• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que é Psicopedagogia e como atuar na área? Entenda!

Saber o que é Psicopedagogia é essencial antes de cogitar atuar na área. Afinal, a aprendizagem é constante na vida humana.

Isso porque estamos sempre aprendendo algo novo e vários fatores influenciam nesse processo, bem como na forma em que recebemos o conhecimento.

Desse modo, a Psicopedagogia é a área que permite entender como a mente participa do aprendizado e assim, auxilia profissionais a compreender o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos.

Pra ajudar você, a gente preparou este post pra que entenda melhor o que é a Psicopedagogia e como atua o profissional da área. Continue a leitura!

o que é psicopedagogia – professora ajudando seus alunos com as atividades

O que é Psicopedagogia?

Trata-se do ramo que une saberes da Psicologia e da Pedagogia, pra estudar a relação entre a mente e o processo de aprendizagem. 

Seu objetivo principal é auxiliar no aprendizado de pessoas, quando algum tipo de dificuldade surge, mas também estimular habilidades que já existem e assim usá-las a favor do estudante.

Diante disso, o profissional que atua nessa área, está apto a identificar e solucionar disfunções no aprendizado de crianças, jovens e adultos. Isto é, busca entender as causas dessas dificuldades e a partir da adoção de estratégias, facilitar o processo. 

Por isso, é uma profissão que exige muita sensibilidade, tendo em vista que questões externas e internas são os motivos mais comuns.

o que é psicopedagogia – pessoa estudando, lendo e fazendo anotações

Como funciona a Psicopedagogia?

Pra que possamos aprender, precisamos de habilidades que favoreçam um aprendizado efetivo. Por isso, algumas funções precisam estar bem-desenvolvidas:

  • cognitiva
  • motora;
  • social/emocional.

Quando essas funções não estão alinhadas por algum motivo, as dificuldades tendem a ser manifestadas e criam barreiras que afetam na escola ou em outros espaços. 

Assim, o estudante que vivencia isso, pode sentir muitos impactos no aprendizado que se não forem auxiliados geram:

  • falta de estímulo;
  • baixos rendimentos na escola;
  • dificuldade de acompanhar os conteúdos;
  • baixa autoestima.

Desse modo, o profissional busca fazer com que esse aluno se encontre novamente no contexto de aprendizagem em que está, e supere o que esteja o impedindo de aprender.

Diante disso, o trabalho é realizado com o estudante por meio de:

  • entrevistas;
  • jogos e brincadeiras;
  • atendimentos individuais e conforme o perfil de cada pessoa;
  • práticas da área.
o que é psicopedagogia – professora ajudando crianças em atividades lúdicas

Como atuar nessa área?

Pra atuar na área, é preciso que se tenha graduação em Pedagogia ou em Psicologia, bem como se especializar em Psicopedagogia.

Porém, pessoas que atuam na Educação em geral, principalmente as licenciaturas, podem também optar por esse curso.

O profissional especialista tem várias oportunidades de atuação — em empresas, escolas, clínicas especializadas, setor público, instituições de saúde, etc.

Isso porque, necessidades educacionais são manifestadas em vários espaços e precisam ser auxiliadas.  Com a adoção de metodologias, estratégias e profissionalismo, é possível superar essas barreiras. 

Agora que você já sabe o que é Psicopedagogia, percebeu o quanto ela é essencial pra estudantes e a sociedade, de forma geral. 

Portanto, se deseja investir em um curso nesse ramo, saiba que vale muito a pena, pois o mercado de trabalho tem crescido e gerado novas oportunidades.

E aí, gostou do post? Então, que tal dar uma olhada nos cursos incríveis que a Pós Descomplica tem pra te oferecer? Você não pode perder essa chance!