• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que é marketplace e por que é importante

Quando você descobrir o que é marketplace de talentos, sua forma de procurar emprego ou contratar profissionais nunca mais será a mesma. Muito além de um site de vagas de emprego, o marketplace conecta as melhores empresas aos candidatos mais qualificados, com o apoio da tecnologia.

Assim, os processos seletivos ficam muito mais ágeis e as contratações muito mais precisas. Quer saber como funciona esse novo universo digital do RH? É só seguir a leitura!

O que é marketplace de talentos

Se você quer entender o que é marketplace de talentos, pense em uma plataforma focada em recrutamento e seleção que conecta profissionais e empresas, usando a tecnologia para agilizar as contratações. O termo marketplace se refere a um site de comércio eletrônico, tradicionalmente usado como um “shopping virtual” no qual os lojistas expõem produtos e os consumidores compram. Mas, no contexto dos recursos humanos, é um espaço onde as empresas selecionam candidatos e os profissionais participam de processos seletivos.

Se você quer entender o que é marketplace de talentos, pense em uma plataforma focada em recrutamento e seleção que conecta profissionais e empresas, usando a tecnologia para agilizar as contratações. O termo marketplace se refere a um site de comércio eletrônico, tradicionalmente usado como um “shopping virtual” no qual os lojistas expõem produtos e os consumidores compram.

Mas, no contexto dos recursos humanos, é um espaço onde as empresas selecionam candidatos e os profissionais participam de processos seletivos.

“De acordo com a consultoria McKinsey & Company, os marketplaces de talentos são instrumentos para gerenciar o capital humano e combinar os interesses de empresas e profissionais.”

Características do marketplace de talentos

Mais do que listar empregos ou currículos, essas plataformas devem gerar valor para ambas as partes e fazer combinações inteligentes entre candidatos e vagas. A principal característica é o uso da tecnologia para cruzar as competências dos talentos com as oportunidades das empresas. Por isso, é comum que as plataformas utilizem recursos de inteligência artificial, Big Data e machine learning para processar os dados automaticamente e acelerar o “match” entre profissionais e empresas.

Além disso, o marketplace de talentos coloca o candidato no centro do processo, abrindo espaço para que ele fique disponível e seja encontrado pelos recrutadores interessados. Geralmente, os profissionais precisam realizar testes para serem aprovados na plataforma, para garantir que somente os mais qualificados apareçam nas buscas.

Dessa forma, as empresas podem confiar na qualidade do marketplace e os candidatos têm a certeza de concorrer a vagas à altura de suas habilidades. A grande vantagem é que tudo isso é realizado online, economizando tempo e dinheiro para ambos os lados. Inclusive, vale muito mais a pena investir em um marketplace do que nos processos longos, custosos e burocráticos de consultorias, headhunters e seleções offline em geral.

Marketplace de talentos x site de vagas de emprego

Ao descobrir o que é marketplace de talentos, fica fácil diferenciar essa plataforma dos tradicionais sites de vagas de emprego. Basicamente, esses sites oferecem um espaço para a divulgação das vagas das empresas, permitindo que os profissionais cadastrados se candidatem. Geralmente, cobram das empresas que oferecem os empregos e também dos profissionais que querem concorrer à oportunidade, mas não vão muito longe nos serviços de apoio e mediação dessa relação.

Além disso, qualquer pessoa pode se cadastrar nesses sites, o que gera um volume muito alto de candidaturas recebidas, nem sempre com a qualidade e compatibilidade desejada. Muitos sistemas possuem filtros para ajudar a selecionar os candidatos, mas ainda cabe ao recrutador analisar os currículos e informações enviadas por cada profissional.

Já no marketplace de talentos, a empresa tem a comodidade de escolher candidatos pré-selecionados, que já passaram por testes técnicos e análises para entrar na plataforma. Isso poupa muito tempo e esforço dos recrutadores, que não precisam mais analisar pilhas de currículos ou conduzir vários testes para selecionar seus candidatos.

Outro ponto importante é que os marketplaces não costumam cobrar nada dos candidatos, uma vez que estão interessados em atrair os mais qualificados e dispostos a provar suas habilidades. Para reduzir os custos das empresas, oferecem várias formas de utilização do serviço, desde assinatura mensal até pagamento somente por contratação.

Além disso, o marketplace de talentos ainda disponibiliza o apoio de especialistas em RH e permite que o contato e entrevistas iniciais sejam realizados pela própria plataforma, 100% online e sem custos extras. Então, se a sua dúvida é entre sites de empregos e marketplace de talentos, é melhor escolher a solução mais completa.

Parceria Revelo e Descomplica Pós-Graduação

A Revelo é uma plataforma online que tem chamado atenção dos candidatos à vagas de emprego por seu caráter inovador. A Recrutadora tem até mesmo diminuído o o tempo de recrutamento e seleção de 39 para 14 dias, em média. Estima-se ainda que com a empresa, as pessoas recebam ao menos cinco ofertas de trabalho.

Isso é possível com um sistema que aplica técnicas de TI como machine learning às conexões entre empresas e profissionais. A plataforma conecta os talentos certos às vagas certas e então serve de contato para essa aproximação com a empresa. Cadastre-se grátis, receba até 10 ofertas de trabalho das mais de 1,7 mil empresas já presentes na plataforma e ganhe bônus se for contratado.

O Descomplica Pós-Graduação te ajuda a encontrar a sua vaga dos sonhos com a nossa parceria com a Revelo, em que você é automaticamente cadastrado para concorrer às oportunidades que a empresa seleciona.

Gostou desse conteúdo? Tem muito mais aqui no Tudo sobre Pós!