• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O Que Você Precisa Saber Antes de Empreender no Brasil?

Ao empreender no Brasil, você terá muitas chances de sucesso. Porém, a concorrência também é alta e é preciso saber alguns detalhes antes de começar. 

Para que tudo esteja em ordem, confira os pontos de atenção antes de iniciar o seu negócio próprio.  

O que é preciso saber antes de empreender no Brasil?

Primeiramente, é importante entender o quanto este mercado é concorrido. De acordo com os dados da pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o Brasil tem 38% da TTE (Taxa de Empreendedorismo Total).

Isso significa que há, aproximadamente, 52 milhões de brasileiros abrindo seu negócio. 

Ou seja, essa informação mostra o quanto é necessário que você saiba se destacar no seu meio de atuação. Afinal, é preciso vencer a concorrência. Isso serve tanto para segmentos já bastante movimentados ou outros que ainda estão em evolução. 

Dessa forma, é preciso estar atento às tendências, aos novos modos de consumo e às formas de tornar a experiência do cliente cada vez melhor. 

Outro ponto importante antes de empreender no Brasil é entender que o processo para abrir um negócio próprio precisa passar por certa burocracia.

Dependendo do tipo de empresa que você irá iniciar, é necessário esperar alguns dias. É comum que o processo de abertura demore mais de 100 dias.

Além disso, você precisa contar com o auxílio de um contador, saber bem sobre os impostos que terá que pagar e os formulários que precisará preencher. 

Porém, há alguns serviços on-line que ajudam a simplificar os processos, como é o caso do eSocial (Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas), uma plataforma em que é possível enviar os dados dos empregados, centralizando as informações e diminuindo erros em cálculos.

Também existe o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), um processo de digitalização do governo para processos contábeis, notas fiscais, entre outros. 

Já se você for abrir um negócio como MEI (Microempreendedor Individual), os processos são mais simples e você pode começar em poucos dias, se cadastrando de modo on-line. 

Dicas para quem quer empreender

Veja agora mais alguns pontos importantes antes de começar a empreender no Brasil e anote as dicas para ter sucesso!

  • tenha um plano de negócios bem definido, com orçamento, investimento, gastos fixos e ocasionais, estratégias, ações, recursos, etc;
  • seja sustentável. Além de contribuir com o meio ambiente, você também economiza em diversos aspectos; 
  • tenha perfil empreendedor. Para isso, é preciso estar sempre atento às mudanças do mercado, ir a eventos, feiras e palestras, realizar cursos e pós-graduações, ler livros sobre empreendedorismo e aproveitar as oportunidades para criar uma ótima rede de contatos
  • valorize seu cliente, pois ele é a chave para você ter sucesso. Aposte em um ótimo atendimento, em soluções inovadoras e saiba bem quem é o seu público e quais são as dores dele que você precisa resolver;
  • seja persistente, uma vez que é comum erros acontecerem no início. Para evitá-los, um bom planejamento é o caminho certo. Portanto, é importante já contar com imprevistos para saber como agir sem prejudicar todo o seu negócio.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Leia mais notícias no blog do Tudo Sobre Pós e mantenha-se informado!