• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O Que Fazer Depois da Faculdade?

Após realizar o sonho da graduação, muitos alunos podem ficam incertos sobre qual o melhor caminho depois da faculdade. Afinal, são várias opções a seguir, e cada uma tem um foco diferente dependendo do objetivo do profissional.

Para te dar um direcionamento sobre as principais opções disponíveis, explicamos algumas vantagens e o que cada modalidade de estudo tem a te oferecer, descubra!

Opção mais comum depois da faculdade — Pós-graduação

Para aprofundar ainda mais o seu conhecimento e se tornar um especialista ramo em que atua, uma pós-graduação é uma das melhores opções possíveis. E para ficar ainda mais prático, você ainda tem a opção de pós-graduação de ensino à distância.

Com a alta adesão dos cursos on-line, os certificados dessa modalidade têm a mesma validade das pós presenciais. Afinal, o que realmente importa é você saber aplicar os conceitos e se aprimorar profissionalmente.

Mas têm mais algumas coisas que você precisa saber quando o assunto é pós-graduação. Sabia que essa especialização é dividida em duas categorias diferentes para que possa atender melhor às demandas do mercado e do mundo acadêmico? Descubra abaixo:

Lato sensu — MBA

A palavra “lato sensu” significa “em sentido amplo” na língua latina, e é usada para designar cursos de especialização de pós-graduação com duração mínima de 360 horas.

Dentro dessa categoria estão os cursos de Master Business Administration (MBA), mais indicado para executivos por se tratar de um aprofundamento nos assuntos de negócios e gerência de empresas.

As especializações também entram em lato sensu e abarcam diversos temas sobre profissões diversas. Esta opção é perfeita para quem precisa de conhecimento rápido para atuar em certa vaga de emprego, ou conseguir uma promoção, afinal, você se torna um especialista.

Vale a pena lembrar que uma pós-graduação lato sensu o estudante ganha um certificado, e não um diploma.

Stricto sensu — Mestrado

O formato “stricto sensu”, significa “formato limitado”, e abarca os cursos de mestrado e doutorado. É ideal para alunos que terminaram a sua graduação e desejam seguir área acadêmica, como se tornar professor ou atuar com pesquisa.

É bom ressaltar que para cursar o mestrado é necessário saber falar outra língua e passar em uma prova de proficiência. Os cursos duram, em média, três anos e o aluno precisa apresentar a sua tese de pesquisa no final.

Abrir seu negócio

Se você está pronto para entrar na competição do mundo dos negócios uma boa opção é abrir sua própria empresa. Você pode ter uma ideia original e tentar se aliar a parceiros para abrir sua startup, ou mesmo um pequeno negócio como microempreendedor para começar a lucrar com suas habilidades.

Prestar concurso público

Por conta de sua estabilidade e bons salários iniciais, muitas pessoas recorrem aos concursos públicos depois da faculdade. É uma ótima opção para você que deseja mais segurança e que tem muita dedicação para estudar.

Além da boa remuneração, o servidor público conta também com diversos benefícios como não precisar de experiência para ser contratado, licenças remuneradas, licença-prêmio e abono de um número de faltas definidos.

Gostou de nossas sugestões sobre o que fazer depois da faculdade? Então fique ligado no blog Tudo Sobre Pós, temos artigos novos toda semana para te dar dicas sobre estudos, pós-graduação e carreira.