• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que é investigação forense e perícia criminal? Conheça a área

A elucidação de crimes é atividade que diz respeito a toda a sociedade. O interesse coletivo nas ciências criminais e na manutenção da ordem social, por sua vez, torna fundamental o trabalho do perito forense. Por outro lado, embora esta seja uma profissão que costuma despertar interesse entre estudantes, muitos têm dúvidas sobre o que é investigação forense e perícia criminal.

Pensando nisso, e buscando esclarecer dúvidas comuns sobre a profissão, a gente separou alguns tópicos explicativos pra você entender como funciona a área de atuação. Se liga!

o que é investigação forense e perícia criminal – carros de polícia parados fechando a cena do crime

O que é perícia criminal?

Em primeiro lugar, é importante destacar que a perícia criminal ou investigação forense é atividade típica do Estado. Como visto, a solução de crimes é de interesse coletivo. Sendo assim, deve ser necessariamente guiada pelos órgãos públicos e seus agentes.

Trata-se do conjunto de procedimentos de cunho científico que visa a produção de prova material e posterior registro em laudo pericial.

Entre as atividades, por exemplo, estão a coleta, a identificação e o estudo dos vestígios em cena de crime pelo cientista forense.

Dessa forma, podem atuar profissionais de diversas áreas da ciência. Como exemplo, vale a pena destacar:

  • Química;
  • Engenharia;
  • Medicina;
  • Psicologia;
  • Farmácia.
o que é investigação forense e perícia criminal – pessoa analisando dados na parede

Como ocorre a investigação forense?

A partir das noções preliminares sobre o que é investigação forense e perícia criminal, é possível adentrar nas especificidades do modo de operar do profissional.

Primeiramente, é importante ter em vista que a investigação forense pode se diferenciar bastante

Afinal, são vários os tipos de crime. Em cada caso, um conhecimento científico específico pode ser demandado.

Um crime cibernético, por exemplo, seguirá uma linha de investigação criminal diferente de um fato que envolve lesão corporal ou acidente de trânsito.

Da mesma forma, a especialização dos profissionais atuantes no caso deverá ser proporcional à sua complexidade.

o que é investigação forense e perícia criminal – pessoa trabalhando no laboratório

Onde trabalha o perito criminal?

O trabalho do investigador criminal é muito associado às atividades de campo, ou seja, à coleta de materiais na cena do crime.

O que muitos desconhecem é que, pra além do trabalho nas ruas, o investigador forense se encontra em funções de laboratório.

Em grande parte dos casos, esses profissionais são ativamente responsáveis pela análise dos elementos coletados, como substâncias químicas, sangue, fragmentos de cabelo, documentos e outras provas materiais.

Outra possibilidade é a participação nas ações vulgarmente conhecidas como reconstituição de crime.

A reprodução simulada dos fatos pode ser guiada por esses profissionais com a finalidade de esclarecer aspectos do delito, como distância, tempo e participação de suspeitos.

A ação permite confrontar prova material coletada e depoimentos, tornando mais claro o curso dos acontecimentos.

Saber o que é investigação forense e perícia criminal pode abrir grandes portas no mercado de trabalho. Trata-se de uma carreira profissional reconhecida e que pode trazer grande retorno.

Por outro lado, independentemente da área de investigação criminal, obter uma especialização que permita se aprofundar na perícia forense é fundamental pra uma boa colocação no concurso.

E então? Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe como atuar como detetive forense, não deixe de investir no seu futuro profissional por meio da Pós-Graduação Online Descomplica!