• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que é e como funciona a orientação profissional?

Se você chegou aqui, pode ser que esteja se perguntando: no que a orientação profissional pode me ajudar? Pode ficar em paz que a gente te explica!

Vamos com calma. Começaremos com as maiores dúvidas: Medicina ou tecnologia? História ou pedagogia? 

Nós temos tantas opções hoje em dia pra escolher nossas profissões que isso pode dar um grande nó na nossa cabeça, não é? Afinal, a sensação é: responsabilidade de escolher algo pra vida toda, certo? Mas não é bem assim!

Em primeiro lugar, você pode mudar de trajetória a qualquer momento. Mas, ainda, se estiver com dúvidas sobre qual profissão escolher, principalmente antes de optar por uma faculdade, é bom que saiba que há profissionais que podem te ajudar muito nesse processo.

A orientação profissional pode ajudar nessa decisão. Fique de olho e tire suas dúvidas! 

orientação profissional – duas pessoas sentadas conversando com notebook

O que é orientação profissional?

Ao terminar o ensino médio, é normal se deparar com um mundo de possibilidades pra quem está entrando no mercado de trabalho.

E com tantas opções, como escolher aquela que te fará se apaixonar? A orientação profissional tem a ideia de, justamente, te ajudar nisso.

Esse é um processo que pretende aconselhar você sobre decisões pra definir sua profissão.

Mas é importante deixar claro: é um conselho! O responsável pela orientação não vai dizer: “olha, pra você, o melhor caminho é fazer uma graduação na área X”.

Todavia, vai apontar as habilidades e caminhos que são mais a sua cara.

A pessoa vai acompanhar, por um tempo breve, quais são as oportunidades que podem trazer maior sucesso pra sua carreira. E isso é feito com métodos próprios, baseados em questões da psicologia e pedagogia.

Com isso, essa pessoa especializada nesses temas conseguirá identificar suas principais habilidades e prováveis carreiras que podem seguir.

Assim, ao final, você pode pensar em qual é a melhor decisão de faculdade pra cursar e tornar-se top na sua área de atuação.

E com isso, você pode pensar também não só sobre as áreas que são mais a sua cara, mas também sobre salários e mercado de trabalho. Desta forma, você consegue tomar uma melhor decisão. Incrível, não é?

orientação profissional – pessoa mexendo no celular no estúdio de arte

Quando procurar a orientação profissional?

Optar por esse acompanhamento no momento certo pode ser o diferencial pra que você possa conseguir melhores resultados.

Afinal, há um grande risco que, no futuro, sofra as consequências de não ter tomado a melhor decisão no tempo certo.

Por isso, é necessário entender que a orientação profissional é recomendada em duas situações. Veja:

  • Quando você está terminando o ensino médio e ainda se sente perdide em relação ao seu futuro;
  • Quando já está atuando em uma carreira e quer fazer uma mudança de área, porque aquela não mexe mais contigo.

Afinal, estamos falando de uma decisão que muda sua vida consideravelmente.

Ainda que possa sempre redirecionar o caminho, caso queira encontrar algo que traga maior satisfação, o impacto emocional de estar em uma profissão que não gosta é muito forte, não é mesmo?

Ao terminar o Ensino Médio, por sua vez, a fase é de descobrimento de tudo do mundo, o que ocasiona, muitas vezes, algumas confusões.

Afinal de contas, são muitas possibilidades, pois os gostos são variados e a vontade é experimentar de tudo um pouco.

A orientação profissional, também, traz um forte autoconhecimento. Os resultados permitem que você identifique quais são as suas principais habilidades e problemas que podem ser trabalhados, fazendo de você um profissional ainda mais fera na sua área.

Consideramos como as maiores vantagens da orientação profissional:

  • Permitir que você faça a melhor escolha pra o caminho profissional. Afinal, quem não quer alcançar o sucesso, não é mesmo?
  • Gerar maior autoconhecimento, permitindo conhecer lados positivos e vulnerabilidades que podem ser trabalhados e potencializados até mesmo pra garantir melhores oportunidades no futuro.
  • Maiores chances de conseguir chegar ao topo da carreira rapidamente, fortalecendo a sua bagagem.
orientação profissional – pessoas olhando para notas em um quadro branco

Como a orientação funciona?

A orientação profissional é uma possibilidade interessante pra planejar sua carreira. Assim, pode ser um importante investimento pra quem quer escolher o melhor caminho e ainda está perdido.

Mas lembre-se: a orientação profissional não é uma mágica. Ela vai indicar prováveis caminhos, mas a escolha ainda é sua! Quem vai seguir a trajetória é você.

E afinal, como é uma orientação profissional na prática? Vamos explicar um pouco mais sobre ela. #fiquedeolho

Métodos de desenvolvimento das atividades

Pra conhecer melhor o perfil da pessoa, o responsável pela orientação faz uma série de entrevistas com o objetivo de conhecer os hábitos de vida da pessoa, o que gosta, o que não gosta, maior aptidão, qual o perfil, áreas de interesse, entre outros.

Em seguida, são feitos diversos testes de aptidão, que podem auxiliar a nortear qual o tipo de profissão é o mais indicado.

Por exemplo: você trabalha melhor só ou em equipe? Tem praticidade ou não? Prefere atuar com equipes ou tem perfil de liderança?

Pra esse momento, o profissional pode, também, utilizar dinâmicas, jogos e outras atividades lúdicas que possam complementar a experiência.

Muitas questões podem ser utilizadas pra conseguir encontrar um padrão que auxilie na orientação.

Normalmente dura, em média, 10 encontros, que podem ser divididos em 3 momentos importantes:

  • Jornada de autoconhecimento: busca-se, principalmente, entender o perfil da pessoa, além de questões que ainda não são muito claras pra mente de quem está na adolescência. É a fase das entrevistas e testes, que podem ser feitos de forma individual ou em grupo.
  • Jornada de informações de carreira: é o momento no qual conversa-se, também, sobre as diferentes carreiras, apresentando as diferentes áreas. Isso pode ser interessante pra você que quer saber mais sobre profissões que não conhece tão bem.
  • Momento da escolha: são apresentados os resultados e avalia-se os interesses e, em conjunto, conseguem chegar a uma conclusão de uma área de atuação que tenha mais sinergia com a sua personalidade.

A orientação profissional pode ser o farol pra você que ainda está buscando o melhor curso de faculdade. Então, considere essa opção, pois pode ser interessante pra sua carreira.

E, além disso, obviamente, é importante escolher a melhor faculdade pra realizar seu curso. Pra isso, conte com o Descomplica! Conheça nossos cursos!