• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que é um banco de dados e qual a sua importância para as empresas?

Pra você entender o que é um banco de dados definitivamente, te convido a fazer uma reflexão: você está em uma grande loja varejista e um vendedor, com a sua permissão, digita seu CPF no computador e descobre que você é bom pagador, pois tem pontuação de crédito alta e nunca atrasou uma fatura. Então ele te oferece um cartão de crédito com limite alto.

Como um simples vendedor pode obter tantas informações sobre você em poucos segundos? Por meio dos bancos de dados, onde todas as informações de empresas e cidadãos estão guardadas a fim de que tudo esteja interligado e disponível a qualquer momento.

Pequenas, médias e grandes empresas utilizam bancos de dados pra, entre outras coisas, conhecer o perfil dos seus clientes, gerenciar recursos, automatizar processos e criar metas. Já que essas informações são cada vez mais importantes e valiosas, sua manutenção precisa ser eficiente.

Agora, você vai entender a importância do banco de dados e como ele está presente na sociedade.

O que é um Banco de Dados

O que é um Banco de Dados

O nome já é bem explicativo e não precisa de ilustrações difíceis pra sua compreensão. Bancos de Dados são estruturas organizadas de informações, como uma lista telefônica, um caderninho de clientes da vendedora de doces, os registros dos funcionários de uma empresa etc. Qualquer conjunto de informações categorizadas e armazenadas já pode ser chamado de banco de dados.

No sentido tecnológico, essas informações são guardadas digitalmente pra que seja possível acessá-las sem demora quando necessário. O Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) é quem organiza esses registros digitais.

Trata-se de um software que navega por todos os registros e traz os que foram solicitados por alguém, que pode ser o próprio administrador (ou DBA – Database Administrator, em inglês) ou o usuário final de um aplicativo.

Desafios de um DBA

Uma empresa pode usar as informações que tem pra tomar decisões estratégicas futuras com embasamento. Portanto, os dados são confidenciais e não podem ser acessados por terceiros sem autorização.

O administrador do banco de dados deve garantir a segurança das informações, tapando possíveis brechas no SGBD assim que elas forem notadas.

Além disso, ele precisa ser capaz de acompanhar o aumento da demanda, tanto no que se refere ao volume de dados como na eficiência do acesso a eles, e de prevenir problemas, aplicando atualizações no sistema e garantindo seu funcionamentos “sem gargalos”.

Se um sistema é lento na hora de consultar um banco de dados e exibir os resultados, prejudica o fluxo de trabalho do usuário e pode afetar o planejamento estratégico de uma organização.

Agora que você sabe o que é banco de dados, compreende que está bem presente na vida das pessoas e que, muitas vezes, passa despercebido. Essa não-percepção, inclusive, é resultado de um SGBA eficiente e um DBA qualificado, situações que trazem segurança à empresa que administra as informações.

Que tal se tornar um administrador eficiente e que saiba prever e solucionar problemas? Conheça a graduação online de Banco de Dados da Faculdade Descomplica e se torne um profissional relevante no mercado!