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O que é inbound marketing? Descubra agora como ele funciona!

Se antigamente, os responsáveis pelas empresas precisavam sair atrás de clientes pra apresentar os seus produtos e serviços, hoje o inbound marketing faz esse papel, de forma mais eficaz e barata.

Quando a internet surgiu, trouxe junto uma transformação no “fazer marketing”. Assim, nesse momento, o marketing tradicional incluiu o marketing digital ao seu escopo de trabalho. E uma das estratégias — talvez a mais conhecida — pra essa nova forma de conquistar clientes tem um nome: inbound marketing.

Neste artigo, a gente mostra o que é e como você deve aplicar o inbound na sua empresa. Continue lendo!

O que é Inbound Marketing: a imagem mostra a mão de uma pessoa com uma caneta hidrográfica escrevendo sobre funil de vendas em uma superfície transparente

O que é Inbound Marketing?

Segundo o especialista Neil Patel, “Inbound Marketing é a estratégia mais eficaz de atração e conversão de leads no ambiente digital”. Ou seja, inbound marketing, também chamado de marketing de atração, é um grupo de estratégias que, quando colocadas em prática, atraem clientes e os cativam, em vez de fazer a empresa ir até eles.

Assim, com critérios e utilizando mecanismos de buscas, o site e a rede social da empresa podem chamar atenção e trazer mais clientes pro negócio.

Então, é importante que você saiba pra quem você quer oferecer o seu serviço ou produto.

Desse modo, é fundamental identificar a sua persona. A persona é um cliente que pode ser ou não fictício. Ela faz parte de uma faixa etária, possui hábitos e características próprias.

o que é o Inbound Marketing: a imagem mostra uma pessoa de cabelo louro de costas de frente para duas delas de computador

Como aplicar o Inbound Marketing?

As estratégias são fundamentais pro sucesso do seu negócio. Continue lendo e veja o que fazer em cada etapa do marketing digital pra que a sua empresa se destaque em meio a tantas outras.

Crie um plano de engajamento

O começo da estratégia do inbound marketing é o planejamento. Um plano de engajamento bem realizado é parte dessa técnica pra garantir o sucesso do seu negócio. Portanto, primeiro, faça o seguinte:

  • pesquise as oportunidades; 
  • defina o objetivo geral de sua empresa; 
  • determine uma ação;
  • estabeleça um objetivo específico pra esta ação; 
  • registre o gasto provável pra executá-la; e
  • mensure o valor desta ação pra sua empresa e estabeleça sua meta. 

Por fim, registre todas as informações em uma planilha e realize o acompanhamento do plano de engajamento.

Faça a otimização do seu site

Você e colegas estão na rua e decidiram comer pizza. Alguém indica uma pizzaria, mas não se lembra onde fica. Imediatamente, você pega o celular e faz uma pesquisa na internet.

Ao entrar no site da pizzaria, as informações demoram a carregar. Nesse ínterim, vocês passam em frente a outro restaurante e decidem ficar por ali mesmo.

É nesse momento que a otimização de um site ganha importância

Por isso, não produza imagens grandes que possam pesar no seu carregamento. Organize as informações e, principalmente, prepare o seu site pra ser acessado de qualquer dispositivo: seja um computador, seja um tablet ou um celular.

Aplique as técnicas de SEO

O SEO (Search Engine Optimization) são ações que aplicadas na estrutura e conteúdo do texto ajudam a dar engajamento ao seu site. 

Todavia, o conteúdo do seu site precisa ser relevante. Portanto, ofereça uma solução à dor que seu cliente possui e atenda à necessidade que ele deseja. 

Uma das ações que fazem parte do SEO, é o bom uso de uma palavra-chave. A palavra-chave é uma palavra ou expressão que possui muita procura pelos usuários nos mecanismos de busca. Sendo assim, utilize palavras-chave em seu conteúdo.

Tenha presença

Apenas identificar sua persona, otimizar seu site, implementar ações de SEO, ter um conteúdo relevante não é o suficiente. Por isso, seja constante. Afinal, estar sempre presente como um ombro amigo fará o seu cliente te procurar sempre que precisar. 

Aliás, às vezes, até sem precisar.

A imagem mostra a tela de um computador com vários gráficos

A importância da estratégia no inbound marketing

Por fim, como visto, ter um bom marketing de atração poupará você de bater de porta em porta. 

Pelo contrário, com o inbound marketing os clientes vão atrás da sua empresa e você poderá conquistá-los e fidelizá-los sem enchê-los de anúncios indesejáveis. Assim, você aumentará as suas vendas e ficará mais conhecido.

Se você não se sente seguro pra assumir essa responsabilidade e tocar esse barco, mas quer se tornar um expert no assunto, conte com a gente. Conheça o curso livre de Introdução ao Marketing Digital do Descomplica!