• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Aprenda o que é Lean Startup e suas inovações no mercado

Você sabe o que é Lean Startup? Este termo representa um movimento inovador, que revolucionou o conceito de empreendedorismo. Mas o que isso significa? 

Quando alguém decide empreender, desenvolve um plano de negócios a partir de sua ideia. Dessa forma, realiza grandes investimentos pra iniciar suas atividades no mercado.

Porém, nem sempre os resultados são alcançados, e é necessário arcar com os prejuízos. Portanto, o movimento chamado de “Lean Startup”, ou startup enxuta, vai contra todas as práticas tradicionais.

O mercado atual é altamente competitivo. Sendo assim, começar um negócio envolve inúmeros riscos. Não se sabe como um produto ou serviço vai se destacar. Se potenciais clientes serão receptivos.

Logo, um plano de negócios consiste em meras suposições. Portanto, a ideia de uma startup enxuta é lançar um modelo de negócio de forma mais segura. Pra que isso seja possível, recorrem a ferramentas que trazem resultados mais confiáveis.

Em suma, uma Lean Startup é lançada com poucos recursos e, consequentemente, menos riscos. Quem criou esse termo inovador foi Eric Ries, grande empreendedor do Vale do Silício. 

Diante da necessidade de reduzir custos, surgiu essa nova estratégia. Mas, então, como lançar uma Lean Startup? Vem que a gente te conta tudo!

Afinal, o que é Lean Startup?

Pra entender o que é Lean Startup é preciso descrever o processo de lançamento de um novo negócio.

Em síntese, um plano de negócios contém a descrição da ideia, análise do mercado, metas de crescimento, investimentos iniciais, entre outros dados. 

Dessa forma, empreendedores realizam grandes investimentos, com o objetivo de alcançar resultados expressivos. Porém, os riscos e eventuais prejuízos são igualmente significativos.

A essência da Lean Startup é neutralizar essas incertezas, lançando um produto ou serviço com o menor custo possível.

Quais são os princípios fundamentais da Lean Startup?

Existem princípios que norteiam a atividade de uma Lean Startup. Observar cada um deles é essencial pra obter bons resultados no futuro. Veja!

1. Planejamento e administração são essenciais

Empreender requer planejar com cuidado e administrar cada detalhe. Portanto, todo modelo de negócio deve ser estudado de forma meticulosa

Até mesmo uma startup enxuta necessita de planejamento pra atingir o seu potencial.

2. Participação de potenciais clientes

A maioria das empresas lança produtos e serviços sem consultar potenciais clientes. No entanto, uma startup enxuta faz com que clientes participem ativamente desse processo.

Esse é o grande diferencial. Assim, no momento de projetar novos investimentos, o feedback proporciona maior segurança.

3. Criatividade e solução de problemas

A criatividade sempre está presente em uma Lean Startup. Sendo assim, ao buscar agregar valor e solucionar os problemas reais de seu público, essas empresas conquistam destaque. 

Portanto, todo o planejamento gira em torno de atender as necessidades de cada cliente.

O que é produto mínimo viável?

No âmbito da Lean Startup, há um conceito fundamental: produto mínimo viável, ou Minimum Viable Product (MVP). Essa prática consiste em apresentar um lançamento aos clientes, sem estar concluído.

Sendo assim, utiliza-se apenas o mínimo de recursos necessários. Portanto, tal estratégia permite a redução de custos e riscos, visto que há a aprovação prévia de potenciais clientes. Por meio do MVP, é possível analisar a performance que um produto ou serviço tem no mercado.

Dessa forma, empreendedores realizam melhorias, aprimoram os seus lançamentos e evitam gastos desnecessários.

Agora que você conhece o que é Lean Startup, que tal aplicar essa metodologia no seu negócio? Então vem dar uma conferida no MBA Online em Gestão de Novos Negócios na Era Digital da Faculdade Descomplica!