• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que é persona e qual a sua importância?

Afinal, o que é persona? Entender esse conceito é fundamental pra implementar um plano de ação dentro do marketing digital da empresa. Portanto, com a necessidade de criar conteúdos relevantes e úteis, é preciso saber quem vai consumir.

Mais importante ainda é saber o que esse público deseja. Mas como responder esses questionamentos? Por meio da criação de uma persona, que representa clientes ideais pro seu negócio. Dessa forma, é possível compreender o que é persona: uma ficção, o retrato de alguém que seria cliente da sua empresa.

Sendo assim, o planejamento de marketing pode identificar os problemas, necessidades e vontades dessa pessoa imaginária. Consequentemente, fica mais fácil direcionar a produção de conteúdo.

Logo, quando uma empresa conhece a fundo sua persona, saberá quais estratégias adotar, bem como vai otimizar a qualidade de seus produtos e serviços. Em síntese, a empresa se torna referência em seu nicho, pois mantém um relacionamento de proximidade com seu público.

Deste modo, quando clientes sentem que a empresa atende suas demandas, além de fornecer informações relevantes, se tornam consumidores fiéis. Portanto, é uma estratégia que garante uma posição de destaque no mercado. 

Sendo assim, cada empresa pode criar várias personas, de acordo com a diversidade de seu público. Mas como criar uma persona ideal pro seu modelo de negócio? 

Nesse artigo, a gente te ensina o que é persona, suas principais características e como criar uma pra sua empresa. Não perca tempo e vem conferir! 😄

O que é persona - Ilustração com 3 bolinhas coloridas com rostos desenhados

As vantagens de criar uma persona para a sua empresa

Diante de um mercado tão competitivo, é imprescindível oferecer algum diferencial. Além disso, consumidores se tornaram mais exigentes com o passar do tempo.

Sendo assim, potenciais clientes sempre buscam informações concretas sobre produtos e serviços. Dessa forma, avaliam se o produto ou serviço atende suas demandas e se possui qualidade.

Portanto, consumidores buscam uma relação de transparência e proximidade com as empresas. Em suma, criar uma persona permite que a sua empresa se destaque no mercado, se torne referência e fidelize clientes.

O que é persona e como criar a ideal para o seu negócio

Criar uma persona é um processo simples, mas que deve ser feito com cautela. Pra alcançar um modelo ideal, é essencial seguir alguns passos:

Identificar as características de clientes

A maior fonte de informações sobre a persona de uma empresa é a sua própria clientela. Dessa forma, é fundamental avaliar as características desses clientes, suas preferências, necessidades e preocupações. 

Do mesmo modo, entrevistar alguns clientes, com o objetivo de obter um feedback, fornece dados relevantes. Saber o que os clientes procuram, e o que mais apreciam em uma empresa, é um passo essencial pra definir a persona. 

Além disso, as características pessoais, como formação, área de atuação profissional, interesses e objetivos, auxiliam as empresas a conhecer melhor quem consome seus produtos ou serviços.

Projetar essas características na persona

Após identificar todas as informações relevantes, será o momento de construir a persona propriamente dita. Dessa forma, essa representação reúne inúmeras características, de pessoas reais

Assim, a empresa vai poder implementar seu planejamento de marketing digital, com criação de conteúdo personalizado.

E ai, agora que você já sabe o que é persona e como criar uma, já pode colocar a mão na massa e criar a da sua empresa.

E que tal conhecer os cursos da Pós Graduação Online Descomplica? Eles te preparam pro mercado de trabalho por meio de diferenciais inovadores!