• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Descomplique o conceito e saiba o que são processos gerenciais

Na hora de gerir um negócio, é importante ter o domínio de conceitos e ferramentas de controle. Desse modo, se torna possível evitar que detalhes importantes passem batidos pelo gestor. É aí que entram os processos gerenciais pra salvar a pátria e ajudar a sua empresa a crescer.

Mas pra colocar em prática, antes, você precisa entender, direitinho, do que se trata, pra que serve e, também, como aplicar o conceito sem medo de ser feliz. É isso que a gente vai descomplicar pra você neste post. Então, foca na leitura que o papo é sério! #SELIGA

Conheça os tipos de processos

Conheça os tipos de processos #NAPONTADALINGUA

Pra começar, você vai entender o todo do qual os processos gerenciais fazem parte. Afinal, existem outros tipos de processos em uma empresa ou projeto. Bora ver quais são.

Primários

Esses são os processos fundamentais da empresa. Aqueles que, se deixarem de ser feitos, o negócio, simplesmente, para. Esses processos têm relação direta com o consumidor. Pra ficar mais claro, se liga só em alguns exemplos:

  • criação de produtos e serviços;
  • vendas;
  • divulgação;
  • entregas.

Suporte

Aqui a gente já está falando de processos que viabilizam os primários, mas que o cliente nem nota que eles existem. Por exemplo, quando precisa contratar alguém, instalar um sistema de gestão, conferir o estoque, comprar mercadorias e outras coisas desse tipo.

Gerenciais

Tudo isso que você viu até aqui precisa de organização pra acontecer e é esse o papel dos processos gerenciais. Eles definem como, quando e, principalmente, em que ordem o fluxo de tarefas envolvidas nos processos primários e de suporte vão acontecer. É quase um checklist.

Entenda a importância dos processos gerenciais

Entenda a importância dos processos gerenciais #SENTAQUELAVEMHISTORIA

Tá certo que já deu pra sacar a importância dos processos gerenciais, mesmo assim, é legal reforçar por que são eles que fazem a mágica acontecer. 

Você já imaginou que bagunça seria se várias pessoas numa equipe fizessem a mesma tarefa várias vezes e, enquanto isso, outra coisa importante deixasse de ser feita? Pois é isso que acontece quando os processos gerenciais são ignorados.

Saiba como aplicar os processos gerenciais

Saiba como aplicar os processos gerenciais #PARTIU

Agora que você já entendeu que os processos gerenciais põem ordem na casa, chegou a hora da gente entender como colocar eles em prática. #BORAPRACIMA

Defina as tarefas e seus fluxos

Primeiro passo é colocar no papel — ou na tela — cada uma das tarefas que precisam ser realizadas e em quais etapas do fluxo elas devem ser feitas. Tipo um passo a passo, sabe?

Determine os responsáveis

Feito isso, é hora de definir quem é que vai fazer o que. Porém, aqui nessa etapa, tão importante quanto saber quem é o responsável é fazer com que ele saiba que é o “dono” daquela tarefa.

Também é legal avisar pro funcionário quanto tempo ele tem pra fazer cada coisa. Isso evita os gargalos que a gente vai ver agora.

Identifique os gargalos

Os gargalos acontecem, normalmente, quando um fluxo fica parado aguardando a finalização da etapa anterior. Aquela típica situação em que você não pode começar a sua parte enquanto o coleguinha não entrega a parte dele. 

Existem outras situações que provocam gargalos, como quando o fornecedor não entregou a matéria-prima pra finalização do produto. O importante aqui é identificar isso e evitar o que causou o problema.

Otimize as tarefas

Pra acabar, é hora de rever tudo que deu errado ou que pode ser melhorado e ajustar. Isso serve pra evitar os gargalos e, também, pra acelerar o fluxo e prevenir os erros.

Agora ficou mais claro o que são processos gerenciais, o quanto eles são importantes pra manter uma empresa organizada e como aplicar eles no seu fluxo de trabalho. Então, não há mais motivos pra manter os gargalos no seu projeto.

E pra melhorar ainda mais, dá só uma olhada nos cursos da Faculdade Descomplica e veja como eles podem ajudar você a chegar onde quer!