• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que falar em uma entrevista de estágio? Cola nas dicas do Descomplica!

Saber o que falar em uma entrevista de estágio pode tirar o sono de muita gente… Ainda mais se você é estudante. Afinal, ingressar no mercado de trabalho pode ser um grande desafio, não é mesmo?

Nessas horas, a insegurança e o nervosismo podem se manifestar quando a oportunidade dos sonhos aparece.

Nesse sentido, o primeiro passo é saber como agir pra você conseguir dar o melhor de si.

Por isso, a gente preparou dicas incríveis pra você se sentir mais confiante! Continue a leitura!

Quer mandar bem em qualquer entrevista de estágio? Confira 4 dicas!

1. Lição de casa: check!

Antes de tudo, faça sua lição de casa. Ou seja, maratone o site e as redes sociais da empresa em busca de informações relevantes.

Dessa forma, no momento da entrevista, tenha na ponta da língua tudo aquilo que você pesquisou. Por exemplo, qual é o ramo de atuação, produtos ou serviços ofertados e como funciona a cultura organizacional.

Além disso, mostre que a vaga fez seus olhos brilharem! Demonstre interesse e curiosidade através de perguntas, combinado?

2. O que faz você se destacar? 

Já parou pra pensar sobre o que te faz especial? A gente sabe que essa pergunta não possui resposta fácil. Portanto, um olho aqui e o outro no autoconhecimento!

Assim, quando ficar em dúvida sobre o que falar em uma entrevista de estágio, faça uma lista com suas principais fortalezas.

Descubra abaixo alguns pontos norteadores:

3. Como o futuro se parece? 

Ainda sobre o que falar em uma entrevista de estágio, pense o seguinte: daqui a 5, 10 e 15 anos, o que você se vê fazendo ou conquistando? Quais são seus objetivos pessoais e profissionais ao longo desse percurso?

Dessa maneira, não tenha medo de compartilhar as estratégias que pretende empregar pra chegar lá!

4. “Meu maior defeito? Sou perfeccionista…”

Uma coisa é fato! Quando você joga na internet “dicas sobre o que falar em uma entrevista de estágio”, é bem provável que a clássica pergunta defeitos versus qualidades apareça logo de cara.

No entanto, ao pensar nas possíveis respostas, fuja dos clichês! Sinceridade e sensatez são fundamentais. 

E não se esqueça! Enfatize que está buscando se desenvolver e melhorar suas dificuldades.

Quer mais dicas sobre o que falar em uma entrevista de estágio? Se liga!

E aí? Quatro dicas sobre o que falar em uma entrevista de estágio ainda é pouco? Seja como for, você é quem manda! Confira mais algumas recomendações:

Toda forma de experiência é válida

Seja um trabalho voluntário ou uma vivência no campo acadêmico, não importa! Experiência é experiência! Demonstre aquilo de melhor que você aprendeu com as suas. 

Visto que, conseguir o primeiro emprego sem experiência formal não quer dizer que você não possui outros valores e conhecimentos.

Comunicação verbal

Ainda que a empresa tenha uma cultura mais descontraída, atente-se à comunicação verbal.

Pra isso, dê preferência à linguagem formal. Já que o uso de gírias ou vícios de linguagem recorrentes passa uma imagem oposta ao profissionalismo. 

Além disso, antes da entrevista, capriche bem no treino de oratória — o espelho pode te ajudar com isso.

Linguagem corporal

Você sabia que o seu corpo é capaz de transmitir inúmeras mensagens? Portanto, durante a entrevista, cuide da linguagem corporal. 

Nesse aspecto, evitar cruzar os braços e manter uma postura ereta são alguns dos cuidados que podem ser tomados. Tudo bem?

Em suma, entender o que falar em uma entrevista de estágio vai muito além de uma lista padronizada. Afinal, o mais importante é ser você e mostrar todo seu potencial!

Apesar disso, com essas dicas e recomendações, a gente espera ter transmitido mais tranquilidade e esclarecido suas principais dúvidas. 

Quer ficar por dentro das principais novidades que rolam por aqui? Então, acompanhe a Faculdade Descomplica!