas profissionais refletem seus diferenciais, colocando você em uma posição de destaque no mercado.

As conquistas fazem parte da história de um profissional, revelando como foi sua trajetória até então.

Sendo assim, apontar seus diferenciais pode proporcionar grandes vantagens no momento de se apresentar pra uma empresa.

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