• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Saúde coletiva: o que é e qual a sua importância?

Tem muita gente que fica em dúvida ao tentar entender o que é saúde coletiva por causa das inúmeras especializações do ramo. Talvez a maior dificuldade seja diferenciá-la da saúde pública, que já é outro campo de estudo.

Por isso, a gente preparou esse artigo pra você que busca uma pós-graduação ou está em outros momentos da carreira acadêmica e precisa saber o que é saúde coletiva.

Afinal, é um assunto muito importante, que todo profissional da área precisa conhecer e distinguir bem. Vamos lá?

o que é saúde coletiva – profissional da saúde utilizando aparelho de análise clínica

Definição de saúde coletiva

A saúde coletiva está alinhada com pautas que visam melhorar todo o setor não só em questões burocráticas como na criação de soluções práticas. Por isso, caminha junto às ciências sociais, buscando planejamento estratégico ideal.

Portanto, a entenda como um ramo da saúde que é muito mais conceitual em busca de projetar novos cenários pro bem estar de uma comunidade (por isso o nome saúde coletiva). Enquanto isso, existe a saúde pública que também busca o bem estar social e, por isso, causa bastante confusão.

Quando surgiu

É importante ressaltar que a gente está falando de um campo de estudos criado aqui no Brasil. De acordo com um artigo publicado no SciELO, uma biblioteca científica de livre acesso, as origens da saúde coletiva datam os anos de 70 e 80, durante o regime militar.

A busca por maior acesso à saúde — entre outras pautas vinculadas à luta pela democracia — gerou o Movimento Saúde Coletiva.

O foco era unir a saúde com a política num esforço compactuante à redemocratização do país. Portanto, a base estava nas ciências sociais, humanas e filosóficas.

O mesmo artigo relata que ela se tornou um “espaço social em que se concentram as abordagens e pesquisas críticas sobre a questão”.

o que é saúde coletiva – profissional da saúde na secretaria do hospital

Diferença entre saúde pública e coletiva

Agora que você sabe que a saúde coletiva e sua atuação é bem mais conceitual, focada em aperfeiçoar toda a rede de cuidados coletivos e a forma como ela é abordada, que tal diferenciá-la da saúde pública? Afinal, esta última trabalha no diagnóstico e no manuseio da ausência de doenças.

Todos os esforços governamentais em prover o atendimento à população estão no guarda-chuva da saúde pública, abrangendo bem-estar físico, mental e social de todos.

O SUS (Sistema Único de Saúde) é uma ferramenta utilizada pra auxiliar no cumprimento desse direito garantido pela Constituição de 1988.

o que é saúde coletiva – foco nos olhos de uma pessoa com máscara

A importância de pensar coletivamente

Toda situação que envolve o bem estar físico, psicológico e moral de uma pessoa contribui pra sua saúde individual. Sendo assim, esse ramo estuda as melhores políticas pra que cada indivíduo de uma sociedade atinja esse estágio.

Percebe como vai muito além da ausência de doenças? Ela abarca campos importantes pra que o bem comum seja o centro das atenções.

Foi por esse motivo que a gente pincelou neste artigo os melhores pontos sobre saúde coletiva pra expandir o seu leque de opções em especializações na área.

Se você gostou do tema e quer saber mais sobre como se especializar na área, o Descomplica tem uma pós-graduação em Saúde Coletiva 100% online e reconhecida pelo MEC! Vamos nessa?