• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que é trainee? Uma dica: não é estágio!

Então você está aí, terminando sua graduação e pensando em que rumo dar pra sua carreira. De repente, surge uma vaga incrível pra trainee, pagando aquele salário dos sonhos, e parece que você atende aos requisitos. Mas vem cá… O que é trainee mesmo?

Se sua dúvida era essa, chegou a hora de esclarecer as coisas. Neste artigo, você vai entender tintim por tintim que negócio é esse de trainee e por que é legal se candidatar pra um programa assim. Dá só uma olhada!

O que é trainee?

Trainee é um profissional em treinamento pra ocupar cargos de liderança dentro de uma empresa. O programa de preparação é voltado pra universitários que estejam terminando sua graduação ou recém-formados.

Mas atenção: trainee não é estágio, viu? A proposta do programa é alavancar a carreira de pessoas determinadas, formando gestores de alta patente. Então, não vai pensando que é brincadeira. Tem que ralar um bocado, mas a recompensa é grande pra todos!

Afinal, a empresa quer produzir os talentos mais brilhantes do mercado e está disposta a pagar por isso. Confira, a seguir, como funciona um programa pra trainees.

Como funciona um programa para trainees?

Agora você sabe o que é trainee, certo? É um “projeto”. O que está sendo formado? Grandes líderes do mercado que a empresa não quer ter longe dela. Portanto, o programa tem duração, seleção e, claro, remuneração!

Processo seletivo

Em um programa de trainee, pode-se dizer que existem 2 processos seletivos. Um pra se tornar trainee e o outro é o próprio programa, em que o trainee se torna efetivamente um gestor.

A primeira fase de seleção é parecida com o recrutamento profissional já bem conhecido. Os candidatos passam por uma triagem, são colocados à prova em dinâmicas e avaliações simples e depois são selecionados. São as fases de:

  • candidatura;
  • triagem;
  • entrevistas e dinâmicas;
  • seleção.

Isso não é uma regra, mas um padrão muito comum. Depois disso é que as coisas ficam diferentes. Cada empresa tem seu próprio programa. Esse é o momento em que o trainee, juntamente a outros candidatos, são testados.

Ou seja, geralmente, o trainee compete por um cargo mais elevado com outros trainees. Mas você vai ver que, ao fim do programa, todos terão ganhado muito! Entenda mais a seguir.

Duração

A duração do processo seletivo pra se tornar um trainee pode durar de algumas semanas a meses. Isso porque os programas recebem milhares de candidatos e não é raro que a seleção passe por várias etapas.

Já o próprio programa varia de acordo com os objetivos da empresa em relação ao cargo a ser alcançado no fim do treinamento. Assim, é comum encontrar programas com períodos entre 3 a 5 anos.

Remuneração

Apesar de se tratar de um programa de preparação, trainees são profissionais em atuação. Acontece que o trainee está sendo cultivado pra ser um gestor em breve. É diferente de outro profissional do setor subindo os degraus do plano de carreira da empresa. 

Por isso, um trainee costuma ganhar como um analista. Como o mercado pratica muitos valores, é possível encontrar salários variando de R$ 4 a 8 mil por mês.

Vantagens

Como a gente disse, ao fim do programa, todo mundo ganha. O trainee sobe de nível, a empresa garante um profissional valioso e os demais trainees que participaram do programa levam pro mercado todo o seu conhecimento adquirido.

Afinal, foram anos de contato com diversos setores, líderes rigorosos, gestão de conflitos, implementação de ideias, enfim… Uma infinidade de competências. Portanto, é difícil sair de um programa desses sem:

  • networking;
  • referências;
  • perspectiva salarial;
  • oportunidades de recolocação, e
  • muito, muito conhecimento.

Mas pra conseguir tudo isso é preciso disposição. Então, se prepara pra muito trabalho, desafios e quem sabe até uma mudança de cidade. Afinal, a empresa apostará em você e espera que você aposte de volta.

Curtiu descomplicar o que é trainee, né? Que tal escolher uma área de formação pra chegar nos níveis mais altos da carreira? Então, vem ver o universo de oportunidades que o Descomplica tem pra você!