• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Aprenda como fazer o seu objetivo para currículo

Você sabe como escrever objetivo para currículo? Não? A gente vai te mostrar!

Por mais que o tempo passe e o comportamento das pessoas mude, algumas coisas ainda permanecem relevantes. Por exemplo, o hábito de enviar currículos com o intuito de se candidatar pra determinadas vagas.

O objetivo é uma das partes que se costuma incluir em um currículo. No entanto, nem todo mundo tem facilidade pra entender o que escrever nessa seção. Além disso, há quem nem imagine que é preciso adicionar essa parte.

Quando mandamos um currículo, é muito importante que ele atenda a vários critérios de qualidade pra sermos realmente considerados pra vaga. Você não quer perder uma oportunidade porque esqueceu de um detalhe como o objetivo do currículo, certo?

Então, você precisa aprender a escrever o objetivo para currículo enquanto estiver preparando o seu. E é nisso que a gente vai ajudar você a seguir!

objetivo para currículo – duas pessoas analisando currículos

Para que serve o objetivo para currículo?

O espaço do objetivo serve como um resumo do que você pretende alcançar com a sua carreira no momento em que está mandando o currículo. Ou seja, é um indicativo pro possível empregador a respeito de seu foco de carreira.

Além disso, é um texto que deve ser curto e direto. É necessário ter objetividade ao apontar o que você deseja conquistar em sua carreira pra que os recrutadores levem sua candidatura a sério.

Então, é preciso ter cuidado e saber exatamente como criar um objetivo para currículo.

Não preencher o objetivo ou fazer isso fora do padrão é considerado um erro ao fazer seu currículo. Afinal, os recrutadores buscam o máximo de informação possível a respeito do seu perfil profissional.

Então, saber quais são os seus objetivos é algo que está dentro dos interesses deles.

Exemplos de objetivo para currículo

  • Busco uma vaga no setor de desenvolvimento de software para contribuir com sucesso das iniciativas da empresa e manter sintonia com as tendências da área.
  • Desejo ingressar na equipe de inovação da empresa para ajudá-la a se desenvolver ainda mais e aprimorar minhas habilidades.
  • Pretendo assumir o cargo de gerente de operações para implementar soluções efetivas com foco em produtividade e bons resultados.
  • Coloco-me à disposição para agregar valor ao time de estratégia com ideias inovadoras e versatilidade.
objetivo para currículo – três mulheres rindo e andando no ambiente de trabalho

Como definir o objetivo profissional?

Antes de começar a pensar em criar um objetivo para currículo, é preciso saber exatamente qual ele é.

Afinal, se você não souber expressar o que deseja conquistar profissionalmente, será impossível elaborar essa etapa tão importante do seu currículo.

A seguir, estão os principais passos pra você definir o seu objetivo profissional. Confira!

Pratique o autoconhecimento

Conhecer bem quem você é serve como algo essencial em qualquer área da vida, inclusive na profissional. Ou seja, é necessário praticar o autoconhecimento pra identificar exatamente quais são os seus objetivos profissionais.

Isso é mais fácil do que parece. Basta levar em conta o que você se enxerga fazendo profissionalmente, de quais formas pode agregar valor a um mercado e quais atividades trazem mais prazer a você.

Pesquise sobre o seu mercado

Outro passo fundamental é o de entender melhor como funciona o seu mercado pra que seja possível identificar oportunidades vantajosas.

O segredo está em se enxergar dentro delas dependendo de quais são as suas maiores aspirações.

Por exemplo, digamos que você queira trabalhar na área de Jornalismo com foco em Economia.

Então, nessa etapa, o seu trabalho consiste em aprender como costuma ser a carreira de um profissional especializado nessa área até conquistar uma posição de qualidade.

Avalie sua motivação em relação à vaga

Agora, podemos estabelecer uma ligação com a vaga que motivou o preenchimento do objetivo para currículo. Ou seja, questione de qual forma as suas aspirações profissionais se cruzam com a oportunidade que apareceu.

Dessa forma, ao pensar nas motivações que levaram você a se candidatar à vaga, você vai poder enxergar quais são os seus reais objetivos. E essa informação será fundamental pra construir o melhor currículo.

objetivo para currículo – duas pessoas analisando um currículo

Como preencher o objetivo profissional do currículo?

Tendo em vista a importância de criar um bom objetivo para currículo, é preciso cuidado na hora de fazer isso. Então, a melhor forma de seguir em frente é adotando as boas práticas que essa atividade requer.

Conheça abaixo quais são as etapas essenciais pra você preencher o objetivo profissional do currículo.

Tenha concisão

O objetivo do seu currículo deve ser bem sucinto, curtinho mesmo. A ideia é resumir qual é a sua aspiração profissional em uma frase, no máximo duas. Assim, o recrutador pode entender bem o seu foco e partir pras demais seções do currículo.

No entanto, tome cuidado ao desempenhar essa concisão. Ou seja, evite cortar detalhes importantes em favor de um texto menor.

Fale de coisas específicas

Um dos maiores erros ao criar objetivo para currículo é ele ser genérico demais. Então, você precisa de atenção pra que ele seja bem específico, contando com detalhes que tenham a ver com a sua área e com a vaga.

Também é fundamental que você demonstre conhecimento sobre o dia a dia da posição que está almejando. Ou seja, cuidado pra não errar ao especificar funções que não correspondem à realidade.

Crie relação com a vaga

O seu currículo precisa ser bem coerente com a vaga a qual você está se candidatando. Então, certifique-se de que ele tenha relação com a posição e com a área de atuação da empresa.

Por exemplo, não faz sentido ter o objetivo de querer trabalhar na área de tecnologia enquanto você está mandando o currículo pra uma vaga em vendas.

Os recrutadores buscam por gente cujo objetivo tem a ver com sua oportunidade.

objetivo para currículo – duas pessoas se cumprimentando dando as mãos

E quando o objetivo para currículo é para o primeiro emprego?

Saber como preencher o objetivo para currículo é ainda mais importante quando se trata de um primeiro emprego.

Por outro lado, muita gente pode pensar que é desnecessário, já que o profissional ainda não tem muita experiência e talvez nem saiba como fazer isso.

No entanto, é aí que está uma armadilha. Na verdade, dá pra se destacar bastante tendo um objetivo bem formulado mesmo quando a vaga é pro primeiro emprego. O segredo, felizmente, é ter sinceridade.

Ou seja, deixe claro pro empregador que o seu objetivo tem a ver com a busca de uma primeira oportunidade. Além disso, aproveite pra deixar claro que o seu intuito é agregar valor e aprender na função, o que é bem-visto pelas empresas.

Preencher objetivo para currículo pode parecer uma etapa difícil, mas é bastante simples. Além disso, mandar bem nesse passo pode aumentar consideravelmente as suas chances de sucesso com a vaga.

Então, aproveite as dicas deste artigo pra acertar e conquistar as melhores oportunidades do mercado.

Outro segredo pra ter sucesso com os seus objetivos é a qualificação. Aproveite pra conhecer as opções de cursos da Faculdade Descomplica!