• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Saiba o que faz um advogado trabalhista e o seu papel

O que faz um advogado trabalhista? A atuação desses profissionais é essencial pra garantir a proteção dos direitos de empregados e empregadores. 

Dessa forma, o advogado trabalhista atua em processos judiciais, consultorias, demandas extrajudiciais e compliance. Portanto, a advocacia trabalhista possui papel de relevância, tanto no âmbito preventivo, quanto no contencioso.

Junto aos sindicatos profissionais, promove o regular cumprimento da legislação trabalhista brasileira. Sendo assim, esses profissionais atuam na proteção de trabalhadores contra eventuais abusos e violações de direitos. 

Da mesma forma, também resguardam os direitos dos empregadores, bem como auxilia as empresas no cumprimento das normas trabalhistas.

Logo, é importante que esse profissional disponha de amplo conhecimento sobre Direito e Processo do Trabalho. 

Neste artigo, a gente te conta sobre o que faz um advogado trabalhista e sua importância pra sociedade. Bora conferir! 😊

o que faz um advogado trabalhista – pessoa de social abotoando o paletó

O que faz um advogado trabalhista: principais funções

Pra compreender o que faz um advogado trabalhista, é preciso delimitar sua atuação: relações jurídicas provenientes de contratos de trabalho.

Sendo assim, é possível defender os interesses de trabalhadores e empregadores.

Interesse dos trabalhadores

Ao defender os interesses de trabalhadores, o advogado trabalhista atua em processos e demandas extrajudiciais.

Dessa forma, se concentra em reclamações trabalhistas promovidas por empregados. Decorre dos casos de violação de direitos e descumprimento do contrato de trabalho.

Portanto, esses profissionais atuam no decorrer do processo, participam de audiências e auxiliam acordos com os empregadores.

Considerando que os trabalhadores são a parte mais vulnerável da relação empregatícia, é fundamental a presença do advogado trabalhista. Essa, portanto, é a forma de fazer valer as disposições legais.

Por isso, esses profissionais direcionam seus clientes, especialmente na realização de acordos. Assim, conseguem que a decisão final seja vantajosa pra ambas as partes.

Interesses dos empregadores

A defesa dos interesses dos empregadores compreende o acompanhamento em processos, audiências e acordos, além da consultoria e compliance.

Sendo assim, o advogado trabalhista promove a defesa técnica de empregadores em processos judiciais, buscando o resultado mais favorável.

Do mesmo modo, esses profissionais também oferecem serviços como a consultoria e o compliance trabalhista.

Consultoria e Compliance Trabalhista

Por meio da Consultoria, o advogado trabalhista realiza a análise da situação da empresa. Sendo assim, avalia o cumprimento das normas trabalhistas.

Dessa forma, a Consultoria consiste em fornecer um feedback, apontando possíveis melhorias. Por outro lado, o Compliance Trabalhista tem como objetivo evitar que a empresa sofra penalidades, decorrentes de infrações.

Portanto, são serviços que compõem a chamada advocacia preventiva. Eles previnem sanções diversas, como as multas, que podem prejudicar o equilíbrio financeiro das empresas.

letras formando a palavra lawyer - advogado em inglês

O que fazer para ser advogado trabalhista 

Pra atuar na advocacia, é necessária a conclusão da graduação em Direito, além da aprovação no Exame de Ordem. Da mesma forma, deve ocorrer a respectiva inscrição no quadro de advogados.

Além disso, pra adquirir destaque na carreira da advocacia trabalhista, a especialização na área é um grande diferencial.

Desse modo, também é importante buscar uma boa Pós em Direito do Trabalho. Aqui nesse texto nós falamos um pouco mais sobre como escolher uma boa especialização na área do Direito

E você, profissional, já se especializou em sua área de atuação? Então venha conhecer a Pós Online Descomplica!