• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Você sabe o que faz um gestor financeiro?

Os cargos de gestão atraem muitos estudantes que desejam consolidar uma carreira de sucesso. Afinal, tratam-se de posições estratégicas na administração de empresas, sendo amplamente requisitadas pelo mercado.

Por outro lado, muitos têm dúvidas acerca do papel deste profissional. Quem deseja seguir na área de finanças, por exemplo, pode se perguntar o que faz um gestor financeiro e onde ele pode atuar nesse contexto. 

Pensando nisso, e pra que você conheça as funções atribuídas a este gestor antes de decidir sobre a carreira, a gente elencou alguns esclarecimentos sobre o tema! Não deixe de espiar o conteúdo preparado especialmente pra você! 

Mas, afinal, o que faz um gestor financeiro?

Mas, afinal, o que faz um gestor financeiro?

Em poucas palavras, o gestor financeiro é aquele que atua diretamente na administração das finanças de uma companhia. O profissional é responsável, portanto, por toda a organização, captação e aplicação dos recursos nela disponíveis. 

É também ele quem realiza o planejamento pra que esse gerenciamento seja efetivo. Pra tanto, o gestor financeiro precisa ter acesso a inúmeras informações da empresa, como o balanço patrimonial, fluxo de caixa, contas a pagar e receber e tudo o que for relevante pro bom desempenho das funções.

Entre as atribuições e desafios profissionais do gestor, pode-se mencionar:

  • administração de ativos;
  • gerenciamento de créditos;
  • análise da situação financeira;
  • planejamento tributário;
  • gestão de custos e da eficácia operacional.
Onde o gestor financeiro pode trabalhar?

Onde o gestor financeiro pode trabalhar?

Agora que você já sabe o que faz um gestor financeiro, pode compreender a sua importância pro equilíbrio econômico e financeiro das organizações. Afinal, é a boa administração dos recursos o que permite às empresas se manterem no mercado e se desenvolverem no longo prazo. Mas, qual é o ambiente de trabalho do gestor financeiro?

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que as possibilidades são amplas. Até porque, na sociedade atual, qualquer empreendimento precisa saber gerenciar recursos pra manter suas atividades mais essenciais.

Desde micro e pequenos negócios até grandes indústrias, startups e corretoras podem ser empregadores. Do mesmo modo, é possível encontrar oportunidades nas instituições públicas e organizações não-governamentais que buscam otimizar seus recursos.

Como se tornar um profissional da área?

Como se tornar um profissional da área?

Se você se interessou pela área, deve ter pensado o que fazer pra se tornar um gestor financeiro. É importante ter em vista que o cargo exige um conhecimento técnico específico. Isso quer dizer que a busca por formações mais amplas, embora incluam este conhecimento, podem não fornecer as ferramentas suficientes pra função.

Nesse sentido, o Tecnólogo em Gestão Financeira da Faculdade Descomplica pode ser uma boa opção pra sua carreira. Além de ser online, o que facilita a rotina de estudos de acordo com seus compromissos, a graduação fornece o conhecimento teórico e prático direcionado pra este segmento específico de atuação. 

Sem dúvidas, a gestão financeira é uma área de extrema relevância pra sociedade. É ela quem garante o equilíbrio econômico das instituições, tanto públicas quanto privadas, e permite o seu desenvolvimento sustentável.

Pra ingressar nessa carreira, no entanto, é importante primeiro saber primeiro o que faz um gestor financeiro e quais as possibilidades de atuação no mercado. Posteriormente, se faz necessária a preparação pro exercício do cargo. Nesse sentido, a busca por uma formação de qualidade é o caminho mais rápido rumo ao sucesso profissional.

E aí? Curtiu o conteúdo? Agora que você já sabe o que faz um gestor financeiro, não deixe de se inscrever pra graduação da Faculdade Descomplica e dar um passo em direção ao seu futuro profissional!